Educação no Século XXI – Volume 26 – Especial e Inclusiva

ISBN

978-85-7042-135-7

DOI

10.5935/978-85-7042-135-7

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: A importância do assistente social na educação como instrumento de minimização das desigualdades sociais
Maria Aparecida Pereira, Maria Goretti Rodrigues de Souza Oliveira, Maria de Lourdes Zacarias da Silva, Maria de Fátima leite Gomes

Capítulo 2: Educação inclusiva: experiências tecidas em espaços educacionais do ensino fundamental, médio, técnico profissionalizante e superior
Eri Cristina dos Anjos Campos, Marines Dias Gonçalves, Lurdes Caron

Capítulo 3: A pessoa com deficiência no ensino superior: uma análise da produção acadêmica da UFMG
Fernanda Costa Silva, Letícia Jafar da Fonseca, Eliane Marina Palhares Guimarães, Dayane Alves Barbosa, Jordana Rabelo Soares

Capítulo 4: As significações de educação especial e inclusiva em diferentes períodos da história da educação.
Marcia Raika e Silva Lima

Capítulo 5: A trajetória histórica dos estudos sobre o autismo na criança: Contribuições da Psiquiatria e da Psicanálise
Jaqueline Tubin Fieira, Giseli Monteiro Gagliotto

Capítulo 6: Estudante com transtorno do espectro do autismo no ensino superior
Eliene Nery Santana Enes, Renata Greco de Oliveira

Capítulo 7: Contribuição da mediação no desenvolvimento das funções cognitivas em pessoa com deficiência intelectual no âmbito empresarial.
Glauce Virgínia M Régis, Dayse Aparecida Santos

Capítulo 8: O processo de inclusão de uma criança com paralisia cerebral: Significações a partir das interações socais no cotidiano de uma pré-escola.
Elton André Silva de Castro

Capítulo 9: O lúdico como possibilidade para a aprendizagem de crianças diagnosticadas com transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) certificado tutoria e o papel do tutor
Eduardo Alberto da Silva, Nisia Camargo Caetano Di Nizo Fantinelli

Capítulo 10: “Tenho problema de cabeça, por isso não aprendo”: Devolvendo o lugar de protagonismo a alunos medicalizados
Aline Frollini Lunardelli, Janaina da Cruz Martins Lizze, Mariana Santana Facina

Capítulo 11: Considerações acerca da i mostra de surdez e educação do IFMA Campus Viana – Ma
Erika Patrícia Martins Ferreira, Maria do Socorro de Sousa
Maycon Cesar Pereira Wernz, Claudia de Oliveira Vale, Jodelma Castelo Branco Mendes, Sephora Santana Souza, Aline Antonia Santos Lins

Capítulo 12: Singularidade surda mesmo quando a Fonoaudiologia não quer e a educação não entende!…
Silvana Elisa de Morais Schubert, Ronaldo Quirino da Silva, Jefferson Diego de Jesus, Luiz André Brito Coelho, Marcelo Elisio Vasicki

Capítulo 13: Ensino de Português para criança surda na escola regular: Um estudo de caso
Ana Carla Severo Andrade, Pascoal Eron Santos de Souza, Ricardo José Rocha Amorim

Capítulo 14: Inclusão de deficientes visuais na escola: Um paradoxo
Heloisa Valeria Mangia Torres, Maria Roselene Soares Marques

Capítulo 15: A contribuição do rádio para formação cidadã de pessoas com deficiência visual
Rosane da Silva Nunes, Erlane Cristhynne Felipe dos Santos

Capítulo 16: Classe hospitalar: Promoção da condição humana
Aparecida Ramazotti de Camargo, Gláucia Pereira Lima Joaquim Braga, Mario César Alves Ferreira

Capítulo 17: Exercício artístico: Revistas e Lamentos, Grupo de Teatro Luz/ Apadevi/ Guarapuava
Eglecy do Rocio Lippmann

Capítulo 18: O Proeja na educação do campo: Uma análise curricular da disciplina de Educação Física
Sâmmya Faria Adona Leite

Capítulo 19: Representações de si sobre o processo de alfabetização em alunos da educação de jovens e adultos
Kelly Jessie Queiroz Penafiel, Valéria Leite da Silva

Capítulo 20: O perfil do estudante de educação de jovens e adultos na rede municipal de ensino de Viçosa/MG
Anmaly Natália Miguel Monteiro Gilbert, Eleusy Natália Miguel, Nádia Marota Minó

Capítulo 21: “Papagaio velho não aprende mais a falar”: A educação humanística numa perspectiva libertadora
Francinilda Rufino de Souza, Jomar Ricardo da Silva

Capítulo 22: A educação escolar como direito dos povos indígenas: A conquista das crianças Sateré- Mawé
Elenice Maria Farias Mourão de Menezes, Simone Souza Silva, Renner Douglas Gonçalves Dutra

Capítulo 23: Escolarização e objetos: a troca no sentido das miçangas entre os Guarani- Mbyá do Rio de Janeiro
Danielle Bastos Lopes

Capítulo 24: Protagonismo nas produções textuais de alunos quissamaenses: Um desafio para todos os envolvidos na educação
Edwilson da Silva Andrade, Martha Caroline Duarte de Brito Freitas

Capítulo 25: A educação física como instrumento de inclusão escolar
Diego Soares Souza, Julianna Mendes de Matos Souza, Silvana Carolina Fürstenau dos Santos, Wylker Souza Saraiva, Glaydson de Oliveira Soares

Capítulo 26:Inclusão social e incentivo no processo de aprendizagem no brejo paraibano através das olimpíadas científicas
Márcia Verônica Costa Miranda, Williams Alves Xavier

 

 

 

 

 

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?