O que é uma banca acadêmica

Banca Acadêmica

O que é uma banca acadêmica

Uma banca acadêmica refere-se a um comitê ou painel de especialistas em determinada área do conhecimento que avalia e julga a qualidade e o mérito de trabalhos acadêmicos, como teses, dissertações, monografias ou artigos científicos. Essas bancas são geralmente formadas por professores e pesquisadores experientes e renomados na área em questão.

A banca acadêmica é responsável por examinar e analisar criticamente o trabalho apresentado, levando em consideração sua originalidade, relevância, rigor metodológico, contribuições para o campo de estudo, entre outros critérios. Os membros da banca podem questionar o autor do trabalho, fazer perguntas sobre aspectos específicos da pesquisa e discutir os resultados apresentados. Dependendo do tipo de trabalho acadêmico, a banca pode ser composta por três ou mais membros.

Após a apresentação e a defesa do trabalho diante da banca, os membros se reúnem para deliberar e tomar uma decisão sobre a aprovação ou reprovação do trabalho. Em casos de teses de doutorado, por exemplo, é comum que a banca delibere também sobre a atribuição do título de doutor ao autor do trabalho, caso seja aprovado.

As bancas acadêmicas desempenham um papel fundamental na garantia da qualidade e excelência da produção científica e acadêmica. Elas asseguram a avaliação imparcial e criteriosa dos trabalhos, contribuindo para a validação e disseminação do conhecimento produzido nas instituições de ensino e pesquisa.

A Editora Poisson também dissemina o conhecimento produzido nas instituições de ensino e pesquisa. Visite nossa biblioteca e baixe centenas de livros gratuitamente.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?