Educação Contemporânea – Volume 17 – Reflexões

ISBN

978-65-5866-053-8

DOI

10.36229/978-65-5866-053-8

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: Lugares da pesquisa e ensino nas Humanidades no Século XXI
Maria Tarcisa Silva Bega
DOI: 10.36229/978-65-5866-053-8.CAP.01

Capítulo 2: Divulgação científica: Qual a eficiência desta ferramenta no ensino? Uma análise utilizando a Teoria da Evolução Biológica
Lucrécia Braz dos Santos, Herik Zednik, Sheila Milena Neves Araújo Soares
DOI: 10.36229/978-65-5866-053-8.CAP.02

Capítulo 3: Destruição Criativa na Educação Brasileira segundo a perspectiva de Schumpeter
Carla Fonseca de Andrade Rodrigues, Henrique Ribeiro de Araujo, Mônica Vieira da Silva, Edione Teixeira de Carvalho, Gisele Silva Lira de Resende
DOI: 10.36229/978-65-5866-053-8.CAP.03

Capítulo 4: O Projeto Orvil e a introdução da guerra cultural no contexto brasileiro
Marcos Vinícius Paludo Festa
DOI: 10.36229/978-65-5866-053-8.CAP.04

Capítulo 5: Desaprender, reaprender… possibilidade ou necessidade?
Priscila Gabriel Gonçalves e Sá
DOI: 10.36229/978-65-5866-053-8.CAP.05

Capítulo 6: A importância do desenvolvimento das competências socioemocionais para a aprendizagem: Uma revisão de literatura
Myrela de Morais Rocha, Miliana Augusta Pereira Sampaio
DOI: 10.36229/978-65-5866-053-8.CAP.06

Capítulo 7: O “aluno-problema”: Apontamentos históricos e contemporâneos
Gérson Euriques de Vasconcelos Filho, Janiely Ferreira Lopes, Mariana Alves dos Santos, André Augusto Diniz Lira
DOI: 10.36229/978-65-5866-053-8.CAP.07

Capítulo 8: Diferenças sociolinguísticas no contexto escolar: Uma reflexão de alunos e professores de língua Portuguesa
Flávia Tavares da Costa Ramos, Débora Vitória Castro de Amorim, Flávia Roberta Peixoto de Lima, Marcos Eduardo Bandeira do Nascimento, Maria Eduarda Silva da Costa
DOI: 10.36229/978-65-5866-053-8.CAP.08

Capítulo 9: A (Des) Judicialização dos conflitos escolares: Análise à luz dos métodos consensuais
Larissa Davis Moraes, Daiane Luzia de Matos Bueno
DOI: 10.36229/978-65-5866-053-8.CAP.09

Capítulo 10: O papel da  educação na desconstrução do racismo
Arthur Gabriel de Menezes Viana, Ruane Dias Gonçalo de Melo, Raquel Naomi Tanaka Scaduto
DOI: 10.36229/978-65-5866-053-8.CAP.10

Capítulo 11: Direitos indígenas, conquistas e reflexões
Priscila de Aguiar, Evanise Kei Claudino, Renata Blini Strasser
DOI: 10.36229/978-65-5866-053-8.CAP.11

Capítulo 12: O (Re)conhecimento dos marcadores sociais da diferença e práticas pegadógicas: Um breve estudo teórico-empírico
Karolinne Victória Silva, Marcela Barbosa Leite
DOI: 10.36229/978-65-5866-053-8.CAP.12

Capítulo 13: A vida cotidiana no marco da sociabilidade do capital e a problemática da consciência de classe dos trabalhadores
Vicente José Barreto Guimarães, Renalvo Cavalcante Silva, Aline Soares Nomeriano
DOI: 10.36229/978-65-5866-053-8.CAP.13

Capítulo 14: Um teatro de aparências: Entre as linhas e as entrelinhas do discurso político na imprensa teresinense (1970-1975)
Carlos Alberto de Melo Silva Mota, Cláudia Cristina da Silva Fontineles
DOI: 10.36229/978-65-5866-053-8.CAP.14

Capítulo 15: Re(significar) a escola de período integral por meio da gestão democrática participativa: Análise e reflexões
Daiane Luzia de Matos Bueno, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira Guilherme, Larissa Davis Moraes
DOI: 10.36229/978-65-5866-053-8.CAP.15

Capítulo 16: A origem das escolas de tempo integral em Arapiraca: O estágio surge para reflexão
Inalda Maria Duarte de Freitas, Ana Maria de Freitas Santos, Maria do Carmo Duarte de Freitas, Jéssika Jackeline da Silva Marques
DOI: 10.36229/978-65-5866-053-8.CAP.16

Capítulo 17: Aspectos convergentes entre a formação integrada e os ensinamentos de Paulo Freire no contexto da Educação Profissional e Tecnológica
Adilson Escalante Barboza, Anderson Martins Correa
DOI: 10.36229/978-65-5866-053-8.CAP.17

Capítulo 18: Algumas considerações sobre ideologia no livro “A Revolução dos Bichos”
Denise Luiza Renz, Júlia Coelho de Abreu, Juliano Vaz Kievel, Luiz Antônio Nogueira Fernandes, Margarete Aparecida Nath Braga
DOI: 10.36229/978-65-5866-053-8.CAP.18

Capítulo 19: Concepção de linguagem na obra de Luria e a contribuição para a alfabetização
Marilane Maria Wolff Paim, Patrícia da Silva Sandri
DOI: 10.36229/978-65-5866-053-8.CAP.19

Capítulo 20: Epistemologias de ausência e silêncio em dois contos de Bernardo Kucinski
Fernando Filgueira Barbosa Júnior, Netanias Mateus de Souza Castro, Zênia Regina dos Santos Barbosa
DOI: 10.36229/978-65-5866-053-8.CAP.20

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?