Organizadoras
Andréia Modrzejewski Zucolotto
Liliane Madruga Prestes
Paula Porto Pedone
PARTE 1
Linha de pesquisa: práticas educativas em educação profissional e tecnológica
Macroprojeto: Propostas metodológicas e recursos didáticos
em espaços formais e não formais de ensino na EPT
Prefácio
Tiago Fávero de Oliveira
Apresentação
Andréia Modrzejewski Zucolotto, Liliane Madruga Prestes, Paula Porto Pedone
Capítulo 1: História do trabalho infantil: o lugar dos direitos dos trabalhadores entre a Educação Profissional e Tecnológica e a Aprendizagem Profissional (Programa Jovem Aprendiz)
Valéria Regina da Silva Neutzling, Andréia Modrzejewski Zucolotto
DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.01
Capítulo 2: O IFRS – Campus Farroupilha é teu: comunicação pública, educomunicação e gestão de marca para fortalecer vínculos com a comunidade
Andréia Modrzejewski Zucolotto, Sandro González Lazari
DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.02
Capítulo 3: Educação física e Formação Integral: reflexões sobre práticas pedagógicas a partir do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Lecimara Scherer Vieira Pereira, Aline Grunewald Nichele
DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.03
Capítulo 4: Panorama e desafios da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT)
Adriana Fortes Ribeiro Scuiciato, Aline Grunewald Nichele
DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.04
Capítulo 5: A Cultura Maker no contexto da formação humana e integral: Uma perspectiva para a Educação Profissional e Tecnológica
Jonatan Marguti Pereira, Aline Grunewald Nichele
DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.05
Capítulo 6: A Indústria 4.0 e a Educação Profissional e Tecnológica: Prática Docente no Colégio Protásio Alves (Porto Alegre – RS)
Leonardo Rodrigues Echevarria, Michelle Camara Pizzato
DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.06
Capítulo 7: Educação Alimentar e Nutricional na Educação Profissional e Tecnológica: histórico e perspectivas de práticas educativas
Luiz Giovane Umpierre Vieira, Michelle Camara Pizzato
DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.07
Capítulo 8: Profissão docente: o Curso Normal como objeto de pesquisa no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES
Jaqueline Costa da Rosa, Andréia Modrzejewski Zucolotto
DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.08
Capítulo 9: Letramento Informacional na Educação Profissional e Tecnológica: concepções e desafios
Paula Porto Pedone, Liliane Madruga Prestes
DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.09
Macroprojeto: Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT
Capítulo 10: O currículo integral na Educação Profissional e Tecnológica: formação humana integral para os estudantes-trabalhadores do TTILS
Tainá Nunes da Silva, Andréa Poletto Sonza
DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.10
Capítulo 11: O uso da linguagem simples como ferramenta facilitadora da EPT
Ana Carina Kucharski, Andréa Poletto Sonza
DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.11
Capítulo 12: Uma revisão de literatura sobre o desenho universal para a aprendizagem
Everaldo Carniel, Andréa Poletto Sonza
DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.12
PARTE 2
Linha de pesquisa:organização e memórias de espaços pedagógicos na educação profissional e tecnológica (EPT)
Macroprojeto: História e memórias no contexto da EPT
Capítulo 13: Trabalho, Educação, Direitos Humanos e Segurança Pública: tensões e perspectivas na formação para os Direitos Humanos
Alexandre Henrique de Almeida, Clarice Monteiro Escott
DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.13
Macroprojeto: Organização de espaços pedagógicos na EPT
Capítulo 14: Programa Mulheres Mil: uma possibilidade para a formação humana integral
Leila Schwarz, Clarice Monteiro Escott
DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.14
Capítulo 15: Gestão democrática e gestão de riscos e desastres no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: uma articulação possível?
Daniel Pacheco da Silveira, Ana Sara Castaman
DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.15
Capítulo 16: Juventudes e Ensino Médio Integrado: reflexões conceituais e educacionais
Andrea Rolim Felix Pinto, Ana Sara Castaman
DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.16
Capítulo 17: Os princípios da EPT: articulações entre o ensino, a pesquisa e a extensão às dimensões do trabalho, ciência, cultura e tecnologia
Mônica Santana Wazlawick, Josimar de Aparecido Vieira
DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.17
Capítulo 18: Gestão e fiscalização de contratos na educação profissional e tecnológica: uma análise no contexto do IFRS
Matilde Cristiane Flores Carlotto, Josimar de Aparecido Vieira
DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.18
Capítulo 19: Política Nacional de Assistência Estudantil, permanência e êxito na Educação Profissional e tecnológica: uma revisão teórica
Nayara Pansera Balbinot, Ana Sara Castaman, Clarice Monteiro Escott
DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.19
© 2017-2025 Criado pela Editora Poisson