5 Dicas para escrever um artigo científico

5 Dicas para escrever um artigo científico

Escrever academicamente é um esforço imenso quando se pretende criar um trabalho de valor científico.
As dicas desse post contém informações valiosas para quem enfrenta dificuldades na hora de escrever e produzir seus trabalhos.
.
1) Defina o problema: qual é o seu tema? Qual o problema, baseando-se na sua experiência e em seu conhecimento? Definir o problema a ser pesquisado é o primeiro dilema ao deparar-se com a folha em branco. Prefira os assuntos que você se sente mais seguro para escrever. Tudo aquilo que é escrito precisa ser justificado e demonstrado!
.
2) Faça uma extensa pesquisa bibliográfica sobre o tema: existem vários problemas que ainda não foram explorador pela produção científica nacional, porém, certamente existem trabalhos que podem convergir com o problema que você está tentando abordar. Fique atento a isso! Lembre-se: o que você escreve é aquilo que parte do seu conhecimento, da sua experiência e visão de mundo. A produção de um artigo ou ensaio científico deve ser voltada para um conceito de criatividade e inovação, não apenas de repetição. Cruze opiniões, questionando a criação de novos conhecimentos ou questões a serem exploradas futuramente.
.
3) Atenção ao limite do que será abordado, de acordo com o tamanho estipulado para o ensaio ou artigo científico: É bem possível que você tenha bem mais assunto do que imagina sobre o tema abordado. Dessa forma, é importante primeiramente esboçar aquilo que será escrito, delimitando a estrutura do trabalho. Esse também é um bom exercício para que seu texto se torne coerente, objetivo e claro.
.
4) Calcule o tempo para sua produção, de acordo com seu ritmo: escrever é um trabalho cansativo e um exercício diário. Com esse exercício constante você será capaz de calcular o tempo necessário para produzir seu trabalho.
.
5) Reserve um tempo para revisão final: estar em contato diário com o texto faz com que acabemos viciados nele e, mesmo depois de algumas revisões, podemos deixar passar certos erros! De um tempo ao final da produção e depois, com calma e descansado, revise sua produção.
.
E aí, gostou das dicas?! Conta pra gente como você produz seus textos e caso já possua textos produzidos, publique conosco visitando a nossa página de Chamadas Abertas!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?