Percursos investigativos na educação profissional e tecnológica: a construção de alternativas pela pesquisa

ISBN

978-65-5866-577-9

DOI

10.36229/978-65-5866-577-9

Descrição

Este livro, ao entrelaçar práticas, memórias, metodologias e políticas, reafirma a centralidade da Educação Profissional e Tecnológica como projeto educativo comprometido com a emancipação humana, a justiça social e o desenvolvimento nacional. Sua publicação representa não apenas a sistematização de pesquisas em andamento, mas também a abertura de novos horizontes de reflexão e de intervenção, constituindo-se como referência para docentes, gestores, pesquisadores/as e estudantes que atuam ou se interessam pela área.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Organizadoras

Andréia Modrzejewski Zucolotto

Liliane Madruga Prestes

Paula Porto Pedone

 

PARTE 1

Linha de pesquisa: práticas educativas em educação profissional   e tecnológica

Macroprojeto: Propostas metodológicas e recursos didáticos

em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Prefácio

Tiago Fávero de Oliveira

Apresentação

Andréia Modrzejewski Zucolotto, Liliane Madruga Prestes, Paula Porto Pedone

Capítulo 1: História do trabalho infantil: o lugar dos direitos dos trabalhadores entre a Educação Profissional e Tecnológica e a Aprendizagem Profissional (Programa Jovem Aprendiz)

Valéria Regina da Silva Neutzling, Andréia Modrzejewski Zucolotto

DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.01

Capítulo 2: O IFRS – Campus Farroupilha é teu: comunicação pública, educomunicação e gestão de marca para fortalecer vínculos com a comunidade

Andréia Modrzejewski Zucolotto, Sandro González Lazari

DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.02

Capítulo 3: Educação física e Formação Integral: reflexões sobre práticas pedagógicas a partir do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

Lecimara Scherer Vieira Pereira,  Aline Grunewald Nichele

DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.03

Capítulo 4: Panorama e desafios da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT)

Adriana Fortes Ribeiro Scuiciato, Aline Grunewald Nichele

DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.04

Capítulo 5: A Cultura Maker no contexto da formação humana e integral: Uma perspectiva para a Educação Profissional e Tecnológica

Jonatan Marguti Pereira, Aline Grunewald Nichele

DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.05

Capítulo 6: A Indústria 4.0 e a Educação Profissional e Tecnológica: Prática Docente no Colégio Protásio Alves (Porto Alegre – RS)

Leonardo Rodrigues Echevarria, Michelle Camara Pizzato

DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.06

Capítulo 7: Educação Alimentar e Nutricional na Educação Profissional e Tecnológica: histórico e perspectivas de práticas educativas

Luiz Giovane Umpierre Vieira, Michelle Camara Pizzato

DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.07

Capítulo 8: Profissão docente: o Curso Normal como objeto de pesquisa no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES

Jaqueline Costa da Rosa, Andréia Modrzejewski Zucolotto

DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.08

Capítulo 9: Letramento Informacional na Educação Profissional e Tecnológica: concepções e desafios

Paula Porto Pedone, Liliane Madruga Prestes

DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.09

Macroprojeto: Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Capítulo 10: O currículo integral na Educação Profissional e Tecnológica: formação humana integral para os estudantes-trabalhadores do TTILS

Tainá Nunes da Silva, Andréa Poletto Sonza

DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.10

Capítulo 11: O uso da linguagem simples como ferramenta facilitadora da EPT

Ana Carina Kucharski, Andréa Poletto Sonza

DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.11

Capítulo 12: Uma revisão de literatura sobre o desenho universal para a aprendizagem

Everaldo Carniel, Andréa Poletto Sonza

DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.12

PARTE 2

Linha de pesquisa:organização e memórias de espaços pedagógicos na educação profissional e tecnológica (EPT)

Macroprojeto: História e memórias no contexto da EPT

Capítulo 13: Trabalho, Educação, Direitos Humanos e Segurança Pública: tensões e perspectivas na formação para os Direitos Humanos

Alexandre Henrique de Almeida, Clarice Monteiro Escott

DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.13

Macroprojeto: Organização de espaços pedagógicos na EPT

Capítulo 14: Programa Mulheres Mil:  uma possibilidade para a formação humana integral

Leila Schwarz, Clarice Monteiro Escott

DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.14

Capítulo 15: Gestão democrática e gestão de riscos e desastres no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: uma articulação possível?

Daniel Pacheco da Silveira, Ana Sara Castaman

DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.15

Capítulo 16: Juventudes e Ensino Médio Integrado: reflexões conceituais e educacionais

Andrea Rolim Felix Pinto, Ana Sara Castaman

DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.16

Capítulo 17: Os princípios da EPT: articulações entre o ensino, a pesquisa e a extensão às dimensões do trabalho, ciência, cultura e tecnologia

Mônica Santana Wazlawick, Josimar de Aparecido Vieira

DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.17

Capítulo 18: Gestão e fiscalização de contratos na educação profissional e tecnológica: uma análise no contexto do IFRS

Matilde Cristiane Flores Carlotto,  Josimar de Aparecido Vieira

DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.18

Capítulo 19: Política Nacional de Assistência Estudantil, permanência e êxito na Educação Profissional e tecnológica: uma revisão teórica

Nayara Pansera Balbinot, Ana Sara Castaman, Clarice Monteiro Escott

DOI: 10.36229/978-65-5866-577-9.CAP.19

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2025 Criado pela Editora Poisson

Posso ajudar?