Selecionar bibliografia para um TCC, dissertação ou tese

Selecionar Bibliografia

Selecionar bibliografia para um TCC, dissertação ou tese

Selecionar bibliografia de qualidade é um passo fundamental e desafiador na jornada de elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), dissertação ou tese. A base sólida de referências é essencial para fundamentar e enriquecer qualquer pesquisa acadêmica. Nesse sentido, existem várias estratégias e recursos que podem ser empregados para encontrar a bibliografia adequada.

Bibliotecas universitárias e digitais se mostram como excelentes pontos de partida. Elas oferecem acesso a uma ampla gama de livros, revistas, artigos científicos e outras publicações acadêmicas. Além disso, os catálogos online de bibliotecas facilitam a busca por palavras-chave, títulos ou autores, tornando a pesquisa mais eficiente e precisa.

Outra estratégia importante é explorar as referências bibliográficas dos trabalhos já encontrados. Ao analisar as fontes utilizadas por outros autores, é possível descobrir materiais relevantes e confiáveis para embasar a pesquisa. Esse método é conhecido como snowballing, e pode ampliar significativamente o leque de referências. Para consultar outros trabalhos, visite a Biblioteca da Editora Poisson, na linha digite as palavras-chave. Atenção, se mais de uma, as coloque entre aspas(“”),

Redes de contatos acadêmicos, como conferências, seminários, grupos de pesquisa e fóruns online podem ser valiosas para descobrir novos trabalhos, além de permitir o compartilhamento de experiências e indicações de bibliografia relevante.

Além disso, considerar a possibilidade de conversar com orientadores, professores e especialistas na área do estudo pode fornecer insights valiosos e sugestões de leituras imprescindíveis.

É crucial analisar criticamente a qualidade e relevância das fontes encontradas. Avaliar a reputação do autor, o prestígio do veículo de publicação e a atualidade do material são passos fundamentais para garantir a credibilidade e solidez da bibliografia utilizada.

Por fim, ao localizar e coletar a bibliografia, é imprescindível organizar as referências de forma sistemática, utilizando softwares de gerenciamento bibliográfico, como EndNote, Zotero ou Mendeley. Essas ferramentas auxiliam na organização, formatação e citação das fontes, facilitando o processo de escrita e referência no trabalho acadêmico.

Em resumo, a localização de bibliografia para um TCC, dissertação ou tese demanda paciência, métodos de pesquisa eficazes e uma abordagem crítica para reunir materiais relevantes e confiáveis, fundamentais para a construção de um trabalho consistente e embasado.

Depois de concluir é hora de publicar, para isso conte com a Editora Poisson.

Sumarizando, seguem algumas dicas:

  • Redefina suas palavras-chave: Utilize termos específicos e varie suas buscas usando sinônimos e palavra-chave para ampliar os resultados.
  • Utilize motores de busca: Em motores de busca acadêmicos, aprenda a usar operadores como e, ou e não para refinar suas pesquisas. Por exemplo, “educação e tecnologia”, “robótica ou automação”.
  • Explore diversas fontes: Não se limite a uma única plataforma. Explore bibliotecas físicas e digitais, repositórios acadêmicos, periódicos especializados, livrarias e bases de dados online para garantir uma visão ampla do material disponível.
  • Verifique a qualidade das fontes: Avalie a reputação do autor, a credibilidade do veículo de publicação e a atualidade do material. Prefira fontes de revistas científicas revisadas por pares e livros de editoras reconhecidas.
  • Explore as referências bibliográficas: Analise as referências utilizadas por outros autores, principalmente em trabalhos relevantes, para identificar mais fontes valiosas (snowballing).
  • Converse com especialistas: Não hesite em buscar orientação de professores, orientadores, bibliotecários ou especialistas na área de pesquisa. Eles podem fornecer orientações valiosas e recomendações de leitura. Dê especial atenção ao seu orientador, ele tem papel crucial no sucesso dos seus trabalhos.
  • Utilize gerenciadores de referências: Organize suas fontes utilizando ferramentas como Zotero, Mendeley ou EndNote para gerenciar, organizar e citar as referências de forma mais eficiente.
  • Participe de redes acadêmicas: Engaje-se em conferências, seminários, grupos de pesquisa e fóruns online para estar em contato com debates e pesquisas atuais, descobrindo assim novas fontes e referências.
  • Seja organizado: Mantenha uma lista ou um arquivo com as referências encontradas, anotando informações-chave, como autor, título, ano de publicação e onde foi encontrado. Isso facilitará a citação e referência posteriormente.

Mantenha-se atualizado: A pesquisa é contínua. Mesmo após encontrar uma quantidade considerável de referências, continue buscando por novas publicações e materiais relevantes para enriquecer e embasar seu trabalho.

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Como cadastrar o DOI no Curriculum Lattes

Cadastrar o DOI no Curriculum Lattes?

Cadastrar o DOI no Curriculum Lattes? O DOI (Digital Object Identifier) é um identificador único e permanente atribuído a recursos digitais, como documentos, artigos, vídeos, imagens e outros tipos de conteúdo online. Ele foi desenvolvido para fornecer uma maneira consistente de localizar e acessar digitalmente esses recursos, garantindo que permaneçam identificáveis mesmo se o endereço URL original mudar. Principais características do DOI: Unicidade e Permanência: Cada DOI é exclusivo e permanente, o que significa que um mesmo identificador nunca será atribuído a dois recursos diferentes. Isso facilita a identificação e a referência consistente ao longo do tempo. Resolução: Os DOIs são resolvíveis, o que significa que ao clicar em um DOI, você é redirecionado para o local exato do recurso digital, independentemente de sua localização original. A resolução de DOIs é possível por meio de serviços chamados de “resolvers”. Metadados: Cada DOI está associado a metadados que fornecem informações adicionais sobre o recurso, como título, autor, editora, data de publicação, entre outros. Esses metadados são cruciais para garantir uma descrição precisa do conteúdo referenciado. Aplicações: Os DOIs são amplamente utilizados em publicações acadêmicas, periódicos científicos, bases de dados, repositórios institucionais e em diversas outras áreas onde a identificação única e a referência consistente de recursos digitais são essenciais. Registro: A atribuição de DOIs é realizada por agências de registro, organizações responsáveis por manter a integridade do sistema. Essas agências garantem que os DOIs sejam atribuídos e gerenciados de acordo com padrões estabelecidos. O DOI desempenha um papel fundamental na preservação da integridade acadêmica e científica, facilitando a localização e referência a recursos digitais em meio a mudanças de infraestrutura ou plataformas. Ele contribui para a estabilidade e a credibilidade da comunicação científica e digital. Todos os livros da Editora Poisson possuem o DOI e abaixo fizemos um vídeo para lhe auxiliar a cadastrar suas publicações com DOI no seu Curriculum Lattes.    

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Inteligência Artificial no Meio Acadêmico: Da ficção científica à realidade nas salas de aula e laboratórios

Inteligência Artificial no Meio Acadêmico: Da ficção científica à realidade nas salas de aula e laboratórios A inteligência artificial (IA) já não pertence mais ao território exclusivo da ficção científica. Se em décadas passadas ela era imaginada como robôs humanoides ou computadores superdotados em filmes e livros, hoje ela está presente em atividades cotidianas — inclusive, e cada vez mais, no meio acadêmico. De assistentes virtuais a ferramentas avançadas de análise textual e estatística, a IA está transformando a forma como pesquisamos, escrevemos e publicamos conhecimento. Mas como chegamos até aqui? E como lidar com essa revolução tecnológica de maneira ética e proveitosa na academia? Um breve panorama histórico da inteligência artificial A ideia de criar “máquinas pensantes” acompanha a humanidade há séculos, mas o conceito moderno de inteligência artificial nasceu oficialmente em 1956, na famosa conferência de Dartmouth, nos Estados Unidos. Ali, cientistas como John McCarthy, Marvin Minsky e Alan Newell lançaram as bases para o que seria um campo interdisciplinar que uniria ciência da computação, matemática, linguística, lógica e neurociência. Durante as décadas seguintes, os avanços foram graduais, muitas vezes limitados pela capacidade computacional da época. Ainda assim, surgiram os primeiros sistemas especialistas, programas de xadrez e as chamadas redes neurais artificiais, que tentavam imitar o funcionamento do cérebro humano. Foi apenas no século XXI, com a explosão dos dados digitais e o aumento exponencial do poder de processamento, que a IA ganhou terreno real e prático. Ferramentas como os chatbots, os sistemas de reconhecimento de voz e imagem, os motores de busca inteligentes e, mais recentemente, os modelos de linguagem como o ChatGPT, tornaram a IA acessível e útil para públicos amplos — inclusive estudantes e pesquisadores. Hoje, a IA já é uma realidade nas universidades, centros de pesquisa e ambientes de produção do conhecimento. Suas aplicações são inúmeras: Escrita e revisão de textos Ferramentas como Grammarly, DeepL Write e ChatGPT ajudam a revisar, reestruturar e até mesmo sugerir argumentos para redações acadêmicas — sempre sob responsabilidade e supervisão humana. Isso tem otimizado o tempo de alunos e professores, permitindo foco maior na profundidade teórica. Análise de dados No campo das ciências exatas e humanas, a IA tem apoiado análises estatísticas, mineração de dados, visualização de resultados e até mesmo predição de padrões a partir de bases complexas. Isso fortalece a confiabilidade dos estudos e amplia a interpretação dos achados. Revisão bibliográfica Ferramentas baseadas em IA são capazes de filtrar, classificar e sugerir referências atualizadas, poupando horas de busca manual. Isso é essencial em tempos de hiperprodução científica. Apoio à aprendizagem Sistemas adaptativos baseados em IA já são usados em plataformas educacionais que ajustam o conteúdo ao ritmo do estudante, identificando dificuldades e reforçando o aprendizado personalizado. Embora os avanços sejam promissores, o uso da inteligência artificial no meio acadêmico não está isento de dilemas éticos e pedagógicos. Quem é o autor? Quando uma IA contribui para a redação de um artigo ou tese, é fundamental que o papel da ferramenta seja reconhecido, sem comprometer a autoria intelectual. Plágio automatizado: O uso irresponsável de IA pode facilitar o plágio ou a produção superficial de textos, sem base crítica ou originalidade. Homogeneização do conhecimento: Há o risco de padronização de ideias, com textos “bem escritos”, mas com pouca profundidade, caso os pesquisadores não assumam a condução do processo. Por isso, o uso responsável da IA exige letramento tecnológico e ético. A IA não substitui o pesquisador — ela amplia suas possibilidades, desde que usada com consciência, transparência e espírito crítico. Na Editora Poisson, acreditamos que a inteligência artificial é uma aliada poderosa na produção e disseminação do conhecimento — mas é a mente humana que dá sentido, valor e responsabilidade à ciência. Temos acompanhado de perto as transformações que impactam o universo acadêmico e oferecemos soluções modernas para publicação de trabalhos científicos, como: Capítulos de livros oriundos de TCCs, dissertações e teses; Publicação com ISBN, DOI e reconhecimento acadêmico; Apoio na adequação às normas (como ABNT); Edição e diagramação profissional; Orientações para autores em formação. Sabemos que, em um mundo acelerado pela tecnologia, publicar é resistir à invisibilidade. É transformar ideias em legado. E a IA, quando bem utilizada, pode ser a ponte entre o manuscrito e o mundo. A inteligência artificial é um marco da ciência moderna. Seu papel no meio acadêmico continuará crescendo — mas nunca substituirá a essência do pensamento científico, que é a dúvida, a investigação e o compromisso ético com o saber. A Editora Poisson segue firme em sua missão de valorizar a produção acadêmica de forma ética, acessível e inovadora. Se você tem um trabalho e deseja dar visibilidade a ele, conte conosco. A tecnologia é bem-vinda — mas o protagonismo continua sendo seu.

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A articulação entre pesquisa, ensino e extensão caracteriza o tripé que sustenta o ensino superior e garante uma formação eficiente capaz de promover o desenvolvimento do senso crítico, analítico e espírito humanístico no discente.

A implantação das novas diretrizes de extensão no ensino superior

Por Dra. Suelania Figueiredo A articulação entre pesquisa, ensino e extensão caracteriza o tripé que sustenta o ensino superior e garante uma formação eficiente capaz de promover o desenvolvimento do senso crítico, analítico e espírito humanístico no discente. A extensão articulada com o ensino, amparada e fortalecida pela pesquisa garante, além de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, o envolvimento das Instituições de Ensino Superior – IES, de seu corpo docente, discente e administrativo com outros setores da sociedade. Este processo consiste no aprendizado do aluno em sala de aula, fundamentado do ponto de vista teórico na pesquisa, e a prática do que aprende, através de prestação de serviços, projetos, eventos e oficinas, em suas áreas de formação, beneficiando as comunidades assistidas, em situação de exclusão. Estudiosos afirmam que as práticas de Extensão no ensino superior são capazes inclusive, de reduzir desigualdades sociais, enquanto as IES assumem o papel social de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. Este é um assunto que vem sendo debatido nos últimos anos, entretanto a referida articulação ainda não foi implementada nas IES da maneira ideal, para o cumprimento do Art. 207 da Constituição Federal/88, em que trata da indissociabilidade do tripé que deve sustentar o ensino superior. Para isso, é fundamental que as IES fortaleçam e incentivem a participação de seu corpo docente, discente e administrativo na realização de projetos de extensão que atendam às necessidades das comunidades assistidas, consolidando assim uma formação eficiente, pautada pelo senso crítico, analítico e espírito humanístico dos discentes. Através desse processo integrado, as IES têm a oportunidade de realizar estudos e investigações que resultem em avanços científicos, tecnológicos e sociais, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e para a melhoria das condições de vida da população. Para publicar suas pesquisas, você está no local correto. Visite nossa página de Chamadas Abertas e fique sabendo como!

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congressos e eventos científicos

Devo participar de congressos e eventos científicos?

A participação em congressos científicos e eventos científicos é importante para o avanço da ciência e tecnologia. Os congressos oferecem uma oportunidade para que os membros da comunidade científica se reúnam para trocar ideias e experiências. Além disso, eles são uma plataforma para que os pesquisadores possam mostrar os seus trabalhos e obter feedbacks importantes. A participação em congressos científicos também é importante para a disseminação do conhecimento científico e para a construção de redes de contatos que podem levar a futuras colaborações. Além disso, alguns congressos oferecem bolsas de estudo para os participantes, o que pode ser uma oportunidade valiosa para os estudantes que desejam obter mais conhecimento e experiência na área de pesquisa. É importante notar que a participação em congressos científicos também é uma ótima forma de obter reconhecimento e de se destacar na comunidade científica. Por fim, os congressos científicos podem também fornecer oportunidades de emprego para aqueles que estão interessados em seguir carreiras na área da ciência e tecnologia. A participação em congressos científicos é extremamente importante para o avanço da ciência e tecnologia, e oferece uma oportunidade única para os membros da comunidade científica compartilharem seus conhecimentos e experiências. Para publicar os seus artigos de congressos e eventos científicos, conte com a Editora Poisson. Visite nossa página de Chamadas Abertas!

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Qual a sua verdadeira intenção ao escrever um artigo?

O que te move a escrever?

Qual a sua verdadeira intenção ao escrever um artigo? O verdadeiro propósito que deve te levar a escrever artigos científicos é contribuir para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento da sua área de pesquisa. Escrever um artigo científico não deve ser apenas uma busca por reconhecimento ou benefícios pessoais, mas sim uma oportunidade de compartilhar suas descobertas, ideias e insights com a comunidade acadêmica. Ao escrever um artigo, você tem a chance de oferecer novas perspectivas, soluções inovadoras e contribuir para a compreensão de fenômenos complexos. Sua pesquisa deve ter um propósito maior, uma relevância que vá além do número de citações ou do impacto do periódico em que será publicado. A qualidade e o impacto do seu trabalho serão medidos não apenas pela quantidade de artigos que você publica, mas pela originalidade das suas contribuições, pela solidez metodológica, pela clareza na apresentação dos resultados e pela sua capacidade de gerar discussões e promover avanços na sua área de estudo. Além disso, é fundamental manter a integridade científica em todas as etapas do processo de pesquisa e publicação. Isso envolve a honestidade na coleta e análise dos dados, a citação adequada das fontes utilizadas, a transparência na divulgação dos métodos empregados e a ética no relacionamento com colegas e colaboradores. Escrever artigos científicos requer comprometimento, dedicação e perseverança. É um trabalho que exige tempo, esforço e paciência. No entanto, o verdadeiro valor dessa atividade está na contribuição que você faz para o avanço do conhecimento e para o crescimento da comunidade científica. Portanto, ao se perguntar que tipo de cientista você quer ser, busque um propósito maior do que simplesmente acumular publicações. Busque ser um cientista que faz a diferença, que agrega valor ao meio acadêmico e que deixa um legado significativo para as gerações futuras. Ao encontrar essa motivação intrínseca, você estará no caminho certo para escrever cada vez mais e melhor seus artigos científicos. Reflita sobre a sua verdadeira intenção ao escrever um artigo Para publicar seus artigos e outros trabalhos acadêmicos, visite nossa página de Chamadas Abertas!

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Fazer um mestrado ou doutorado é uma excelente maneira de adquirir conhecimento profundo e experiência acadêmica em sua área de interesse.

Por que fazer mestrado ou doutorado ?

Fazer um mestrado ou doutorado é uma excelente maneira de adquirir conhecimento profundo e experiência acadêmica em sua área de interesse. O programa de pós-graduação também pode ajudá-lo a aprimorar suas habilidades analíticas e de pesquisa, aumentar a sua credibilidade acadêmica e aprimorar suas perspectivas de carreira. Além disso, uma pós-graduação pode ajudá-lo a desenvolver uma rede de contatos de profissionais de sua área. Mestrados e doutorados também podem ajudá-lo a desenvolver uma nova perspectiva sobre o seu campo de estudo, o que pode ajudá-lo a ter uma visão mais ampla de como as coisas funcionam. Por último, os mestrados e doutorados oferecem aos alunos a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes, culturas e backgrounds e de trabalhar com alguns dos melhores professores e pesquisadores de suas áreas. Isso pode ajudá-lo a crescer como profissional e a adquirir habilidades de liderança e de trabalho em equipe. Em suma, se você está procurando aprimorar seu conhecimento acadêmico, aumentar a sua credibilidade profissional e desenvolver habilidades de liderança, então uma pós-graduação pode ser a opção certa para você. Existem inúmeros programas de pós-graduação Strictu Sensu no Brasil e aqui você pode verificar a lista validada pela Capes. Como fruto do seu mestrado ou doutorado, você terá produções acadêmicas que podem ser publicadas conosco. Conheça nossa página de Chamadas Abertas! #Mestrado #Doutorado #Ensino #Educação #Carreira #Perspectivas #Crescimento #Habilidades

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“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

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