Educação Contemporânea – Volume 12 – Formação e Prática Docente

ISBN

978-65-5866-068-2

DOI

10.36229/978-65-5866-068-2

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: Atuação docente e pesquisa na educação infantil: o que as crianças bem pequenas nos revelam sobre seus interesses e participação nas práticas educativas?
Tacyana Karla Gomes Ramos
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.01

Capítulo 2: Profissão Docente: As auxiliares nas escolas de Educação Infantil no Município de Carapicuíba – SP
Emily Bomfim Souza, Débora da Silva Cardoso Silva
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.02

Capítulo 3: O Programa Despertar do SEBRAE na formação de professores da Educação Básica: Um recorte da aplicação do programa no estado de Santa Catarina
Mariana Marrara Vitarelli, Luciana Matos Santos Lima, Jefferson Reis Bueno, Ida Luciana Martins Noriler
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.03

Capítulo 4: A importância do letramento estatístico e uma relação com as categorias teóricas de Shulman (1986) para os professores da Educação Básica
Regina Medreiros de Macedo, Thayná de Oliveira Silva, Eduardo Keidin Sera
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.04

Capítulo 5: Participação dos docentes de Educação Física do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino de Joinville – SC em cursos de capacitação e eventos de dança
Silvana de França, Pedro Jorge Cortes Morales
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.05

Capítulo 6: O ensino superior como dispositivo impulsionador: Formação do profissional docente na Amazônia
Katsumi Letra Sanada, Mauro Sérgio Soares Rabelo, Fabiana Picanço da Silva
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.06

Capítulo 7: O processo de docência no Ensino Superior Brasileiro
Mayara Barbosa Costa
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.07

Capítulo 8: A docência na universidade e a formação continuada pedagógica expressas nas teses e dissertações da CAPES entre 2003 e 2020: Limites e perspectivas
Nathali Gomes da Silva, Maria da Conceição Carrilho de Aguiar
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.08

Capítulo 9: Rodadas Pedagógicas: Um relato de experiência de formação continuada no contexto remoto
Victor Augusto Both Eyng, Carla Carvalho de Aguiar, Thiago Pereira Alves Junqueira, Felipe Herszenhaut
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.09

Capítulo 10: Formação continuada de docentes em minicursos não presenciais
Patricia Thoma Eltz, Patricia Pinto Wolffenbuttel
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.10

Capítulo 11: Importância da formação continuada na construção da identidade profissional docente: O que dizem as gestoras das escolas públicas da rede Municipal do Recife
Juliana Ferreira da Silva, Maria da Conceição Carrilho de Aguiar
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.11

Capítulo 12: Formação continuada de professores no Ensino Fundamental: Os desafios das relações interpessoais no ambiente escolar
Claudia Patricia Melo Marinho Santos
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.12

Capítulo 13: Conteúdos de Geopolítica e a formação continuada de professores em Geografia
Rafael Bartimann, Rafael Bastazini
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.13

Capítulo 14: Formação continuada para professores: Discutindo o Ensino Médio Integrado
Rosângela Santos da Silva, Ana Cláudia Ribeiro de Souza
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.14

Capítulo 15: Como um girassol amarelo… Uma experiência de monitoria em Atendimento Educacional Especializado
Rúbia Silva Santos, Eunice Maria da Silva, Dilma Carmem Costa da Silva
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.15

Capítulo 16: Possibilidades para a construção de uma prática pedagógica de combate ao racismo: Refletindo sobre uma experiencia no PIBID
Omnyrá Prazeres Farias, Abilene Farias Rodrigues, Leila Iria Cabral Barreto
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.16

Capítulo 17: A escola como espaço de formação docente: Instrumentalização para implementação de práticas de inclusão escolar
Lucimar Soares Motta, Egon Paulo Dreyer
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.17

Capítulo 18: Representações sociais e prática pedagógica na Amazônia: Saberes de professores sobre educação étnico-racial
Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior, Antônio Luís Parlandin dos Santos, Maria Elenilda dos Santos, Mauricio Calderaro Pinheiro, Jeanni Reis Vieira de Campos, Amanda Pereira Marques de Almeida
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.18

Capítulo 19: Práticas pedagógicas e condições de trabalho: Possibilidades para falar de si, ressignificar sintomas e (trans)formação docente
Jéssica Vidal Damaceno Albano, Filomena Elaine Paiva Assolini
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.19

Capítulo 20: Contribuições da didática para a formação docente
Evanildo Moraes Estumano, Ramon Brendo Oliveira da Silva, Thiago Sousa da Silva, Ramily Maciel Matos, Walneia Soraia Nascimento da Cunha
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.20

Capítulo 21: Formação de professores: Um panorama do Programa União Faz a Vida no município de Porto dos Gaúchos MT
Aline Fernanda Ventura Sávio Leite, Fábio Moreira de Souza, Flávia Ferreira Muniz, Paulo Ricardo Pires, Lilian da Silva
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.21

Capítulo 22: Formação docente em Geografia no curso de Pedagogia: Reflexões sobre aprender para ensinar
Adriana David Ferreira Gusmão
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.22

Capítulo 23: O ato de ensinar como um processo tradutório: Um novo olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem
Marina Martin
DOI: 10.36229/978-65-5866-068-2.CAP.23

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?