Jogos Digitais e Sociedades Contemporâneas: Abordagens Multidisciplinares na Cultura Digital – Volume 1
Jogos Digitais

Descrição

Uma coletânea acadêmica sobre jogos digitais e suas interseções nas Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas deve abordar diversos pontos essenciais para capturar a complexidade e a multidisciplinaridade do tema. Portanto, considerando esse viés, registro aqui alguns pontos essenciais que poderão ser abordados nos trabalhos enviados:

  • Introdução aos Jogos Digitais nas Ciências Sociais Aplicadas e/ou Ciências Humanas
  • Histórico e Evolução dos jogos digitais e e sua integração nas Ciências Sociais Aplicadas e/ou Ciências Humanas.
  • Multidisciplinaridade nos jogos digitais: A importância de uma abordagem multidisciplinar para o estudo dos jogos digitais, integrando áreas que refletem sobre a cultura digital contemporânea.
  • Cultura Digital e Jogos: Cultura Participativa - Como os jogos digitais promovem uma cultura participativa, onde os jogadores não são apenas consumidores, mas também criadores de conteúdo.
  • Identidade e Representação: A construção de identidades e a representação de gênero, raça e outras categorias sociais nos jogos.
  • Comunidades de Jogadores: Análise das comunidades formadas em torno dos jogos, incluindo fandoms e eSports.
  • Impactos Sociais e Educacionais dos Jogos Digitais: Educação e Aprendizagem: O uso de jogos digitais como ferramentas educacionais e sua eficácia na promoção da aprendizagem.
  • Desenvolvimento Cognitivo e Social: Estudos sobre como os jogos influenciam o desenvolvimento cognitivo, habilidades sociais e comportamento dos jogadores.
  • Inclusão e Acessibilidade: A importância da inclusão e acessibilidade nos jogos digitais, garantindo que pessoas com diferentes habilidades possam participar.
  • Economia dos Jogos Digitais: Indústria dos Jogos - Análise de aspectos da indústria dos jogos, incluindo produção, distribuição e consumo.
  • Trabalho e Emprego: Condições de trabalho na indústria dos jogos e o impacto dos jogos na economia global.
  • Modelos de Negócios: Diferentes modelos de negócios dos jogos, como jogos freemium, microtransações e assinaturas.
  • Plataformização das Interfaces Sociais: Redes Sociais e Jogos - A interseção entre jogos digitais e redes sociais, e como as plataformas de mídia social estão integrando elementos de jogos.
  • Gamificação: Aplicação de elementos de jogos em contextos não lúdicos, como educação, saúde e trabalho, para engajar e motivar pessoas.
  • Infraestrutura Tecnológica: Análise das tecnologias subjacentes que suportam a plataformização, como inteligência artificial, realidade virtual e aumentada em jogos digitais.
  • Aspectos Legais e Éticos: Regulamentação e Políticas Públicas - Questões regulatórias relacionadas aos jogos digitais, incluindo a proteção de dados, direitos autorais e regulamentação de conteúdo.
  • Ética no Design de Jogos: Considerações éticas no desenvolvimento e design de jogos, incluindo a representação justa e responsável de diferentes grupos sociais.
  • Impacto Social e Políticas de Inclusão: Discussão sobre o impacto social dos jogos e a necessidade de políticas inclusivas que promovam a diversidade e a equidade.
  • Estudos de Caso e Perspectivas Futuras: Análises detalhada de casos específicos de jogos e suas interações sociais, culturais e econômicas / Discussões sobre as tendências futuras nos jogos digitais e suas implicações para as Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.

Organização

Dr. Caio Tulio Olimpio Pereira da Costa (http://lattes.cnpq.br/5202311461970353)

Submissão até

20/09/2024

Data de Publicação

31/10/2024

Taxa de Publicação

R$320,00
  • ISBN
  • DOI do livro e DOI para cada capítulo
  • Corpo Editorial
  • Licença de Atribuição Creative Commons 4.0
  • Disponibilização no site da Editora Poisson
  • Indexação progressiva em plaformas como: eduCAPES, Academia.edu, Smashwords, dentre outras

- Os textos devem ser enviados no seguinte formato:
- Os arquivos deverão ser enviados em Word 97-2003 ou superior.
- Apresentar o título centralizado no topo da página em letra maiúscula e negrito
- Incluir nome completo do (s) autor (es).
- Incluir os autores na ordem que deseja que conste na publicação.
- Resumo do trabalho em português.
- Palavras-chave: deverá ser apresentada em português
- Os trabalhos deverão ser enviados com revisão ortográfica e gramatical.
- Figuras, tabelas e gráficos deverão ter bom padrão de qualidade (deve-se conferir a numeração das figuras, tabelas e gráficos).

- O artigo deverá possuir no mínimo 5 e no máximo 25 páginas.

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