Educação no Século XXI – Volume 25 – História

ISBN

978-85-7042-125-8

DOI

10.5935/978-85-7042-125-8

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: Recursos tecnológicos como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem de História
Clara Paula de Lima, Jaquelyne Macedo Ortega, Claudinei de Oliveira Pinho, Adonias Soares da Silva Junior

Capítulo 2: O ensino de História na EJA e a inclusão do aluno na sociedade a partir do conhecimento histórico.
Lívia Maria de Pontes Nascimento, Alidiane Josefa Barbosa da Silva

Capítulo 3: Ensino de história para quê(m)? O IMOPEC e a educação patrimonial no Ceará
Joaquim dos Santos, Ana Cristina de Sales, Maria Arleilma Ferreira de Sousa, Josefa Nunes Pinheiro, Paula Cristiane de Lyra Santos, Antonio Juscelino Barbosa dos Santos

Capítulo 4: Estudo da História e Sociologia no ensino fundamental
Atailza Ávila Nunes, Ajosenildo Nunes, Liliane Silva Câmara de Oliveira

Capítulo 5: PIBID: A Importância da aula de História, enquanto disciplina escolar
Jéssica Natane Pessoa de Lima

Capítulo 6: A experiência da segunda guerra mundial e era vargas através dos olhares do PIBID: Como demonstrar os discursos da imprensa através da docência
Renato Raphael Miranda Fidêncio

Capítulo 7: Formação continuada de professores no stricto sensu: Conceitos, características e desafios da construção da identidade docente nos cursos de Pós-Graduação
Nalva dos Santos Camargo Silva, Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Rosemeire Soares de Sousa

Capítulo 8: Formação continuada docente e ensino de história: Uma revisão de literatura
Nalva dos Santos Camargo silva, Yara Fonseca de Oliveira e Silva

Capítulo 9: As ações educacionais dos intelectuais na História da Educação
Ligiane Aparecida da Silva, Raquel dos Santos Quadros, Rosilene de Lima Calegari, Jonathas de Paula Chaguri, Maria Cristina Gomes Machado

Capítulo 10: Ensino mútuo: Análise dos relatórios provinciais do Brasil (1830 a 1845)
Eriksson Araújo, Luana Araújo da Costa, Tânia Cristina Meira Garcia

Capítulo 11: Educação do campo e as ciências humanas: A experiência da escola popular na Fazenda Laranjal em Itapuranga
Valtuir Moreira da Silva

Capítulo 12: Cultura política e associações: o caso do assentamento Zumbi dos Palmares – Campos dos Goytacazes
Elson dos Santos Gomes Junior

Capítulo 13: O aforamento como uma das formas de acesso às terras públicas de São Francisco do Sul, no Nordeste do litoral Catarinense.
Eleide Abril Gordon Findlay

Capítulo 14: Narrativas de história de vida de moradores da aldeia Jenipapo Kanindé – Aquiraz/CE: Memórias da construção do lugar
Risalva Ferreira Nunes de Medeiros, Francinilda Honorato dos Santos, Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Débora Teresa dos Santos Meneses, Stenio de Brito Fernandes

Capítulo 15: Eu conto daqui, tu contas de lá: Histórias do meu povo
Luciana Conceição Dutra de Moura

Capítulo 16: Notícias e interpretações: A teia de influências sobre o fato em no singular (2012)
Samuel Nogueira Mazza

Capítulo 17: Comparar para compreender: A história comparada como ferramenta metodológica para a compreensão do tempo presente e os seus traumas coletivos
Paulo Roberto Alves Teles

Capítulo 18: História e memória: O Chile nas tramas da justiça de transição
Leonardo de Oliveira Souza

Capítulo 19: A representação fotográfica de São Brás de Alportel no Arquivo Municipal de Lisboa e na Fundação Calouste Gulbenkian – Biblioteca de Arte
Paulo Jorge dos Mártires Batista

 

 

 

 

 

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?