Educação no Século XXI – Volume 44

ISBN

978-85-7042-183-8

DOI

10.36229/978-85-7042-183-8

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: Representações sociais do campo de atuação do pedagogo: Reflexões sobre a técnica de associação livre de palavras
Thamyris Mariana Camarote Mandú

Capítulo 2: Cidadania e sustentabilidade: O papel da escola no século XXI para a formação de um “currículo transformador”
Gisely Capitulino da Fonseca

Capítulo 3: Combatendo a indisciplina: Estratégias utilizadas pelo professor que podem contribuir para um ambiente de cooperação
Adriana Ferreira de Souza

Capítulo 4: Os organismos multilaterais e a educação profissional e tecnológica: Um direito mercantilizado?
Jeane dos Santos Silva Viana

Capítulo 5: 0 ensino de matemática do século XX no espaço Francês – Em busca de sua própria identidade
Luiz Fernandes da Costa

Capítulo 6: A leitura do ambiente como ponto de partida para a educação ambiental integrada ao ensino de Matemática
Daniana de Costa, Edilson Pontarolo

Capítulo 7: Os resultados da avaliação diagnóstica em língua portuguesa e matemática para os alunos das primeiras séries do ensino médio da rede pública Estadual do Ceará: Um instrumento de gestão que orienta a formação e o planejamento docente
Luciano Nery Ferreira Filho, Gezenira Rodrigues da Silva, Ana Paula Pequeno Matos, José Alves Ferreira Neto

Capítulo 8: A ação do reforço escolar por meio da ludicidade: Abordagem metodológica no ambiente do subprojeto matemática PIBID
Rodiney Marcelo Braga dos Santos, Maria de Fátima Pereira da Silva, José Jorge de Souza Silva, Fabrícia dos Santos Pereira, Felipe Erick Moura da Silva, Sabrina Karina da Silva Sousa

Capítulo 9: O pedagogo e a formação do parfor: A práxis no ensino de história no interior da Bahia
Keite Maria Santos do Nascimento Lima

Capítulo 10: Aula de campo como recurso metodológico para o ensino de geografia física
Patrícia Araújo de Sousa, Janiele Pereira da Silva Santos, Tamires dos Santos Cirilo Diniz, Alane de Souza Silva

Capítulo 11: Uso de dispositivos móveis e aplicativos (APPS) no ensino da química: Revisão sistemática da literatura
Fernanda Marcondes de Paiva

Capítulo 12: Uma avaliação do modelo sala de aula invertida no ensino superior
Adriana Doroteu Dantas, Luiz Sérgio Oliveira Barbosa, Isomar Lima da Silva, Thaís Helena Chaves de Castro, Nara Vieira da Silva, António Ribeiro da Costa Neto

Capítulo 13: Filme como recurso didático no ensino de História
Mário Cézar Alves Ferreira, Eliane dos Santos Malheiros

Capítulo 14: Reflexões do filme Escritores da liberdade a partir de uma prática pegagógica
Eliane Picão da Silva Costa, Yasmin Coelho Figueiredo, Lucila Akiko Nagashima

Capítulo 15: Do ensino tradicional à abordagem humanista: Uma análise do filme sociedade dos poetas mortos
Demóstenes Dantas Vieira, Efraim de Alcântara Matos, Pedro Felipe de Lima Henrique, Josenildo Pinheiro da Silva

Capítulo 16: Direito e comunicação: Análise da relação entre língua portuguesa e comunicação não-verbal e a atuação profissional do bacharel em direito sob a perspectiva dos alunos de uma ies particular de Fortaleza (CE)
Raquel Figueiredo Barretto, Afonso de Deus Nunes Neto

Capítulo 17: Gêneros e tipologias textuais na escola: Alternativas didáticas com o diário de leituras
Geam Karlo Gomes, Josimere Maria da Silva, Josefa Maria dos Santos

Capítulo 18: Estratégias Juri simulado e dramatização: Análise de suas contribuições numa proposta de superação da educação bancária.
Marinalva da Silva Ferreira, Marli Teresinha Quartieri, Miriam Ines Marchi

Capítulo 19: Ficha catalográfica dinâmica como recurso educacional para cursos de biblioteconomia
Graciane Silva Bruzinga Borges, Letícia dos Santos Miranda, Mariana Freitas Canielo de Carvalho, Celsiane Aline Vieira Araújo, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan

Capítulo 20: Acessibilidade digital: Um estudo acerca da acessibilidade, usabilidade e comunicabilidade em portais institucionais federais
Mariano Castro Neto, Leonardo Rodrigues de Almeida

Capítulo 21: Reflexões sobre a formação de professores de língua portuguesa em contexto escolar: Um estudo comparativo entre teoria e prática
Paulo Ricardo Ferreira Pereira, Luciene Maria Patriota

Capítulo 22: Levantamento florístico da Praia de Intermares – Cabedelo (PB-NE)
Rita Braga Soares da Silva, Maria Clara Gomes da Silva, Priscila Santos Fidelis da Silva, Hermes Machado Filho

Capítulo 23: De mentes atadas se condiciona o saber: Eurocentrismo e colonialidade no ensino de história
Cauê Almeida Galvão

 

 

 

 

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?