Série Educar – Volume 27 – Matemática

ISBN

978-65-86127-30-0

DOI

10.36229/978-65-86127-30-0

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: O desenho e o pensamento infantil: Uma pesquisa com professores que ensinam Matemática
Ana Paula Bergo da Silva, Edilson dos Santos Araújo, Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.01

Capítulo 2: O uso intencional dos blocos lógicos: Reflexões e possibilidades na Educação Infantil
Wirla Castro de Souza Ramos, Salete Maria Chalub Bandeira
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.02

Capítulo 3: Operando com números naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Um olhar sob as lentes da teoria das situações didáticas
Wirla Castro de Souza Ramos, Itamar Miranda da Silva
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.03

Capítulo 4: O uso do material dourado manipulável e da tecnologia no ensino dos números decimais para alunos do 6º ano
Viviane Menezes de Souza Machado, Salete Maria Chalub Bandeira
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.04

Capítulo 5: O uso de jogos com cartas no ensino da Matemática
Adriano Araquem Baia Menezes, Kédna Syuianne Quintas Melo, Mario Tanaka Filho
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.05

Capítulo 6: O que o quadrilátero contou para a circunferência no jardim?
Leonilson Calixto de Souza, Marcela Madanês Chavier
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.06

Capítulo 7: Um relato de experiência dos redatores de Matemática do Documento Curricular – Ensino Fundamental do estado do Rio Grande do Norte
Luciana Vieira Andrade, José Damião Souza de Oliveira, Josenildo Gomes de Oliveira Souza
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.07

Capítulo 8: Educação Matemática Realística: Uma abordagem de ensino que pode oportunizar a aprendizagem Matemática a todos os alunos
Marta Burda Schastai, Lidia Schactai Silvano
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.08

Capítulo 9: A aprendizagem da Matemática: Uma possibilidade para todos
Carmen Lúcia Giuntini,  Marlene Silva Rodrigues, Valéria de Cássia Gasques Mortari, Vanilda Carvalho Mendes
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.9

Capítulo 10: A criação da régua de números inteiros adaptada para o Braille a partir da modificação do material dourado
Douglas Lopes do Nascimento, Lenilson Oliveira do Nascimento, Lauro Lopes Pereira Neto, Camila Lima da Costa
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.10

Capítulo 11: Ensino e aprendizagem sobre Teoria dos Números: Debates e discussões
Edmilson Pereira, José Messildo Viana Nunes
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.11

Capítulo 12: Explorando o conceito de medidas dentro de uma receita
Ligiane Oliveira dos Santos Souza, Elizane Gomes do Espirito Santo Tanques, Lutecia Martins da Silva, Mariluce Aparecida de Lima, Aristimar Roberta de Oliveira, Fernanda Souza de Arruda
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.12

Capítulo 13: O estudo da periodicidade de uma função trigonométrica a partir de um experimento envolvendo a roda gigante
Sandra Regina D’ Antonio Verrengia, Vanessa Cristina Rhea, Jessica Suzana Barragan Alves
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.13

Capítulo 14: Taxa de evasão dos cursos da URCA com as disciplinas de Matemática na grade curricular.
Ana Josicleide Maia, Aline Alves de Oliveira, Cibelle Teixeira de Oliveira, Ana Roberta Duarte Piancó
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.14

Capítulo 15: A utilização do aplicativo Geogebra para smartphone na construção de gráficos de situações-problemas envolvendo juros simples e compostos
Décio de Oliveira Gröhs, Michael Araújo de Oliveira, Gilberto Francisco Alves de Melo
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.15

Capítulo 16: Software Geogebra e resoluções de problemas: Análise de uma experiência de ensino e aprendizagem
Gabriel Araújo Freitas, Roberto Barcelos Souza
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.16

Capítulo 17: O logo no processo de aprendizagem em Matemática
Gabriel Geraldino Cardoso, Elisangela Pavanelo
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.17

Capítulo 18: (Des)aproximações entre teoria e prática na formação de professores de Matemática da UFMS CPTL
Gerson dos Santos Farias, Paulo Fioravante Giareta, Eugenia Brunilda Opazo Uribe
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.18

Capítulo 19: A formação de professores de Matemática da rede estadual no processo de implementação do currículo do Estado de São Paulo (2008)
Eliane Maria Vani Ortega, Maria Raquel Miotto Morelatti, Leny Rodrigues Martins Teixeira, Monica Fürkotter, Luiz Fernando Carvalho, Maria Cecília Fonçatti, Érika Aparecida Navarro Rodrigues, Oscar Massaru Fujita, Raquel Gomes de Oliveira
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.19

Capítulo 20: Os relatórios de estágios supervisionados de um curso de licenciatura em Matemática: Possibilidades de diálogos entre a avaliação e processos formativos
Januária Araújo Bertani
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.20

Capítulo 21: O que dizem as narrativas sobre a identidade do professor que ensina Matemática no Ensino Fundamental?
Dayse do Prado Barros, Marcus Vinícius Pereira
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.21

Capítulo 22: Sentidos da formação continuada em Matemática: Contribuições do PNAIC em uma Escola Estadual de Araputanga/MT
Jorcélia Erminia da Silva Carneiro, Cláudia Landin Negreiros
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.22

Capítulo 23: A trilha dos números: Explorando pistas e encontrando múltiplos
Moises da Silva Santos, Adriana de Souza Lira, Luria Thamires Brito da Costa, Sinval de Oliveira
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.23

Capítulo 24: A formação de educadores e as concepções sobre resolução de problemas no ensino de Matemática
Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi, Tania Teresinha Bruns Zimer
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.24

Capítulo 25: Atividade investigativa: Resolvendo um problema envolvendo sistema de equações do 1º Grau
Flaviano Gomes Nascimento, Taiane Santana de Carvalho, Grace Dórea Santos Baqueiro
DOI: 10.36229/978-65-86127-30-0.CAP.25

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?