Saúde Mental e Educação Médica: Percepções e sentimentos dos estudantes de medicina diante das experiências práticas e do internato

ISBN

978-65-5866-289-1

DOI

10.36229/978-65-5866-289-1

Descrição

As narrativas são uma ferramenta educativa utilizada para aplicar os conceitos aprendidos ao longo dos períodos na disciplina de Atividades Sensoriais e Reflexivas. Nesse contexto, são amplamente abordados temas como ética médica e transferência-contratransferência. Além disso, as narrativas permitem que os alunos percebam seu progresso ao longo do curso, à medida que têm um contato cada vez maior com pacientes e o ambiente hospitalar, vivenciando novas experiências. Essas experiências trazem consigo novos desafios, dilemas e preocupações que devem ser analisados e refletidos para promover o crescimento pessoal e profissional dos estudantes.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: As vivências da educação médica no ensino remoto

Nathalia Aparecida Freitas, Tainara Aparecida Rodrigues Silva, Thaciany Soares Ferreira

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.01

Capítulo 2: Medicina e cuidado: O paradoxo inegável

Ádria Silva Guimarães, Amanda Araújo Silva

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.02

Capítulo 3: Os imprecisos limites da relação médico-paciente

Alice Mirane Malta Carrijo, Veronica Perius de Brito

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.03

Capítulo 4: Limites da Assistência Médica

Ana Pereira Reis, Thaíssa Hávilla Rezende Duarte

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.04

Capítulo 5: Os desafios associados aos dilemas e ao desenvolvimento da empatia durante a formação médica: Um Relato de experiência de nossa autoria.

Isabela Souza Cruvinel Borges, Vinicius Santos Nascimento

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.05

Capítulo 6: Experiências do retorno presencial pós pandemia

Matheus Henrique Cruvinel Silveira, Matheus Klimach Borba Guimarães, Vinícius Moura Abbud Pena

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.06

Capítulo 7: Vulnerabilidades na pediatria do Sistema Único de Saúde (SUS)

Carla Jaciara Baraúna de Oliveira

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.07

Capítulo 8: Consequências do ensino à distância imposto pela pandemia de COVID-19 na educação médica na perspectiva dos estudantes: Desafios e mudanças

Clarice Pereira Sales Oliveira, Juan Nicholas Cabral de Andrade Felipe, Rodrigo Evangelista Araújo Oliveira

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.08

Capítulo 9: Impactos da pandemia na formação médica: A importância da relação médico-paciente

Leonardo Peixoto Garcia, Joaquim Adélio de Oliveira Neto, Nayara Paula Silva Cunha

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.09

Capítulo 10: O ensino médico e a saúde mental dos estudantes de Medicina no contexto da pandemia de COVID-19

Gabriel Valdisser Jaculi Teixeira Bento, Glauber Mota Pacheco, Lucas Ferreira Cesar

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.10

Capítulo 11: Manejo do tempo: Desafios e estratégias para alunos de Medicina durante o retorno presencial

Jadson Leandro Alves de Morais, Jair Rosa Pascoal, Laura Paranhos Couto da Costa

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.11

Capítulo 12: Um convite à introspecção crítica acerca do retorno presencial da Faculdade de Medicina de Uberlândia

Ana Elisa Caldas Gonçalves, Eduarda Fileto Nogueira, Laura Pampanini Lara

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.12

Capítulo 13: Escuta ativa e espiritualidade: Ferramentas transformadoras da relação médico-paciente

Gabryella Londina Ribeiro Lima, Lara Azevedo Teixeira Manzo, Layanne Cintra Soares

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.13

Capítulo 14:Os dois lados da moeda

Deryck Seiji Matsuo, Johnatan Reis da Silva

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.14

Capítulo 15: Um café com o desconhecido

Karina Baltor Cabral, Milena Vieira Dias dos Santos , Thaís Borba Carneiro

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.15

Capítulo 16: Coração restrito

Laura Santos Machado, Maria Áurea dos Santos Batista, Raimundo Emanuel Nascimento Rodrigues Júnior

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.16

Capítulo 17: Comunicação de notícias difíceis: Uma temática pouco discutida no ensino médico

Leonardo Patrick Figueredo, Luiza Ferreira Barros

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.17

Capítulo 18: Além da Medicina

Lucas Rodrigues de Abreu, Thomas Alberto Macedo da Silva Resende

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.18

Capítulo 19: Saúde mental e Medicina humanizada: Para quem?

Lorena Fialho Franco de Melo, Mariana Giorgiani

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.19

Capítulo 20: Saúde mental: Uma perspectiva sobre a participação da família no cuidado do paciente com transtornos psiquiátricos

Marcela Gomes de Souza, Samyla de Almeida Silva

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.20

Capítulo 21: Estamos mesmo preparados?

Daniel Lucas Pimenta Pinheiro, Diego Martins Simamoto, Thiago Ferreira Moreira

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.21

Capítulo 22: O peso da responsabilidade médica

Igor Silva Campos, Gabriel Santos Santana da Silva, Vinícius Ferreira Aratani

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.22

Capítulo 23: Faces enraizadas

Mateus Barros Bueno, Mike Vinícius Canto de Andrade, Natália Barreira Silva

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.23

Capítulo 24: Vivências discentes na faculdade de medicina durante o isolamento social pela pandemia de COVID-19

Pedro Arquimedes Oliveira Bezerra, Yuri Eduardo Fonseca Duarte, Letícia Martins Peixoto

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.24

Capítulo 25: Entre o medo e a esperança: As angústias de um estudante de Medicina em meio a pandemia

Carolina Rezende Lima, Gabriela Tomás Alves, Isabella Guzman Nunez del Prado

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.25

Capítulo 26: Possíveis mudanças para melhora da educação médica durante a pandemia da COVID-19, na perspectiva dos estudantes

Gyovanna Rodrigues Cardoso, Priscila Anice Fernandes, Nikolas Lisboa Coda Dias

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.26

Capítulo 27: Como a pandemia do COVID-19 afetou a educação médica e os futuros profissionais de saúde

Carolina Macedo Vilela Barreto, Marlon da Silva Pessanha Santos, João Augusto Nunes Vitorino

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.27

Capítulo 28: Ressignificação das vivências na graduação de Medicina e resiliência: Uma experiência de acadêmicos no isolamento social durante a pandemia da COVID-19

Amanda Colmanetti, Uriel da Silva Pires, Victor Custódio Ribeiro

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.28

Capítulo 29: O impacto emocional do retorno às aulas presenciais: Oportunidade de aprendizados e de desenvolvimento de habilidades

Laura de Lourdes Cardoso e Silva; Leonardo Carvalho Oliveira; Leticia Barbosa Caetano

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.29

Capítulo 30: Retorno presencial após pandemia COVID-19: Vivências de estudantes de medicina

Andressa Júlia Figueiredo dos Santos, Fernanda Cristina das Neves, Jéssica Ronize Oliva

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.30

Capítulo 31: Impactos da pandemia na qualidade do ensino-aprendizagem

Alissa Pinheiro Paes Leme, Gabriela Souza de Andrade, Jéssica Oliveira Noleto

DOI: 10.36229/978-65-5866-289-1.CAP.31

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?