Cadastrar o DOI no Curriculum Lattes?

Como cadastrar o DOI no Curriculum Lattes

Cadastrar o DOI no Curriculum Lattes?

O DOI (Digital Object Identifier) é um identificador único e permanente atribuído a recursos digitais, como documentos, artigos, vídeos, imagens e outros tipos de conteúdo online. Ele foi desenvolvido para fornecer uma maneira consistente de localizar e acessar digitalmente esses recursos, garantindo que permaneçam identificáveis mesmo se o endereço URL original mudar.

Principais características do DOI:

  1. Unicidade e Permanência: Cada DOI é exclusivo e permanente, o que significa que um mesmo identificador nunca será atribuído a dois recursos diferentes. Isso facilita a identificação e a referência consistente ao longo do tempo.
  2. Resolução: Os DOIs são resolvíveis, o que significa que ao clicar em um DOI, você é redirecionado para o local exato do recurso digital, independentemente de sua localização original. A resolução de DOIs é possível por meio de serviços chamados de “resolvers”.
  3. Metadados: Cada DOI está associado a metadados que fornecem informações adicionais sobre o recurso, como título, autor, editora, data de publicação, entre outros. Esses metadados são cruciais para garantir uma descrição precisa do conteúdo referenciado.
  4. Aplicações: Os DOIs são amplamente utilizados em publicações acadêmicas, periódicos científicos, bases de dados, repositórios institucionais e em diversas outras áreas onde a identificação única e a referência consistente de recursos digitais são essenciais.
  5. Registro: A atribuição de DOIs é realizada por agências de registro, organizações responsáveis por manter a integridade do sistema. Essas agências garantem que os DOIs sejam atribuídos e gerenciados de acordo com padrões estabelecidos.

O DOI desempenha um papel fundamental na preservação da integridade acadêmica e científica, facilitando a localização e referência a recursos digitais em meio a mudanças de infraestrutura ou plataformas. Ele contribui para a estabilidade e a credibilidade da comunicação científica e digital.

Todos os livros da Editora Poisson possuem o DOI e abaixo fizemos um vídeo para lhe auxiliar a cadastrar suas publicações com DOI no seu Curriculum Lattes.

 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?