A construção da vivência médica: aprendizados e reflexões de estudantes de medicina

ISBN

978-65-5866-447-5

DOI

10.36229/978-65-5866-447-5

Descrição

Este livro inspire tanto futuros profissionais da área da saúde quanto aqueles que desejam compreender mais profundamente a essência da medicina humanizada. Ele é uma celebração de tudo o que a medicina nos ensina e de tudo o que ainda temos a aprender nesta missão de cuidar.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Organizadores

Eduardo Ferreira Arbache

Fabiano Henrique Rodrigues Soares

Tânia Maria da Silva Mendonça

 

Capítulo 1: A complexidade da relação médico-paciente: experiências e reflexões na formação médica

Maria Júlia Martins Padovani, Maria Eduarda Guedes de Oliveira Léo

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.01

Capítulo 2: Uma visão de uma comunidade escolar sobre os médicos e a medicina

José Antônio Boa Sorte Júnior, Lucas Ferreira de Andrade

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.02

Capítulo 3: Reflexões sobre ética e comportamento em medicina

Ana Clara Gondim Oliveira, Nattan Afonso Rodrigues Mariano

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.03

Capítulo 4: Impactos da COVID-19 na qualidade do ensino e nas práticas médicas

Ana Karolina Balduino Mendes, Brenda Kelly de Jesus Santos Penha

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.04

Capítulo 5: Lidando com falhas tecnológicas e humanizando o atendimento: reflexões de uma experiência no ambulatório de pediatria

Cinthya Alves Ferreira, Eduarda Vilela Silva

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.05

Capítulo 6: A relação médico-paciente em crianças com atraso do desenvolvimento neuropsicomoto

Juliana Marques Marra, Laura Aparecida Xavier de Abreu

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.06

Capítulo 7: Desafios éticos e práticos no atendimento de um recém-nascido com sequelas de toxoplasmose e interferência de tratamento alternativo

Anna Maria de Senna Migueletto, Eduarda Vilela Silva

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.07

Capítulo 8: Conflitos institucionais e a formação de médicos humanizados

Nattan Afonso Rodrigues Mariano, Ana Clara Gondim Oliveira

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.08

Capítulo 9: O papel do estudante de medicina dentro do ambiente hospitalar

David Bento de Paula, Elis Machado Carbonell Dominguez

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.09

Capítulo 10: Reflexões sobre a importância do pré-natal de qualidade na redução da mortalidade materna e perinatal: um relato de experiência na prática médica

Cinthya Alves Ferreira, Yasmin Emerick Ebeidalla

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.10

Capítulo 11: De volta à pediatria: lições de confiança e humanidade

Beatriz Iolanda de Sene Ferregutti Pinheiro, Nara Conceição Silva Pinto

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.11

Capítulo 12: Desafios éticos e dilemas na construção de uma entrevista médico em uma enfermaria: um relato de experiência

Luis Gustavo Freitas Castro

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.12

Capítulo 13: Ecos do passado: a realidade oculta da saúde mental pós-reforma psiquiátrica

Júlia Marques Preto

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.13

Capítulo 14: Repensando a educação médica: uma jornada de transformação

Júlia Marques Preto

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.14

Capítulo 15: Impasse entre aprendizado e respeito ao paciente

Eduardo Ferreira Arbache, Giovanna Rizza Moreira

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.15

Capítulo 16: A salutogênese no contexto da prática acadêmica

Eduardo Ferreira Arbache, Giovanna Rizza Moreira

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.16

Capítulo 17: Cuidado em saúde pública: a expressão da alteridade

Giovani Mendola Perobelli

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.17

Capítulo 18: Entre desafios e reflexões: um encontro com a complexidade da puericultura e do autismo na formação médica

Laura Caroline Ferreira Borba, Gabriella Louise Constantino Silva

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.18

Capítulo 19: Entre a vida e a morte: reflexões de um encontro clínico na oncologia

Laura Caroline Ferreira Borba, Gabriella Louise Constantino Silva

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.19

Capítulo 20: Pediatria: uma narrativa de crescimento compartilhada

Anna Clara Pereira Melo, Isabelle Louise Morais Ribeiro

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.20

Capítulo 21: Comunicação difícil: a primeira prova de fogo no ambulatório

Karina Raphaela Pereira de Lima, Kimberlly Cardoso Coutinho Rizza

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.21

Capítulo 22: Nos primeiros passos: desafios e aprendizados do estudante de medicina no atendimento ambulatorial

Mariane Rabelo Coelho Fernandes, Moisés Ranay Santos Prado, Olívia David Pacheco de Faria Rodrigues

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.22

Capítulo 23: Ossos de vidro – das vulnerabilidades à violência

Luis Flávio Araújo de Oliveira, Paulo Vítor de Castro Vieira

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.23

Capítulo 24: O auxílio e ajuda aos enfermos – das vulnerabilidades e necessidades frequentes

Luis Flávio Araújo de Oliveira, Paulo Vítor de Castro Vieira

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.24

Capítulo 25: Desafios e oportunidades: explorando o Case-Based Learning (CBL) no ensino de medicina

Isabelle Louise Morais Ribeiro, Yasmin Emerick Ebeidalla

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.25

Capítulo 26: Aprendendo a exercer a liderança com as aulas de urgência e emergência

Bárbara Maria Veríssimo Sabino, Debora Cruvinel Ferreira

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.26

Capítulo 27: Renascer e despedir: experiências no pronto socorro obstétrico

Ana Beatriz Amorim Nunes, Rafaela Pereira Anelvoi

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.27

Capítulo 28: Os desafios do atendimento de crianças surdas: onde a universidade falha?

Anna Maria de Senna Migueletto, Iago Resende Carvalho

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.28

Capítulo 29: Tabelando realidades: uma reflexão sobre a experiência de territorialização em saúde coletiva

Elisa Santos Pennisi, Fernanda Fernandes Gonçalves Ribeiro

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.29

Capítulo 30: O processo de aprendizado do estudante de medicina para lidar com situações estressantes

Ana Claudia Oliveira Souza, Moisés Ranay Santos Prado

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.30

Capítulo 31: Vivências acadêmicas no curso de medicina: contato com a morte precoce

Ana Cláudia Oliveira Souza, Iarin Barbosa de Paula

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.31

Capítulo 32: A cura que vai além da dor física: como uma conversa ajuda a obter resultados melhores na saúde do paciente

Brenda Louise Rodrigues Sousa, Gabriel Fellipe Rodrigues Sousa

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.32

Capítulo 33: Turbulências e aprendizados: uma reflexão sobre nossa jornada na faculdade de medicina

Isabella Di Rita, Augusto Alessandro de Souza

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.33

Capítulo 34: Vivência transformadora em cuidados paliativos: ética e humanização na formação médica

Antônio Augusto Nascimento Araújo, Gabrielle de Ávila Augusto

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.34

Capítulo 35: Reencontrando a chama da medicina: uma jornada de aprendizado através da escuta ativa e da empatia no cuidado à gestante

Eduardo Carneiro Fabricio de Souza, Giovani Mendola Perobelli

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.35

Capítulo 36: “A vida quer viver”: reflexões sobre a morte e o nascimento na trajetória de uma médica em formação

Lísia Pires Moreira

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.36

Capítulo 37: A relação médico-paciente e o desafio do diagnóstico de TDAH: uma experiência transformadora na formação acadêmica em pediatria

Larissa Freitas Campos, Maria Luiza Afonso Borges

DOI: 10.36229/978-65-5866-447-5.CAP.37

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?