Organizadoras
Clarice Monteiro Escott
Fabiana de Oliveira Keller
Maria Cristina Caminha de Castilhos França
LINHA 1: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
MACROPROJETO 1 – PROPOSTAS METODOLÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOS EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE ENSINO NA EPT
Capítulo 1: Integrando arte e educação profissional com o jogo super artxplore
Ester Miriane Zingano, Michelle Camara Pizzato
DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.01
Capítulo 2: Aprendizagem baseada em problemas no âmbito da educação profissional e tecnológica
Ana Lúcia dos Santos Hamester, Aline Grunewald Nichele
DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.02
Capítulo 3: Caminhos Formativos para docentes do IFRS: o processo de desenvolvimento das Trilhas de Aprendizagem sobre a Turma Virtual do SIGAA
Mara Lisiane Sievert, Aline Grunewald Nichele
DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.03
Capítulo 4: O propósito, a inspiração, a pesquisa e o resultado: relatos (as trilhas) de um estudante de mestrado em educação profissional e tecnológica
Luciano de Lima Silveira, Josiane Carolina Soares Ramos Procasko
DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.04
Capítulo 5: Sala de aula invertida: uma metodologia ativa e sua aplicabilidade na EPT através de recursos digitais
Tatiana Rodrigues Daitx, Josiane Carolina Soares Ramos Procasko
DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.05
Capítulo 6: Mulheres e a busca de uma formação profissional: pesquisa sobre o nível de alfabetização científica e o perfil de estudantes de um curso normal de Porto Alegre
Simone Rosanelli Dullius, Andréia Modrzejewski Zucolotto
DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.06
MACROPROJETO 2 – INCLUSÃO E DIVERSIDADE EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃOFORMAIS DE ENSINO NA EPT
Capítulo 7: Processo seletivo do IFRS: a acessibilidade aos candidatos surdos
Daniel Oliveira da Silva, Andréa Poletto Sonza
DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.07
Capítulo 8: O estágio curricular obrigatório e a inclusão de estudantes com deficiência na educação profissional e tecnológica: subsídios para o aprimoramento das políticas institucionais em vigência no âmbito do IFRS
Samuel dos Santos Mota, Andréa Poletto Sonza
DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.08
Capítulo 9: Oficinas de letramento racial na EPT: promovendo práticas de educação antirracista a partir da escuta das juventudes
Helder Felipe da Silva de Oliveira, Liliane Madruga Prestes
DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.09
MACROPROJETO 3 – PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CURRÍCULO INTEGRADO
Capítulo 10: Comunicação organizacional em instituições de educação profissional e tecnológica (EPT): um estudo com estudantes do ensino médio no IFRS – Campus Bento Gonçalves
Augusto Basso Veber, Andréia Modrzejewski Zucolotto
DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.10
LINHA 2: ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
MACROPROJETO 5 – ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO NA EPT
Capítulo 11: Proposta de avaliação participativa e emancipatória da política institucional para os cursos de ensino médio integrado do IFRS
Fabiana de Oliveira Keller, Clarice Monteiro Escott
DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.11
Capítulo 12: Formação do trabalhador-estudante da educação de jovens e adultos: a politecnia como princípio articulador da política educacional
Márcia Isabel Lopes Culau, Clarice Monteiro Escott
DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.12
Capítulo 13: A integração do cinema e da filosofia como ferramenta de ensino: desenvolvimento de um produto educacional para a formação humana integral na educação profissional e tecnológica
Rodrigo Magarinus, Ana Sara Castaman
DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.13
MACROPROJETO 6 – ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EPT
Capítulo 14: O acolhimento e a integração de ingressantes na educação profissional e tecnológica: apresentação de um produto educacional
Adriane Reginatto, Ana Sara Castaman
DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.14
Capítulo 15: Considerações sobre a gestão e as relações de gênero: desafios às comissões permanentes do IFRS
Andréa Marta Donadel Bergonci, Maria Cristina Caminha de Castilhos França
DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.15
Capítulo 16: Acesso, permanência e êxito: um estudo com os discentes do IFRS Campus Erechim que possuem vínculo ao programa de reabilitação profissional do INSS
Ivan José Suszek, Maria Cristina Caminha de Castilhos França
DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.16
Capítulo 17: Os jovens trabalhadores do Brasil: o direito ao esporte e lazer e à educação profissional e tecnológica
Cassiano Noimann Leal, Josimar de Aparecido Vieira
DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.17
Capítulo 18: Formação de professores da educação profissional e tecnológica em espaços de representatividade: o trabalho como princípio educativo
Henrique Leonardi de Oliveira, Josimar de Aparecido Vieira
DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.18
© 2017-2024 Created by Editora Poisson