O que a CAPES compreende por livro?

O que a CAPES compreende por livro?

O que a CAPES compreende por livro?

“Compreende-se por livro um produto impresso ou eletrônico que possua ISBN ou ISSN (para obras seriadas) contendo no mínimo 50 páginas, publicado por editora pública ou privada, associação científica e/ou cultural, instituição de pesquisa ou órgão oficial”.

Fonte: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-deconteudo/33_FILO_class_livros_jan2017.pdf

 

O que é um livro?

A NBR 6029 é uma norma técnica brasileira publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Ela  define um livro como uma “publicação não periódica, impressa ou eletrônica, contendo texto manuscrito ou impresso, constituindo uma obra completa, de autoria de uma ou várias pessoas, podendo conter ilustrações e outros elementos gráficos, impressos em papel, cartão, tecido, plástico ou outros materiais, encadernados, em capa dura ou flexível, ou não encadernados”.

Essa definição abrange a variedade de formatos, materiais e características que um livro pode ter, seja ele impresso em papel ou em formato eletrônico. A NBR 6029 estabelece as orientações para a estrutura e apresentação física de um livro, buscando garantir a uniformidade e a clareza na sua organização

Embora a ABNT não defina o termo “e-book” em suas normas, é comumente aceito e reconhecido que um e-book é uma forma digital de um livro, permitindo a leitura em dispositivos eletrônicos.

CAPES aceita a publicação de e-books como forma de produção científica e acadêmica. Os critérios de avaliação da CAPES para livros acadêmicos incluem a possibilidade de considerar e-books como parte da produção intelectual. Os e-books podem ser submetidos e avaliados de acordo com os mesmos critérios aplicados aos livros impressos.

É importante ressaltar que os e-books devem ter ISBN (International Standard Book Number) para serem elegíveis na avaliação da CAPES. O ISBN é um identificador único atribuído a cada edição de um livro, seja ele impresso ou em formato eletrônico.

A Editora Poisson elaborou um tutorial para auxiliar os autores na inclusão da produção na Plataforma Lattes.

Ver vídeo de como incluir na Plataforma Lattes.

 

Para publicar seu livro, conte conosco. Veja na nossa página de submissões como realizar essa tarefa.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?