O que te move a escrever?
Qual a sua verdadeira intenção ao escrever um artigo? Ser aprovado em um concurso público? Melhorar seu currículo? Ganhar uma bolsa de produtividade?
Lembre-se que os “bônus” acima são apenas consequências naturais do seu esforço e dedicação. Porém, não são os motivos que deveriam te levar a escrever seus artigos!
Se neste momento, você está cursando uma pós strico sensu, você se encontra em um período de preparação para a vida de professor universitário ou de cientista. E esse é o momento exato de se perguntar: “Que tipo de cientista eu quero ser?”
Não tenha suas publicações como única meta. Reflita realmente sobre o que pesquisa e qual a relevância disso para o meio acadêmico. Fuja do “amontoado de citações”. Não segmente sua pesquisa em várias, apenas para participar de diversos periódicos.
Lembre-se que o seu nome, a sua reputação profissional e como você será lembrado no meio acadêmico definirão a sua carreira!
Pense bem sobre o assunto e encontrará em suas respostas a estes questionamentos o verdadeiro propósito que te levará a escrever cada vez mais e melhor seus artigos científicos.