Capítulo 1: PIBID Pedagogia e o ensino da matemática: Princípios e possibilidades para a formação inicial de professores
Edilson de Araújo dos Santos, Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais
Capítulo 2: O PIBID de matemática numa escola pública de Natal/RN: Perspectivas metodológicas dentro e fora da sala de aula
Querem Apuque Felix de Andrade Marinho, Pérola Diana Gomes Felipe, Mirella Ingrid Oliveira da Cruz, Valdeniz da Silva Cruz Junior
Capítulo 3: Educação moral na escola: O trabalho do PIBID de psicologia com o ensino médio
Priscila Vargas Gatti, Jaqueline Batista de Oliveira Costa
Capítulo 4: O PIBID pedagogia em uma escola do campo: O foco na leitura e escrita dos anos iniciais do ensino fundamental
Amanda Nascimento Silva de Oliveira, Maria Joselma do Nascimento Franco
Capítulo 5: Formação inicial de professores: Constituição dos saberes docentes nas ações do PIBID
Anna Raquel da Silva Marinho, Rogério Emílio da Silva, Francisco das Chagas da Silva Junior, Pauleany Simões de Morais
Capítulo 6: A importância do profissional licenciado em informática na rede pública de ensino e sua valorização por meio do PIBID
Janiele da Siva Costa, Givanaldo Rocha de Souza, Francisco das Chagas da Silva Junior, Pauleany Simões de Morais
Capítulo 7: Concepção de infância e as aulas de artes: reflexões a partir da experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Artes Visuais – UNESC/2012-2013
Juliana Pereira Guimarães, Silemar Maria de Medeiros da Silva
Capítulo 8: As tensões presentes na formação docente: Práticas de estágio como matizes da construção dos saberes dos professores
Janaina Boniatti Bolson
Capítulo 9: Experiência de estágio curricular: Contribuição aos saberes e formação docente
Isabel de Carvalho Paiva, Rozilda Pereira Barbosa
Capítulo 10: O início de uma trajetória: A escolha profissional do curso de pedagogia e as representações sociais dos estudantes
Thamyris Mariana Camarote Mandú, Maria da Conceição Carrilho de Aguiar
Capítulo 11: Inclusão em educação na formação docente em biologia
André Fillipe de Freitas Fernandes, Débora de Aguiar Lage
Capítulo 12: Alfabetização científica na formação de professores: Indicadores do processo em registros escritos de licenciandos em biologia
Karla Jeane Coqueiro Bezerra Soares, Mariana Guelero do Valle
Capítulo 13: A docência na educação infantil: A constituição de uma docente de bebês
Maria Paula Ferreira Maia da Silva, Celi da Costa Bahia
Capítulo 14: A formação do (a) professor (a) alfabetizador (a): Um olhar crítico para a sua prática
Amanda Tayse de Sena Silva Santos, Manuella Patricio Menezes, Maria do Socorro Moura Montenegro
Capítulo 15: Necessidades formativas docentes para alfabetizar letrando em salas multisseriadas: O estabelecido nos documentos oficiais e a perspectiva de professoras
Telma Maria de Freitas Araújo, Maria Estela Costa Holanda Campelo
Capítulo 16: Formação de professores e trabalho docente no ensino médio: Uma análise dos trabalhos da ANPED
Néryla Vayne Alves Dias, Patrícia Regina de Souza, Renata Portela Rinaldi
Capítulo 17: Formação de professores para atuação na educação profissional e tecnológica – Horizontes possíveis
Rosangela Santos da Silva, Adriana Neves de Almeida, Luciani Andrade de Andrade, Ana Cláudia Ribeiro de Souza
Capítulo 18: Formação continuada: De quem, para quem?
Maria Elba Soares, Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro
Capítulo 19: Formação continuada de professores: Desafios e dificuldades do exercicio da docência
Luiz Anselmo Menezes Santos, Sirleia Pereira Silva Gomes
Capítulo 20: A formação continuada de professores nas representações sociais dos formadores
Renata da Costa Lima, Maria da Conceição Carrilho de Aguiar
Capítulo 21: Formação continuada recursos tecnológicos e a organização do trabalho docente com sequências didáticas: Percepções dos professores cursistas
Leida Gilvane Cantalice Ribeiro, Milene Mírian Araújo Monteiro, Josiano Regis Caria, Ieda Lucia de Oliveira Santana, Izabel Silva Bragança Pinheiro, Aldemira de Araújo Câmara
Capítulo 22: O processo de formação continuada de professores no estado de Goiás: Entre os dispositivos legais e a prática docente cotidiana
Hugo Gabriel da Silva Mota, Daniel Mallmann Vallerius, Leovan Alves dos Santos
Capítulo 23: As contribuições da metodologia de projetos para a construção de saberes significativos e da formação continuada dos professores no contexto das escolas municipais de campo verde
Simoni Pereira Borges, Adriana Sampaio Tibery, Edione Teixeira de Carvalho
© 2017-2024 Created by Editora Poisson