Capítulo 1: Docência universitária: Reflexões sobre a prática docente e a influência dos paradigmas
Alexandre Marinho Teixeira, Sirlene Donaiski Motin
Capítulo 2: Saberes docentes: Em análise as pesquisas apresentadas na Anped Sul no período de 2004 à 2014
Graciele Alice Carvalho Adriano, Leonardo Pavanello Junior, Taíze Santos Batistti, Rita BuzziRausch
Capítulo 3: Uma caracterização inicial da produção acadêmico-científica brasileira sobre socialização profissional docente
Matheus Gibbin Zanzini. Eduardo A. Terrazzan
Capítulo 4: Didática do ensino superior: A reflexão sobre a prática docente
Willderlânia Ximenes Cunha, Diana Guimarães Silva, Erica José Bezerra, José Batista Neto
Capítulo 5: Formação de professores e o desenvolvimento de competências para o ensino
Francisco Ricardo Miranda Pinto, Maria Tatiane Ferreira Lima, Maria da Paz Arruda Aragão, Liliane Luz Alves, Ilani Marques Souto Araújo, Daniel Luís Carneiro Madeira
Capítulo 6: A função da universidade e a formação continuada de professores: Pesquisa e emancipação
Denise Rosana da Silva Moraes, Berenice Lurdes Borssoi, Rosane Wandscheer Bortolini
Capítulo 7: Pensar, ler, ensinar: Notas sobre as atividades no estágio de docência e reflexões do supervisor nas suas interfaces teoria-prática.
Judite Eugênia Barbosa Costa, Marly Cutrim de Menezes
Capítulo 8: Contribuições para a compreensão sobre a formação de professores em cursos da modalidade a distância
Mara Lúcia Ramalho, Cláudia Elizabeth Baracho, Arlete Barbosa dos Reis
Capítulo 9: Mostra de curtas da educação infantil: Uma forma de registrar e ressignificar as experiências vivenciadas no estágio supervisionado
Lindalva Pessoni Santos, Cláudia do Nascimento, Márcia Aparecida Menezes, Silvana Custódio Pinheiro Melo, Viviane Arantes de Andrade
Capítulo 10: A formação continuada e o PDE: Do fenômeno da pesquisa à experiência dos alunos de um programa de mestrado e doutorado em Educação
Maria Beatriz de Castro Silva Bruce
Capítulo 11: Formação continuada de professores: Reflexões e práticas em ação
Eliara Zavieruka Levinski, Luciane Spanhol Bordignon
Capítulo 12: A ação do coordenador pedagógico no cotidiano de formação continuada da escola
Maysa Karla da Fonseca Beltrame
Capítulo 13: A experiência do estágio supervisionado para quem já exerce a docência
Aldeci França Araujo dos Santos, Vanda Duarte de Andrade, Marcos Paulo Oliveira Sobral
Capítulo 14: Saberes que permeiam a formação de professores de música
José Robson Maia de Almeida
Capítulo 15: Tradução intersemiótica como fator de contribuição para a história da educação escolar: um estudo sobre a importância da TI para a formação de professor com ênfase na apreciação das metodologias ativas
Maria Cristina Marcelino Bento, Paulo Sérgio de Sena, Ricardo Mendonça Neves dos Santos
Capítulo 16: A formação de professores e as dificuldades do fazer docente
Sílvio César Lopes da Silva, Alciene Pereira Marinho, Jailda Santos Arruda, Lucas Emanuel da Silva Gomes, José Ferreira de Lima Neto
Capítulo 17: Formação de formadores pnaic: parcerias, desafios e conquistas no tocantins.
Aldizia Carneiro de Araujo, Alessandra Escobar
Capítulo 18: Formação de professores de matemática de escolas públicas em tecnologias: Desafios.
Joselito Silva do Espírito Santo
Capítulo 19: A construção da autonomia dos futuros professores: O uso do portfólio e a formação docente
Giselle Larizzatti Agazzi, Maria José Marques
Capítulo 20: Incentivos à titulação de professores na universidade do estado da Bahia (UNEB)
Jacqueline Maria dos Santos, Alessandra Neiva Cerqueira, Roberta de Oliveira Leal, Lídia Boaventura Pimenta
Capítulo 21: Os programas de monitoria e tutoria no bacharelado em Ciências e Tecnologia da UFRN: Desafios e possibilidades
Julie Idália Araújo Macêdo, Kaline Melo de Souto Viana
Capítulo 22: Monitoria como um programa de iniciação à saberes pedagógicos
Liara das Graças Costa de Medeiros, Adriana Valéria Santos Diniz
Capítulo 23: O Pronatec como vivência docente para melhoria didática de acadêmicos bacharéis
Salmon Carlos Vitorino, Sérvulu Mário de Paiva Lacerda, Rayza de Lima Torres, Danilo da Silva Abreu, José Renato da Silva Abreu
Capítulo 24: Coordenador pedagógico como formador de professores da educação básica na escola de tempo integral
Raquel Pozzenato Silazaki, Renata Portela Rinaldi
Capítulo 25: A tessitura entre o trabalho docente e os saberes docentes: Uma tentativa de compreender a complexidade do fazer docente
Ana Tereza Felix da Silva Zuchini, Deusodete Rita da Silva Aimi, Everton Neves dos Santos
Capítulo 26: Campo de estudo formação de professores: Processo de construção e desenvolvimento deste domínio
Raquel Pozzenato Silazaki, Neiva Solange da Silva, Renata Portela Rinaldi
Capítulo 27: Aulas dinâmicas para o ensino interativo: Método e resultados de uma experiência de formação docente
Astério Ribeiro Pessoa Neto, Alzimária Ramos Pessoa, Carlos Alberto Ferreira Danon, Heitor Cordeiro Fragoso, Suzeli Mauro,
© 2017-2025 Criado por Editora Poisson