Detalhes

Educação no Século XXI – Volume 22 – Formação Docente

ISBN: 978-85-7042-119-7
DOI: 10.5935/978-85-7042-119-7

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

 

Preencha o formulário abaixo e faça o download.

Descrição

Capítulo 1: PIBID Pedagogia e o ensino da matemática: Princípios e possibilidades para a formação inicial de professores
Edilson de Araújo dos Santos, Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais

Capítulo 2:  O PIBID de matemática numa escola pública de Natal/RN: Perspectivas metodológicas dentro e fora da sala de aula
Querem Apuque Felix de Andrade Marinho, Pérola Diana Gomes Felipe, Mirella Ingrid Oliveira da Cruz, Valdeniz da Silva Cruz Junior

Capítulo 3: Educação moral na escola: O trabalho do PIBID de psicologia com o ensino médio
Priscila Vargas Gatti, Jaqueline Batista de Oliveira Costa

Capítulo 4: O PIBID pedagogia em uma escola do campo: O foco na leitura e escrita dos anos iniciais do ensino fundamental
Amanda Nascimento Silva de Oliveira, Maria Joselma do Nascimento Franco

Capítulo 5: Formação inicial de professores: Constituição dos saberes docentes nas ações do PIBID
Anna Raquel da Silva Marinho, Rogério Emílio da Silva, Francisco das Chagas da Silva Junior, Pauleany Simões de Morais

Capítulo 6: A importância do profissional licenciado em informática na rede pública de ensino e sua valorização por meio do PIBID
Janiele da Siva Costa, Givanaldo Rocha de Souza, Francisco das Chagas da Silva Junior, Pauleany Simões de Morais

Capítulo 7: Concepção de infância e as aulas de artes: reflexões a partir da experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Artes Visuais – UNESC/2012-2013
Juliana Pereira Guimarães, Silemar Maria de Medeiros da Silva

Capítulo 8: As tensões presentes na formação docente: Práticas de estágio como matizes da construção dos saberes dos professores
Janaina Boniatti Bolson

Capítulo 9: Experiência de estágio curricular: Contribuição aos saberes e formação docente
Isabel de Carvalho Paiva, Rozilda Pereira Barbosa

Capítulo 10: O início de uma trajetória: A escolha profissional do curso de pedagogia e as representações sociais dos estudantes
Thamyris Mariana Camarote Mandú, Maria da Conceição Carrilho de Aguiar

Capítulo 11: Inclusão em educação na formação docente em biologia
André Fillipe de Freitas Fernandes, Débora de Aguiar Lage

Capítulo 12: Alfabetização científica na formação de professores: Indicadores do processo em registros escritos de licenciandos em biologia
Karla Jeane Coqueiro Bezerra Soares, Mariana Guelero do Valle

Capítulo 13: A  docência  na  educação  infantil:  A  constituição  de  uma  docente  de bebês
Maria Paula Ferreira Maia da Silva, Celi da Costa Bahia

Capítulo 14: A formação do (a) professor (a) alfabetizador (a): Um olhar crítico para a sua prática
Amanda Tayse de Sena Silva Santos, Manuella Patricio Menezes, Maria do Socorro Moura Montenegro

Capítulo 15: Necessidades  formativas  docentes  para  alfabetizar  letrando  em  salas multisseriadas:  O  estabelecido  nos  documentos  oficiais  e a perspectiva de professoras
Telma Maria de Freitas Araújo, Maria Estela Costa Holanda Campelo

Capítulo 16: Formação de professores e trabalho docente no ensino médio: Uma análise dos trabalhos da ANPED
Néryla Vayne Alves Dias, Patrícia Regina de Souza, Renata Portela Rinaldi

Capítulo 17: Formação de professores para atuação na educação profissional e tecnológica – Horizontes possíveis
Rosangela Santos da Silva, Adriana Neves de Almeida, Luciani Andrade de Andrade, Ana Cláudia Ribeiro de Souza

Capítulo 18: Formação continuada: De quem, para quem?
Maria Elba Soares, Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro

Capítulo 19: Formação continuada de professores: Desafios e dificuldades do exercicio da docência
Luiz Anselmo Menezes Santos, Sirleia Pereira Silva Gomes

Capítulo 20: A formação continuada de professores nas representações sociais dos formadores
Renata da Costa Lima, Maria da Conceição Carrilho de Aguiar

Capítulo 21: Formação continuada recursos tecnológicos e a organização do trabalho docente com sequências didáticas: Percepções dos professores cursistas
Leida Gilvane Cantalice Ribeiro, Milene Mírian Araújo Monteiro, Josiano Regis Caria, Ieda Lucia de Oliveira Santana, Izabel Silva Bragança Pinheiro, Aldemira de Araújo Câmara

Capítulo 22: O processo de formação continuada de professores no estado de Goiás: Entre os dispositivos legais e a prática docente cotidiana
Hugo Gabriel da Silva Mota, Daniel Mallmann Vallerius, Leovan Alves dos Santos

Capítulo 23: As contribuições da metodologia de projetos para a construção de saberes significativos e da formação continuada dos professores no contexto das escolas municipais de campo verde
Simoni Pereira Borges, Adriana Sampaio Tibery, Edione Teixeira de Carvalho

 

 

 

 

 

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this