Série Educar – Volume 12

ISBN

978-85-7042-232-3

DOI

10.36229/978-85-7042-232-3

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: Diálogos reflexivos sobre práticas pedagógicas no ciclo de alfabetização
Aurinete Alves Nogueira, Francisca Regiane Sabino de Sousa, Maria Rafaela Freitas Pimenta, Maria José Barbosa
DOI: 10.36229/978-85-7042-232-3.CAP.01

Capítulo 2: O PNAIC e a formação de professores alfabetizadores no DF: Um caminho de identidade docente frente ao ato político de alfabetizar
Claudimary Pires de Oliveira, Danielle Mendonça Sousa Ferreira, Kelly Alves Rocha dos Santos
DOI: 10.36229/978-85-7042-232-3.CAP.02

Capítulo 3: (Re)tratos da formação de professores-alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado no interior do estado do Rio de Janeiro
Ana Raquel de Sousa Pourbaix, Gabriela da Silva Sardinha
DOI: 10.36229/978-85-7042-232-3.CAP.03

Capítulo 4: Análise dos desafios dos professores da língua portuguesa em relação ao desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos do 6º ano do Colégio Municipal Custódio Sento Sé, em Sento-Sé Bahia
Maiara Rodrigues Gama dos Santos Vasconcelos, Helisandra dos Reis Santos
DOI: 10.36229/978-85-7042-232-3.CAP.04

Capítulo 5: O papel do professor na mediação pedagógica em práticas de leitura e escrita contextualizadas
Elaine Nicolodi, Lucília de Oliveira Pereira, Lusia Amaral do Couto
DOI: 10.36229/978-85-7042-232-3.CAP.05

Capítulo 6: A importância da leitura no aprendizado do aluno de escola pública
Joselene Granja Costa Castro Lima
DOI: 10.36229/978-85-7042-232-3.CAP.06

Capítulo 7: O ensino de gêneros textuais para alunos com dificuldade de aprendizagem
Flávio Renato dos Santos, Andréia Osti
DOI: 10.36229/978-85-7042-232-3.CAP.07

Capítulo 8: A Velocidade e legibilidade da escrita de escolares do ensino público em uma tarefa de escrita temática
Monique Herrera Cardoso, Simone Aparecida Capellini
DOI: 10.36229/978-85-7042-232-3.CAP.08

Capítulo 9: Letramento e alfabetização: O uso de variados gêneros textuais para despertar o interesse pela leitura numa escola pública do município de Belém-PA
Angela Costa de Sousa, Luana Patrícia Costa Freitas
DOI: 10.36229/978-85-7042-232-3.CAP.09

Capítulo 10: A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica
Jamille Carvalho Rocha, Marlucia Barros Lopes Cabral
DOI: 10.36229/978-85-7042-232-3.CAP.10

Capítulo 11: Ensino de leitura: Outras questões de linguagem na constituição do gênero anúncio
Layane Juliana Avelino da Silva, Verônica Maria de Araújo Pontes
DOI: 10.36229/978-85-7042-232-3.CAP.11

Capítulo 12: Textos multimodais como ferramentas para o letramento social
Iara Maria Silva dos Santos, Sabrina Leal de Lima,  Marinalva de Sousa
DOI: 10.36229/978-85-7042-232-3.CAP.12

Capítulo 13: A formação do leitor em foco: Trajetórias de leitura de estudantes ingressantes no Curso de Pedagogia/UEPB
Gilma Alves Ferreira, Valdecy Margarida da Silva
DOI: 10.36229/978-85-7042-232-3.CAP.13

Capítulo 14: Exploração científica no laboratório e leitura científica: Aprendizagem colaborativa nas aulas experimentais de análise instrumental
Valeska Soares Aguiar, Isaías Aguiar Goldschmidt, Sandra Bizarria Lopes Villanueva
DOI: 10.36229/978-85-7042-232-3.CAP.14

Capítulo 15: Resistência a escrita acadêmica: Algumas reflexões partindo de um estudo de caso
Camila Maria da Silva, Letícia Souza Silva, Iasmim Mirely Brasil da Silva, Kátia Farias Antero
DOI: 10.36229/978-85-7042-232-3.CAP.15

Capítulo 16: Análise da oração simples: Interface entre a gramática normativa e a estruturalista
Francisco Cleiton Limeira de Sousa, Francisco Ruan Ferreira Sarmento, Maria Nazareth de Lima Arrais
DOI: 10.36229/978-85-7042-232-3.CAP.16

Capítulo 17: Influência da intervenção ortográfica na velocidade de leitura
Maíra Anelli Martins, Maria Nobre Sampaio, Cláudia da Silva, Simone Aparecida Capellini
DOI: 10.36229/978-85-7042-232-3.CAP.17

 

 

 

 

 

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?