A implantação das novas diretrizes de extensão no ensino superior

A articulação entre pesquisa, ensino e extensão caracteriza o tripé que sustenta o ensino superior e garante uma formação eficiente capaz de promover o desenvolvimento do senso crítico, analítico e espírito humanístico no discente.

Por Dra. Suelania Figueiredo

A articulação entre pesquisa, ensino e extensão caracteriza o tripé que sustenta o ensino superior e garante uma formação eficiente capaz de promover o desenvolvimento do senso crítico, analítico e espírito humanístico no discente.

A extensão articulada com o ensino, amparada e fortalecida pela pesquisa garante, além de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, o envolvimento das Instituições de Ensino Superior – IES, de seu corpo docente, discente e administrativo com outros setores da sociedade.

Este processo consiste no aprendizado do aluno em sala de aula, fundamentado do ponto de vista teórico na pesquisa, e a prática do que aprende, através de prestação de serviços, projetos, eventos e oficinas, em suas áreas de formação, beneficiando as comunidades assistidas, em situação de exclusão.

Estudiosos afirmam que as práticas de Extensão no ensino superior são capazes inclusive, de reduzir desigualdades sociais, enquanto as IES assumem o papel social de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. Este é um assunto que vem sendo debatido nos últimos anos, entretanto a referida articulação ainda não foi implementada nas IES da maneira ideal, para o cumprimento do Art. 207 da Constituição Federal/88, em que trata da indissociabilidade do tripé que deve sustentar o ensino superior.

Para isso, é fundamental que as IES fortaleçam e incentivem a participação de seu corpo docente, discente e administrativo na realização de projetos de extensão que atendam às necessidades das comunidades assistidas, consolidando assim uma formação eficiente, pautada pelo senso crítico, analítico e espírito humanístico dos discentes.

Através desse processo integrado, as IES têm a oportunidade de realizar estudos e investigações que resultem em avanços científicos, tecnológicos e sociais, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e para a melhoria das condições de vida da população.

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