Educação no Século XXI – Volume 23 – Gestão e Políticas Públicas

ISBN

978-85-7042-116-6

DOI

10.5935/978-85-7042-116-6

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: Papel da escola pública dos anos iniciais: O silenciamento das suas especificidades nos documentos oficiais
Karlliny Martins da Silva, Vanda Moreira Machado Lima

Capítulo 2: A política de implantação da educação profissional brasileira: Educação, ideologia e realidade
Joelson Juk, Fausto dos Santos Amaral Filho

Capítulo 3: A educação e as inflexões neoliberais: Uma análise a partir do recorte prisional feminino
Camila Luana Teixeira Freire, Palloma Maria Gomes Jácome, Bernadete de Lourdes Figueiredo de Almeida

Capítulo 4: Intersetorialidade: políticas educacionais e a interlocução com a Psicologia expressa em dissertações
Soraya Cunha Couto Vital, Joelci Mora Silva, Sônia da Cunha Urt

Capítulo 5: Mecanismos de construção da gestão democrática: Um estudo em três escolas municipais na cidade de São Luís – MA
Katana de Fátima Diniz Boaes

Capítulo 6: A percepção dos gestores da rede municipal de ensino de dois vizinhos – PR sobre a expansão do Ensino Fundamental para nove anos
Rosangela Maria Boeno

Capítulo 7: Gestão democrática da escola: Desenhando possibilidades, repensando sua atuação
José Otávio da Silva, Mônica de Fátima Guedes de Oliveira, Nayane Helen Mamede Guedes

Capítulo 8: Gestão democrática no colégio Tiradentes de Passo Fundo: Iniciativas e interpretações
João Lair Alves, Eliara Zavieruka Levinski

Capítulo 9: Gestão democrática e formação política no campo da educação profissional
Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Ricardo Rodrigues Magalhães, Caroline Stéphanie Campos Arimatéia Magalhães

Capítulo 10: Modelos de gestão e coordenação de cursos de graduação: Um estudo comparativo em universidade pública e privada
José Euzébio de Oliveira Souza Aragão, Paulo Antonio da Graça Lima Zuccolotto, Maria Aparecida Bovério, Vanessa Terra Pereira

Capítulo 11: Satisfação no trabalho e rotatividade de professores em escolas públicas estaduais
Marcela Iessa Schmidlin, Graziela Sapienza

Capítulo 12: A compreensão dos professores de escolas públicas acerca da progressão continuada
Gilvânia Guedes Teixeira, Horácio Medeiros Júnior, Vânia Aparecida Calado

Capítulo 13: Modelo de reforma educacional Made In USA: os riscos da importação para a política educacional Brasileira
Luciana Dantas Sarmento da Silva, Matilde Gonçalves Mendes

Capítulo 14: A educação brasileira no meio rural: Fase desenvolvimentista- 1930 a 1990
Airton Carlos Batistela, Mariza Rotta, Everton Marcos Batistela, Mara Cristina Fortuna da Silva

Capítulo 15: Crítica e trajetorias na educação do/no campo: questão agrária, movimentos sociais do campo e políticas públicas
Aníbal Simões Filho, José de Arimateia de Oliveira Silva, Severino do Ramo Pereira de Lima, Marianna Moreira Clementino Santos

Capítulo 16: Políticas públicas e currículo na educação de jovens e adultos: Impasses entre teoria e prática na criação e execução de ações para a modalidade e para os programas voltados ao público jovem e adulto
Nivânia Ferreira da Silva

Capítulo 17: Contribuições do projeto gráfico do livro para a leitura de literatura infantil: Análise de obras do PNBE
Manoilly Dantas de Oliveira, Sayonara Fernandes da Silva, Andrialex William da Silva

Capítulo 18: A literacia na perspectiva dos planos nacionais de leitura no Brasil e em Portugal
Maria Emília Pinto Vilarinho Rodrigues Barros Zão, Patricia Veronica Nascimento Dias Fernandes

 

 

 

 

 

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?