Educação profissional e tecnológica: textos e contextos de formação

ISBN

978-65-5866-489-5

DOI

10.36229/978-65-5866-489-5

Descrição

A proposta central desta obra visou reunir reflexões oriundas de pesquisas e produtos educacionais sobre a Educação Profissional e Tecnológica, bem como contribuir para fortalecer as temáticas que estruturam as duas Linhas de Pesquisa e Macroprojetos correspondentes.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Organizadoras

Clarice Monteiro Escott

Fabiana de Oliveira Keller

Maria Cristina Caminha de Castilhos França

 

LINHA 1: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)

MACROPROJETO 1 – PROPOSTAS METODOLÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOS EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE ENSINO NA EPT

Capítulo 1: Integrando arte e educação profissional com o jogo super artxplore

Ester Miriane Zingano, Michelle Camara Pizzato

DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.01

Capítulo 2: Aprendizagem baseada em problemas no âmbito da educação profissional e tecnológica

Ana Lúcia dos Santos Hamester, Aline Grunewald Nichele

DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.02

Capítulo 3: Caminhos Formativos para docentes do IFRS: o processo de desenvolvimento das Trilhas de Aprendizagem sobre a Turma Virtual do SIGAA

Mara Lisiane Sievert, Aline Grunewald Nichele

DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.03

Capítulo 4: O propósito, a inspiração, a pesquisa e o resultado: relatos (as trilhas) de um estudante de mestrado em educação profissional e tecnológica

Luciano de Lima Silveira, Josiane Carolina Soares Ramos Procasko

DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.04

Capítulo 5: Sala de aula invertida: uma metodologia ativa e sua aplicabilidade na EPT através de recursos digitais

Tatiana Rodrigues Daitx, Josiane Carolina Soares Ramos Procasko

DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.05

Capítulo 6: Mulheres e a busca de uma formação profissional: pesquisa sobre o nível de alfabetização científica e o perfil de estudantes de um curso normal de Porto Alegre

Simone Rosanelli Dullius, Andréia Modrzejewski Zucolotto

DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.06

 

MACROPROJETO 2 – INCLUSÃO E DIVERSIDADE EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃOFORMAIS DE ENSINO NA EPT

Capítulo 7: Processo seletivo do IFRS: a acessibilidade aos candidatos surdos

Daniel Oliveira da Silva, Andréa Poletto Sonza

DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.07

Capítulo 8: O estágio curricular obrigatório e a inclusão de estudantes com deficiência na educação profissional e tecnológica: subsídios para o aprimoramento das políticas institucionais em vigência no âmbito do IFRS

Samuel dos Santos Mota, Andréa Poletto Sonza

DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.08

Capítulo 9: Oficinas de letramento racial na EPT: promovendo práticas de educação antirracista a partir da escuta das juventudes

Helder Felipe da Silva de Oliveira, Liliane Madruga Prestes

DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.09

MACROPROJETO 3 – PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CURRÍCULO INTEGRADO

Capítulo 10: Comunicação organizacional em instituições de educação profissional e tecnológica (EPT): um estudo com estudantes do ensino médio no IFRS – Campus Bento Gonçalves

Augusto Basso Veber, Andréia Modrzejewski Zucolotto

DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.10

 

LINHA 2: ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)

MACROPROJETO 5 – ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO NA EPT

Capítulo 11: Proposta de avaliação participativa e emancipatória da política institucional para os cursos de ensino médio integrado do IFRS

Fabiana de Oliveira Keller, Clarice Monteiro Escott

DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.11

Capítulo 12: Formação do trabalhador-estudante da educação de jovens e adultos: a politecnia como princípio articulador da política educacional

Márcia Isabel Lopes Culau, Clarice Monteiro Escott

DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.12

Capítulo 13: A integração do cinema e da filosofia como ferramenta de ensino: desenvolvimento de um produto educacional para a formação humana integral na educação profissional e tecnológica

Rodrigo Magarinus, Ana Sara Castaman

DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.13

 

MACROPROJETO 6 – ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EPT

Capítulo 14: O acolhimento e a integração de ingressantes na educação profissional e tecnológica: apresentação de um produto educacional

Adriane Reginatto, Ana Sara Castaman

DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.14

Capítulo 15: Considerações sobre a gestão e as relações de gênero: desafios às comissões permanentes do IFRS

Andréa Marta Donadel Bergonci, Maria Cristina Caminha de Castilhos França

DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.15

Capítulo 16: Acesso, permanência e êxito: um estudo com os discentes do IFRS Campus Erechim que possuem vínculo ao programa de reabilitação profissional do INSS

Ivan José Suszek, Maria Cristina Caminha de Castilhos França

DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.16

Capítulo 17: Os jovens trabalhadores do Brasil: o direito ao esporte e lazer e à educação profissional e tecnológica

Cassiano Noimann Leal, Josimar de Aparecido Vieira

DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.17

Capítulo 18: Formação de professores da educação profissional e tecnológica em espaços de representatividade: o trabalho como princípio educativo

Henrique Leonardi de Oliveira, Josimar de Aparecido Vieira

DOI: 10.36229/978-65-5866-489-5.CAP.18

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?