Visit Us On FacebookVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin

A implantação das novas diretrizes de extensão no ensino superior

Por Dra. Suelania Figueiredo

A articulação entre pesquisa, ensino e extensão caracteriza o tripé que sustenta o ensino superior e garante uma formação eficiente capaz de promover o desenvolvimento do senso crítico, analítico e espírito humanístico no discente.

A extensão articulada com o ensino, amparada e fortalecida pela pesquisa garante, além de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, o envolvimento das Instituições de Ensino Superior – IES, de seu corpo docente, discente e administrativo com outros setores da sociedade.

Este processo consiste no aprendizado do aluno em sala de aula, fundamentado do ponto de vista teórico na pesquisa, e a prática do que aprende, através de prestação de serviços, projetos, eventos e oficinas, em suas áreas de formação, beneficiando as comunidades assistidas, em situação de exclusão.

Estudiosos afirmam que as práticas de Extensão no ensino superior são capazes inclusive, de reduzir desigualdades sociais, enquanto as IES assumem o papel social de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. Este é um assunto que vem sendo debatido nos últimos anos, entretanto a referida articulação ainda não foi implementada nas IES da maneira ideal, para o cumprimento do Art. 207 da Constituição Federal/88, em que trata da indissociabilidade do tripé que deve sustentar o ensino superior.

Read More

Leave a Reply

*

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this