Educação no Século XXI – Volume 50

ISBN

978-85-7042-195-1

DOI

10.36229/978-85-7042-195-1

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: Nova proposta de ensino-aprendizagem utilizando a robótica como ferramenta educacional
Kleber Dias Moreira, José Hélio de Souza, Luís Paulo Tolentino Fernandes, Marcel Veloso Campos
DOI: 10.36229/978-85-7042-195-1.CAP.01

Capítulo 2: Robótica educacional como ferramenta de redução da evasão nos cursos de Engenharia Elétrica e de Computação
Adriel de Oliveira Freitas, Diego Martins Gomes Saraiva, Francisco Rogério Leite de Macêdo, Vandilberto Pereira Pinto, Rômulo Nunes de Carvalho Almeida, Alane Teixeira Rodrigues, Robson Lopes de Couto
DOI: 10.36229/978-85-7042-195-1.CAP.02

Capítulo 3: Desenvolvimento de uma plataforma para o aprendizado em Robótica com base no Robô Scara
Victor Rafael Bezerra Maciel, Raphael Santana Galdino, Alexsandro Ferreira de Barros Júnior, Rafael Bezerra Correia Lima
DOI: 10.36229/978-85-7042-195-1.CAP.03

Capítulo 4: Soluções da engenharia de baixo custo, para atender a questões de mobilidade reduzida para pessoas com deficiência
Bianca Lima e Santos Figueiredo, Ivonete Maciel Lima Oliveira, Aldi Rui Morais Silva
DOI: 10.36229/978-85-7042-195-1.CAP.04

Capítulo 5: Construção de um experimento didático para análise de altura manométrica total – AMT
Luiz Carlos Cordeiro Júnior, Ruan Miguel de Melo Fenna, Rafael Costa da Silva, Fábio Guedes Alexandre Filho, Jônatas Durante Lopes
DOI: 10.36229/978-85-7042-195-1.CAP.05

Capítulo 6: Desenvolvimento de sistema de controle de nível no âmbito  didático como forma de complemento ao estudo da Teoria de Controle Moderno
Victor Rocha Silva, José Marcelo Gracioli Vilas Boas, Creverson Moraes Nazário, Robson Rogério Dutra Pereira, Ronan Marcelo Martins
DOI: 10.36229/978-85-7042-195-1.CAP.06

Capítulo 7: Formando engenheiros em perspectiva CTS: Um perfil de competências demandadas pelo mercado de trabalho na área têxtil do Vale do Itajaí
Brenda Teresa Porto de Matos, Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão, Larissa Satomi da Costa
DOI: 10.36229/978-85-7042-195-1.CAP.07

Capítulo 8: Aprendizagem baseada em projeto em cursos de graduação e qualificação profissional em engenharia: Um relato de experiência
Mário Lucio Roloff, Eduardo Bidese Puhl, Micheli Cristina Starosky Roloff, Caio César Oba Ramos
DOI: 10.36229/978-85-7042-195-1.CAP.08

Capítulo 9: Aprendizagem baseada em problemas (PBL):  Um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville.
Elisete Santos da Silva Zagheni, Elyelton Cesar de Souza Lima, Andréia de Fátima Artin, Bruna Lidvina Hoepers, Michele Seferino Tonolli, Thiago Luiz Martins, Giovanni Brighente Silveira, Édina Fernanda Pagani
DOI: 10.36229/978-85-7042-195-1.CAP.09

Capítulo 10: Atividades complementares: Importância e formação integral de estudantes de Engenharia Química
Pedro Prates Valério, Daniel Bastos de Rezende, Ana Brandao Belisário, Taís Resende Costa, Marcelo Cardoso
DOI: 10.36229/978-85-7042-195-1.CAP.10

Capítulo 11: O Design Thinking como metodologia de projeto aplicada na Disciplina de Introdução à Engenharia: O projeto “OPENFAB”
Claudia Alquezar Facca, Patricia Antonio de Menezes Freitas, Hector Alexandre Chaves Gil, Felipe Perez Guzzo, Ana Mae Tavares Bastos Barbosa
DOI: 10.36229/978-85-7042-195-1.CAP.11

Capítulo 12: O uso do Software geogebra como ferramenta no Ensino de Cálculo Diferencial e Integral I
Thelma Pretel Brandão Vecchi, Vinicius Guimarães de Oliveira
DOI: 10.36229/978-85-7042-195-1.CAP.12

Capítulo 13: A física como contexto para situações de ensino de cálculo, estatística e probabilidade em cursos de engenharia
Gabriel Loureiro de Lima, Maria Inez Rodrigues Miguel, Lydia Rossana Ziccardi Vieira, Ana Maria Velloso Nobre
DOI: 10.36229/978-85-7042-195-1.CAP.13

Capítulo 14: Projetos de modelagem integrando conhecimentos ambientais e estatísticos na formação de Engenheiros
Dilson Henrique Ramos Evangelista, Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki, Cristiane Johann Evangelista
DOI: 10.36229/978-85-7042-195-1.CAP.14

Capítulo 15: Infraestrutura da tecnologia da informação do Macrolaboratório de Controle Automático da UNL para um ambiente virtual de aprendizagem
Jose Leonardo Benavides Maldonado, Hernan Fabricio Alvarado Romero, Jhon Alexandre Calderon Sanmartín, Vilma Estefanía Salinas Nalvay, Luis Roberto Jácome Galarza, Jorge Michael Valarezo Riofrio, Ademar Gonçalves da Costa Júnior
DOI: 10.36229/978-85-7042-195-1.CAP.15

Capítulo 16: Programa Biogama – Da conscientização ambiental à formação de novos engenheiros de energia
Vanessa Alvim Alves, Breno Amadeus Sales Marinho de Sousa, Maria Aparecida Vieira Carvalho, Thiago Carvalho Bezerra de Lima, Andréia Alves Costa, Patrícia Regina Sobral Braga
DOI: 10.36229/978-85-7042-195-1.CAP.16

Capítulo 17: Avaliação das ações do Projeto Cidadania na Civil
Júlia Beatriz Saugo Milani, Gustavo Lacerda Dias, Ségio Luiz Dallagnol, Heloíza Aparecida Piassa Benetti, Normélio Vitor Fracaro
DOI: 10.36229/978-85-7042-195-1.CAP.17

 

 

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?