Educação no Século XXI – Volume 42

ISBN

978-85-7042-175-3

DOI

10.36229/978-85-7042-175-3

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: Rotina escolar: Recurso pedagógico ou mero divisor de tempo e espaço
Isabela de Cássia Costa Vieira, Joselina Almeida Diniz Cardoso

Capítulo 2: O empobrecimento da experiência de acordo com Walter Benjamin na educação contemporânea
Natália Carolina Português

Capítulo 3: Educação e trabalho: Um olhar sobre a avaliação de desempenho do profissional da educação não-docente
Ana Cristina Danicki Aureliano Rosa, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas

Capítulo 4: A relação do trabalho e ausência: O papel da escola e o distanciamento dos pais
Edmê Mota de Souza, Caroline da Silva Batista, Rosiane Siderval da Silva

Capítulo 5: Objetivação e ancoragem – Uma reelaboração de conceitos como possibilidades de acesso à singularidade do sujeito que aprende
Cindia Rodrigues e Silva Carpina Cury

Capítulo 6: Ensino desenvolvimental: A teoria Davydoviana para o ensino-aprendizagem dos conceitos científicos
Márcio Leite de Bessa, Simone Ariomar de Souza

Capítulo 7: Orientação profissional: Investigação em uma escola pública
Francisca Maísa Maciel Gomes de Almeida, Kesia Allane Duarte da Silva, Fagner Gonçalves Bezerra, Moyra Alexandre de Oliveira, Fernanda Lúcia Pereira Costa, Rafael Andrade Lins de Almeida

Capítulo 8: Configurações provocativas da paz no âmbito da educação
Patricia Maria Forte Rauli, Paulo Cesar de Souza Vaz

Capítulo 9: O uso dos relatórios da prova Brasil e seu impacto no ensino da compreensão leitora
Jéssica Martins da Silva, Kári Lúcia Forneck

Capítulo 10: Análise de Regressão Linear: Uma previsão do IDEB de  2019 para a Região Nordeste
Vanessa Karoline Inacio Gomes, Dâmocles Aurélio Nascimento da Silva Alves, Ingrid de Araújo Felix, Gabriela Isabel Limoeiro Alves Nascimento, José Elizângelo Luna, Irami Buarque do Amazonas

Capítulo 11: Ambientes socioculturais e étnicos da literatura infantojuvenil brasileira
Maria Aparecida Nascimento de Almeida, Rosângela Neres Araújo da Silva

Capítulo 12: Saberes docentes e formação profissional: Na perspectiva da proposta de filosofia para crianças
Caroliny Santos Lima, Francisco Rokes Sousa Leite, Rita de Cássia Oliveira

Capítulo 13: O racismo presente nas HQS (Histórias em Quadrinhos)
Francisco Ribeiro da Costa Carvalho, Cinthia Dieska de Lima Vasconcelos Macedo

Capítulo 14: Inclusão social e resgate cultural através da iniciativa “Porto do Capim em ação” na cidade de João Pessoa.
Marcos Michael Gonçalves Ferreira, Herbet Candeia Rodrigues, João Paulo da Silva, José Herculano Filho, Katilly Joyce Paulino de Medeiros

Capítulo 15: Entre saberes e tradições: A educação que perpassa o cotidiano dos moradores da Comunidade Tabuleiro do Mato –PI (1950 – 1980)
Arthur Furtado Bogéa, João Antônio de Sousa Lira, Manuela Cristina Carreiro Moura

Capítulo 16: Evasão escolar no ensino médio profissional: Discutindo os fatores de sua não ocorrência pelo viés do olhar discente
Cristiana Barcelos da Silva, Jorge Luíz Clemente Gomes, Rozana Quintanilha Gomes Souza

Capítulo 17: Interesses dos alunos de educação integral do Polo Fundação Helena Antipoff – Ibirité/MG
Adriana Otoni Silva Antunes Duarte, Maria de Fátima Pio Cassemiro, Marilene Oliveira Almeida, Regina Helena de Freitas Campos, Raphaela Maia Barbosa Couto

Capítulo 18: Experiências juvenis: Monitoramento jovem de políticas públicas – MJPOP em Salvador – Bahia
Milene de Macedo Sena, Tatiane Anjos

Capítulo 19: O instrutor de condutores de veículos como agente de letramento para o trânsito
Klébia Ribeiro da Costa, Ana Maria de Oliveira Paz

Capítulo 20: Macabéa e a visualidade no espaço urbano em a hora da estrela de Clarice Lispector
Eliene Rodrigues Sousa, Valéria da Silva Medeiros, Janderson Henrique Mota de Sousa, Eduardo Fagner Machado de Pinho

Capítulo 21: Ferramenta de aprendizagem ativa: Apreensão de conteúdos a partir do kahoot*
Paula Batistello, Pedro Luiz Volkweis Filho

 

 

 

 

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?