Educação no Século XXI – Volume 19 – Ensino Fundamental

ISBN

978-85-7042-115-9

DOI

10.5935/978-85-7042-115-9

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: Brincadeiras e crianças institucionalizadas
Sonia Cristina de Oliveira

Capítulo 2: Bebês e crianças pequenas: Especificidades da escola da infância e a função do contexto educativo
Marisa Zanoni Fernandes

Capítulo 3: O trabalho com artes em turmas de educação infantil
Sandra Mello de Menezes Felix de Souza, Patricia Batista Schunk

Capítulo 4: O que é ser professor(a) da infância? Representações de futuros(as) professores(as)
Vera Luísa de Sousa, Alberto Albuquerque Gomes

Capítulo 5: Cantinhos produtivos: A intencionalidade na organização do espaço na educação infantil
Jaquileude Araújo Martins, Bruna de Lourdes Aguiar Araújo, TamilesPestanaAvelar, Lília Ferreira da Luz

Capítulo 6: A visibilidade humana através do corpo numa perspectiva reichiana: O corpo da criança na Pedagogia
Maria Veranilda Soares Mota

Capítulo 7: Pedagogia do oprimido: Algumas possibilidades de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Fernandina de Andrade Alves, Danielle da Silva Ferreira

Capítulo 8: Alfabetização e o método Fonovisuoarticulatório
Fabielle Souza Belache, Thaís Nascimento Pereira

Capítulo 9: Educação em tempo integral: tempo e espaços no desenvolvimento integral da criança
Aurenilda Cordeiro da Silva

Capítulo 10: Sala de leitura: sua importância na formação do aluno -leitor
Análya Cristina Leite Cortez do Carmo, Aline Pinheiro de Lima, Lenilza Silva Ferreira

Capítulo 11: A realidade da educação física escolar através do olhar sensível durante a disciplina de Estágio Curricular I: Observações e análises do trato pedagógico docente
Denize Pereira de Azevedo, Suzana Alves Nogueira de Souza, Amanda Santana de Souza, Aiana Carvalho Carneiro

Capítulo 12: Talentos invisíveis ou crianças mal educadas? Alta habilidade superdotação na educação infantil
Cristina Bruno de Lima, Cristina Lúcia Maia Coelho

Capítulo 13: Os processos de aprendizagem da matemática para a criança: A atribuição de sentidos através da ludicidade
Natany da Silva Brilhante, Vivian Evelyn de Oliveira Silva

Capítulo 14: Projeto respirando ciência: O desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais por meio de práticas de ciências e articulação dos saberes.
Rosemari Probst Soares, Francisco Sallas Louzada da Silva

Capítulo 15: Problematizações sobre o programa mais educação como possibilidade de educação integral
Erisvelton Sávio Silva de Melo

Capítulo 16: Fracasso escolar: O caso da evasão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Nóbrega Montenegro de Alagoa Grande-PB
Everson da Costa Nunes

Capítulo 17: O papel da escola e a importância do suporte familiar no processo ensino-aprendizagem: Uma experiência realizada na E.E. José Guedes do Rêgo, em Pau dos Ferros-RN.
Renata Carolina Rêgo Pinto de Oliveira, Andréa Pereira do Nascimento, Brenda Pontes de Sousa Pereira, Bruna Pontes De Sousa Pereira, Maria Aparecida Ferreira Menezes Suassuna, Joaquim Moisés Lima Costa

Capítulo 18: Avaliação no processo de aprendizagem em escolas: Técnicas de avaliação.
Camila Beatriz Costa Rodrigues, Gilson Amorim César Filho, Wliane Cristina Viana Bastos, Josimar Camara Teixeira Neto

Capítulo 19: Morro da Boa Esperança e Waruá: Observações prévias no campo da pesquisa
Patrícia Lisboa de Aguiar, Mauro Gomes da Costa

Capítulo 20: A representação do espaço vivido a partir da visão vertical
Ronaldo dos Santos Barbosa, Geyce Conceição Souza, Reibson Alves Freitas

 

 

 

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?