Selecionar bibliografia para um TCC, dissertação ou tese

Selecionar bibliografia para um TCC, dissertação ou tese

Selecionar bibliografia de qualidade é um passo fundamental e desafiador na jornada de elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), dissertação ou tese. A base sólida de referências é essencial para fundamentar e enriquecer qualquer pesquisa acadêmica. Nesse sentido, existem várias estratégias e recursos que podem ser empregados para encontrar a bibliografia adequada.

Bibliotecas universitárias e digitais se mostram como excelentes pontos de partida. Elas oferecem acesso a uma ampla gama de livros, revistas, artigos científicos e outras publicações acadêmicas. Além disso, os catálogos online de bibliotecas facilitam a busca por palavras-chave, títulos ou autores, tornando a pesquisa mais eficiente e precisa.

Outra estratégia importante é explorar as referências bibliográficas dos trabalhos já encontrados. Ao analisar as fontes utilizadas por outros autores, é possível descobrir materiais relevantes e confiáveis para embasar a pesquisa. Esse método é conhecido como snowballing, e pode ampliar significativamente o leque de referências. Para consultar outros trabalhos, visite a Biblioteca da Editora Poisson, na linha digite as palavras-chave. Atenção, se mais de uma, as coloque entre aspas(“”),

Redes de contatos acadêmicos, como conferências, seminários, grupos de pesquisa e fóruns online podem ser valiosas para descobrir novos trabalhos, além de permitir o compartilhamento de experiências e indicações de bibliografia relevante.

Além disso, considerar a possibilidade de conversar com orientadores, professores e especialistas na área do estudo pode fornecer insights valiosos e sugestões de leituras imprescindíveis.

É crucial analisar criticamente a qualidade e relevância das fontes encontradas. Avaliar a reputação do autor, o prestígio do veículo de publicação e a atualidade do material são passos fundamentais para garantir a credibilidade e solidez da bibliografia utilizada.

Por fim, ao localizar e coletar a bibliografia, é imprescindível organizar as referências de forma sistemática, utilizando softwares de gerenciamento bibliográfico, como EndNote, Zotero ou Mendeley. Essas ferramentas auxiliam na organização, formatação e citação das fontes, facilitando o processo de escrita e referência no trabalho acadêmico.

Em resumo, a localização de bibliografia para um TCC, dissertação ou tese demanda paciência, métodos de pesquisa eficazes e uma abordagem crítica para reunir materiais relevantes e confiáveis, fundamentais para a construção de um trabalho consistente e embasado.

Depois de concluir é hora de publicar, para isso conte com a Editora Poisson.

Sumarizando, seguem algumas dicas:

  • Redefina suas palavras-chave: Utilize termos específicos e varie suas buscas usando sinônimos e palavra-chave para ampliar os resultados.
  • Utilize motores de busca: Em motores de busca acadêmicos, aprenda a usar operadores como e, ou e não para refinar suas pesquisas. Por exemplo, “educação e tecnologia”, “robótica ou automação”.
  • Explore diversas fontes: Não se limite a uma única plataforma. Explore bibliotecas físicas e digitais, repositórios acadêmicos, periódicos especializados, livrarias e bases de dados online para garantir uma visão ampla do material disponível.
  • Verifique a qualidade das fontes: Avalie a reputação do autor, a credibilidade do veículo de publicação e a atualidade do material. Prefira fontes de revistas científicas revisadas por pares e livros de editoras reconhecidas.
  • Explore as referências bibliográficas: Analise as referências utilizadas por outros autores, principalmente em trabalhos relevantes, para identificar mais fontes valiosas (snowballing).
  • Converse com especialistas: Não hesite em buscar orientação de professores, orientadores, bibliotecários ou especialistas na área de pesquisa. Eles podem fornecer orientações valiosas e recomendações de leitura. Dê especial atenção ao seu orientador, ele tem papel crucial no sucesso dos seus trabalhos.
  • Utilize gerenciadores de referências: Organize suas fontes utilizando ferramentas como Zotero, Mendeley ou EndNote para gerenciar, organizar e citar as referências de forma mais eficiente.
  • Participe de redes acadêmicas: Engaje-se em conferências, seminários, grupos de pesquisa e fóruns online para estar em contato com debates e pesquisas atuais, descobrindo assim novas fontes e referências.
  • Seja organizado: Mantenha uma lista ou um arquivo com as referências encontradas, anotando informações-chave, como autor, título, ano de publicação e onde foi encontrado. Isso facilitará a citação e referência posteriormente.

Mantenha-se atualizado: A pesquisa é contínua. Mesmo após encontrar uma quantidade considerável de referências, continue buscando por novas publicações e materiais relevantes para enriquecer e embasar seu trabalho.

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Cadastrar o DOI no Curriculum Lattes?

Cadastrar o DOI no Curriculum Lattes? O DOI (Digital Object Identifier) é um identificador único e permanente atribuído a recursos digitais, como documentos, artigos, vídeos, imagens e outros tipos de conteúdo online. Ele foi desenvolvido para fornecer uma maneira consistente de localizar e acessar digitalmente esses recursos, garantindo que permaneçam identificáveis mesmo se o endereço URL original mudar. Principais características do DOI: Unicidade e Permanência: Cada DOI é exclusivo e permanente, o que significa que um mesmo identificador nunca será atribuído a dois recursos diferentes. Isso facilita a identificação e a referência consistente ao longo do tempo. Resolução: Os DOIs são resolvíveis, o que significa que ao clicar em um DOI, você é redirecionado para o local exato do recurso digital, independentemente de sua localização original. A resolução de DOIs é possível por meio de serviços chamados de “resolvers”. Metadados: Cada DOI está associado a metadados que fornecem informações adicionais sobre o recurso, como título, autor, editora, data de publicação, entre outros. Esses metadados são cruciais para garantir uma descrição precisa do conteúdo referenciado. Aplicações: Os DOIs são amplamente utilizados em publicações acadêmicas, periódicos científicos, bases de dados, repositórios institucionais e em diversas outras áreas onde a identificação única e a referência consistente de recursos digitais são essenciais. Registro: A atribuição de DOIs é realizada por agências de registro, organizações responsáveis por manter a integridade do sistema. Essas agências garantem que os DOIs sejam atribuídos e gerenciados de acordo com padrões estabelecidos. O DOI desempenha um papel fundamental na preservação da integridade acadêmica e científica, facilitando a localização e referência a recursos digitais em meio a mudanças de infraestrutura ou plataformas. Ele contribui para a estabilidade e a credibilidade da comunicação científica e digital. Todos os livros da Editora Poisson possuem o DOI e abaixo fizemos um vídeo para lhe auxiliar a cadastrar suas publicações com DOI no seu Curriculum Lattes.    

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O Uso de Modelagem de Equações Estruturais (SEM) em Artigos Científicos

O Uso de Modelagem de Equações Estruturais (SEM) em Artigos Científicos A modelagem de equações estruturais (SEM, do inglês Structural Equation Modeling) é uma técnica estatística amplamente utilizada em pesquisas acadêmicas para analisar relações complexas entre variáveis observáveis e latentes. Essa abordagem combina análise de regressão, análise fatorial e técnicas de path analysis, permitindo aos pesquisadores testar hipóteses teóricas de forma robusta e integrada. O Que é SEM? SEM é uma abordagem quantitativa que busca modelar e entender as relações de dependência entre múltiplas variáveis simultaneamente. Essa técnica é particularmente útil em estudos que envolvem construtos abstratos, como atitudes, percepções e intenções, que não podem ser diretamente medidos, mas são inferidos a partir de indicadores observáveis. Por Que Utilizar SEM? Complexidade das Relações: Permite modelar inter-relações entre variáveis latentes e mensuráveis, indo além da análise univariada ou bivariada. Flexibilidade: Adapta-se bem a diferentes estruturas teóricas, possibilitando análises exploratórias e confirmatórias. Integração de Modelos: Combina variáveis independentes e dependentes em um único modelo analítico. Validação de Construtos: Testa a validade e a confiabilidade dos construtos utilizados na pesquisa. Componentes do SEM SEM é estruturada em dois modelos principais: Modelo de Medida (Outer Model): Examina as relações entre as variáveis latentes e seus indicadores observáveis, verificando a validade e confiabilidade dos construtos. Modelo Estrutural (Inner Model): Analisa as relações causais entre variáveis latentes, validando hipóteses teóricas. Etapas do Uso de SEM Definição do Modelo Teórico: Baseia-se em revisão de literatura e formulação de hipóteses. Construção do Modelo: Desenvolvimento de um diagrama estrutural que representa as relações entre variáveis. Coleta de Dados: Utilização de escalas previamente validadas ou desenvolvidas. Análise de Dados: Confiabilidade: Avaliação por meio de alfa de Cronbach ou confiabilidade composta. Validade Convergente e Discriminante: Verificação das variâncias extraídas (AVE) e das correlações entre construtos. Avaliação do Modelo: Teste de ajuste do modelo utilizando índices como CFI, RMSEA e χ². Interpretação dos Resultados: Identificação das relações significativas e interpretação dos coeficientes estruturais. Aplicações Comuns A modelagem de equações estruturais é frequentemente aplicada em áreas como: Marketing: Avaliação de intenção de compra, engajamento do consumidor e comportamento de marca. Psicologia: Análise de traços de personalidade e impacto de intervenções. Educação: Estudo de fatores que afetam o desempenho acadêmico e o engajamento dos alunos. Ciências Sociais: Investigação de relações entre comportamentos e atitudes sociais. Vantagens e Limitações Vantagens: Modela relações complexas de forma integrada. Lida com erros de medida, oferecendo maior precisão. Permite testar hipóteses mediadoras e moderadoras. Limitações: Exige amostras relativamente grandes para garantir robustez. Requer conhecimento especializado e softwares avançados (como AMOS, SmartPLS ou LISREL). Sensível a violações de pressupostos estatísticos. Conclusão O uso de SEM em artigos científicos contribui significativamente para a validação de modelos teóricos e a compreensão de fenômenos complexos. Sua aplicação requer rigor metodológico, mas oferece insights profundos que são essenciais para o avanço do conhecimento em diversas disciplinas. À medida que novas ferramentas e abordagens analíticas emergem, a modelagem de equações estruturais continua a ser uma técnica indispensável na pesquisa acadêmica.

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A implantação das novas diretrizes de extensão no ensino superior

Por Dra. Suelania Figueiredo A articulação entre pesquisa, ensino e extensão caracteriza o tripé que sustenta o ensino superior e garante uma formação eficiente capaz de promover o desenvolvimento do senso crítico, analítico e espírito humanístico no discente. A extensão articulada com o ensino, amparada e fortalecida pela pesquisa garante, além de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, o envolvimento das Instituições de Ensino Superior – IES, de seu corpo docente, discente e administrativo com outros setores da sociedade. Este processo consiste no aprendizado do aluno em sala de aula, fundamentado do ponto de vista teórico na pesquisa, e a prática do que aprende, através de prestação de serviços, projetos, eventos e oficinas, em suas áreas de formação, beneficiando as comunidades assistidas, em situação de exclusão. Estudiosos afirmam que as práticas de Extensão no ensino superior são capazes inclusive, de reduzir desigualdades sociais, enquanto as IES assumem o papel social de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. Este é um assunto que vem sendo debatido nos últimos anos, entretanto a referida articulação ainda não foi implementada nas IES da maneira ideal, para o cumprimento do Art. 207 da Constituição Federal/88, em que trata da indissociabilidade do tripé que deve sustentar o ensino superior. Para isso, é fundamental que as IES fortaleçam e incentivem a participação de seu corpo docente, discente e administrativo na realização de projetos de extensão que atendam às necessidades das comunidades assistidas, consolidando assim uma formação eficiente, pautada pelo senso crítico, analítico e espírito humanístico dos discentes. Através desse processo integrado, as IES têm a oportunidade de realizar estudos e investigações que resultem em avanços científicos, tecnológicos e sociais, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e para a melhoria das condições de vida da população. Para publicar suas pesquisas, você está no local correto. Visite nossa página de Chamadas Abertas e fique sabendo como!

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Devo participar de congressos e eventos científicos?

A participação em congressos científicos e eventos científicos é importante para o avanço da ciência e tecnologia. Os congressos oferecem uma oportunidade para que os membros da comunidade científica se reúnam para trocar ideias e experiências. Além disso, eles são uma plataforma para que os pesquisadores possam mostrar os seus trabalhos e obter feedbacks importantes. A participação em congressos científicos também é importante para a disseminação do conhecimento científico e para a construção de redes de contatos que podem levar a futuras colaborações. Além disso, alguns congressos oferecem bolsas de estudo para os participantes, o que pode ser uma oportunidade valiosa para os estudantes que desejam obter mais conhecimento e experiência na área de pesquisa. É importante notar que a participação em congressos científicos também é uma ótima forma de obter reconhecimento e de se destacar na comunidade científica. Por fim, os congressos científicos podem também fornecer oportunidades de emprego para aqueles que estão interessados em seguir carreiras na área da ciência e tecnologia. A participação em congressos científicos é extremamente importante para o avanço da ciência e tecnologia, e oferece uma oportunidade única para os membros da comunidade científica compartilharem seus conhecimentos e experiências. Para publicar os seus artigos de congressos e eventos científicos, conte com a Editora Poisson. Visite nossa página de Chamadas Abertas!

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O que te move a escrever?

Qual a sua verdadeira intenção ao escrever um artigo? O verdadeiro propósito que deve te levar a escrever artigos científicos é contribuir para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento da sua área de pesquisa. Escrever um artigo científico não deve ser apenas uma busca por reconhecimento ou benefícios pessoais, mas sim uma oportunidade de compartilhar suas descobertas, ideias e insights com a comunidade acadêmica. Ao escrever um artigo, você tem a chance de oferecer novas perspectivas, soluções inovadoras e contribuir para a compreensão de fenômenos complexos. Sua pesquisa deve ter um propósito maior, uma relevância que vá além do número de citações ou do impacto do periódico em que será publicado. A qualidade e o impacto do seu trabalho serão medidos não apenas pela quantidade de artigos que você publica, mas pela originalidade das suas contribuições, pela solidez metodológica, pela clareza na apresentação dos resultados e pela sua capacidade de gerar discussões e promover avanços na sua área de estudo. Além disso, é fundamental manter a integridade científica em todas as etapas do processo de pesquisa e publicação. Isso envolve a honestidade na coleta e análise dos dados, a citação adequada das fontes utilizadas, a transparência na divulgação dos métodos empregados e a ética no relacionamento com colegas e colaboradores. Escrever artigos científicos requer comprometimento, dedicação e perseverança. É um trabalho que exige tempo, esforço e paciência. No entanto, o verdadeiro valor dessa atividade está na contribuição que você faz para o avanço do conhecimento e para o crescimento da comunidade científica. Portanto, ao se perguntar que tipo de cientista você quer ser, busque um propósito maior do que simplesmente acumular publicações. Busque ser um cientista que faz a diferença, que agrega valor ao meio acadêmico e que deixa um legado significativo para as gerações futuras. Ao encontrar essa motivação intrínseca, você estará no caminho certo para escrever cada vez mais e melhor seus artigos científicos. Reflita sobre a sua verdadeira intenção ao escrever um artigo Para publicar seus artigos e outros trabalhos acadêmicos, visite nossa página de Chamadas Abertas!

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Por que fazer mestrado ou doutorado ?

Fazer um mestrado ou doutorado é uma excelente maneira de adquirir conhecimento profundo e experiência acadêmica em sua área de interesse. O programa de pós-graduação também pode ajudá-lo a aprimorar suas habilidades analíticas e de pesquisa, aumentar a sua credibilidade acadêmica e aprimorar suas perspectivas de carreira. Além disso, uma pós-graduação pode ajudá-lo a desenvolver uma rede de contatos de profissionais de sua área. Mestrados e doutorados também podem ajudá-lo a desenvolver uma nova perspectiva sobre o seu campo de estudo, o que pode ajudá-lo a ter uma visão mais ampla de como as coisas funcionam. Por último, os mestrados e doutorados oferecem aos alunos a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes, culturas e backgrounds e de trabalhar com alguns dos melhores professores e pesquisadores de suas áreas. Isso pode ajudá-lo a crescer como profissional e a adquirir habilidades de liderança e de trabalho em equipe. Em suma, se você está procurando aprimorar seu conhecimento acadêmico, aumentar a sua credibilidade profissional e desenvolver habilidades de liderança, então uma pós-graduação pode ser a opção certa para você. Existem inúmeros programas de pós-graduação Strictu Sensu no Brasil e aqui você pode verificar a lista validada pela Capes. Como fruto do seu mestrado ou doutorado, você terá produções acadêmicas que podem ser publicadas conosco. Conheça nossa página de Chamadas Abertas! #Mestrado #Doutorado #Ensino #Educação #Carreira #Perspectivas #Crescimento #Habilidades

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“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

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