Podemos publicar em livro um artigo que já foi publicado em Anais de eventos científicos?

Podemos publicar em livro um artigo que já foi publicado em Anais de eventos científicos?

Para responder a essa pergunta, podemos nos remeter a um trecho do editorial da Revista RAC. Tal trecho está reproduzido abaixo:

 

“Apresentar um mesmo trabalho em mais de um encontro científico é possível? Submeter à publicação em periódico um trabalho publicado em anais é válido? Publicar como capítulo de livro um artigo publicado em periódico é permitido? Submeter um artigo para publicação em dois periódicos ao mesmo tempo é proibido? Essas e outras questões estão relacionadas com a ética do trabalho do cientista e fazem parte do dia-a-dia de editores de um periódico como a RAC. De modo a contribuir para esclarecer até onde o autor de um artigo pode ou não pode ir nessa trajetória, gostaria de discutir e colocar a posição desta Revista sobre essas questões, que exige ineditismo no material que publica.

Embora os organizadores da maioria dos encontros científicos estipulem a necessidade de que o texto não tenha sido publicado anteriormente, há um consenso na comunidade científica de que apresentar um mesmo trabalho em dois ou mais encontros, desde que estes sejam realizados em diferentes países, é uma prática permitida. Pode-se dizer, inclusive, que esta seria uma prática recomendável. Isso porque a apresentação de um trabalho em um encontro tem a finalidade de promover a interlocução entre pares, isto é, o autor submete um texto provisório à análise crítica de uma audiência especializada, com a finalidade de trocar experiências e receber críticas e sugestões de melhoria ao seu trabalho. Nesse sentido, a apresentação de um texto em dois ou mais encontros, realizados em distintos países, promovem a interlocução do seu autor com diferentes públicos, contribuindo para melhorar a qualidade do trabalho e, assim, com o produto do trabalho do cientista. Aliás, o percurso natural de um texto científico de boa qualidade é ser publicado em anais de encontro(s) e, na seqüência, em um periódico, e ainda transformar-se em capítulo de livro. Esse percurso não implica em conduta ética inadequada do autor, desde que respeitadas as regras do periódico e da Editora do livro, relacionadas com direitos autorais.

Falta responder a última pergunta: é permitido submeter um mesmo artigo a dois periódicos ao mesmo tempo? A resposta é absolutamente não, mesmo que a submissão dupla tenha sido realizada com a intenção de “ver quem responde primeiro”. Essa prática, que se configura em conduta ética inadequada, felizmente não tem sido uma prática comum na comunidade científica de Administração do Brasil, embora alguns casos tenham sido identificados.”

 

 

Tomás de Aquino Guimarães
Editor da Revista RAC

Trecho reproduzido do Editorial da Revista de Administração Contemporânea (RAC) vol 8. nº 4 – Curitiba Out/Dez 2004

http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552004000400001

Siga e curta a Poisson:
Read More

Leave a Reply

*

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
LINKEDIN
Instagram