Educação Contemporânea – Volume 15 – Ensino Superior

ISBN

978-65-5866-057-6

DOI

10.36229/978-65-5866-057-6

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: Afetos e subjetividades de estudantes na pandemia: Relato de experiência
Eliene Nery Santana Enes, Maria Gabriela Parenti Bicalho
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.01

Capítulo 2: Atividades recreativas como parte da metodologia didática no Ensino Superior aplicadas às disciplinas mecânica dos fluidos e hidráulica
Anderson Ravik dos Santos, Emmanuel Kennedy da Costa Teixeira
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.02

Capítulo 3: Didática e Projeto de Produto 4: A coerência de um desafio metodológico colaborativo
Eduardo Américo Pedrosa Loureiro Júnior, Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva, Carlos Eugênio Moreira de Sousa, Lara Dias Monteiro Josino, Levi Holanda Castelo Branco
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.03

Capítulo 4: Práticas educativas no contexto da indústria 4.0: Algumas considerações
Fernando Covolan Rosito, Eliana Maria do Sacramento Soares, Carine Geltrudes Webber
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.04

Capítulo 5: A prática docente dos professores de engenharia da PUC Minas na perspectiva de alunos e professores
Gláucia Nolasco de Almeida Mello, Mariana Veríssimo Soares de Aguiar e Silva
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.05

Capítulo 6: Estratégias de minimização de lacunas de conhecimentos básicos de discentes ingressantes em cursos de graduação em Engenharia Química
Ruthinéia Jéssica Alves do Nascimento, Maristelly Lopes Souza, Vinicius Vescovi
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.06

Capítulo 7: Estudo dos índices de retenção e reprovação nos cursos de Engenharia do Campus Centro do Instituto Federal Fluminense
Luilcio Silva de Barcellos, Leonardo Carneiro Sardinha, Simone Souto da Silva Oliveira, Odino Ferreira Neto, Juliana Santos Barcellos Chagas Ventura, Luiz Gustavo Lourenço Moura, Flávia Peixoto Faria, Maurício Gonçalves Ferrarez, Luis Maurício Monteiro Tavares Guedes, Douglas de Jesus Vitoi Fonseca, Vantelfo Nunes Garcia, Alex Cabral Barbosa
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.07

Capítulo 8: Veteranos melhoram o desempenho dos calouros do curso de Zootecnia
Maria Fernanda Soares Queiroz Cerom, Vanessa Sobue Franzo, Valcinir Aloisio Scalla Vulcani
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.08

Capítulo 9: Desvendando os motivos da evasão acadêmica: Um estudo de caso
Leonardo Torres Marques, Bruno Torres Marques, Carlos Alexandre Morais Silva, Rayana Souza Rocha, Jesaias Carvalho Pereira Silva, Lenardo Chaves e Silva, Paulo Gabriel Gadelha Queiroz, Angélica Félix de Castro
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.09

Capítulo 10: Importância do Projeto “Visitando a Biologia da UEPG” para alunos com necessidades especiais
Ivonete Pidigurne, Kauane Chicora, Alice Eulália de Oliveira Lima, José Fabiano Costa Justus
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.10

Capítulo 11: Importância do Projeto “Visitando a Biologia da UEPG” para os alunos visitantes
Ingrid Aparecida Del Ponte Lopes, Luana Cristina Espíndola, José Fabiano Costa Justus
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.11

Capítulo 12: As expressões do suicídio como fenômeno social nas Universidades
Ilaiane Coelho Souza, Ana Paula de Oliveira Ramos, Ozzano Galvão de Oliveira
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.12

Capítulo 13: Promoção da saúde: Percepções e vivências de estudantes de Medicina e Enfermagem
Lúcia Rondelo Duarte, Carolina Munhoz Pereira, Alini de Oliveira Souza Mendes, Melissa Amanda Lourenço
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.13

Capítulo 14: A espiritualidade na educação médica
Sueko Nakazone, Lúcia Rondelo Duarte
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.14

Capítulo 15: Ergonomia aplicada à Engenharia de Produção –  Interdisciplinaridade em caso de projeto
Francisco de Assis  Araujo
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.15

Capítulo 16: História do PET Engenharia Elétrica UFES
Aiury Sant’Anna Jureswski, Alaf do Nascimento Santos, Murilo Santolini de Mendonça, Pedro Henrique Fabriz Ulhoa
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.16

Capítulo 17: IV Encontro de Grupos PET CEFET-MG e I Encontro Regional de Grupos PET: IV INTERPET e I ERPET
Ludmila Aparecida de Oliveira, Letícia Soares Santos, Reginaldo Barbosa Fernandes, Samuel de Souza Ferreira Terra, Sara Luiza Silva
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.17

Capítulo 18: Fundição Squeeze Cast: Construção de uma bancada didática utilizando um motor de fusca
Lisiane Trevisan, Júlio César Almeida Mientkewicz, Daniel Antonio Kapper Fabricio, Vinicius de Freitas Paz
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.18

Capítulo 19: Desenvolvimento de um medidor inteligente de baixo custo para aplicação em Smart Grid como caso de aprendizagem baseada em problema
Alexandre Magnus Fernandes Guimarães, Gabriel de Melo Souza, Rhendson Alexandre Ferreira
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.19

Capítulo 20: Planta didática para controle de velocidade e de posição angular de um motor elétrico de corrente contínua: Uso do método PID Discretizado
Peter Franklin Ribeiro de Souza, Jonnathan de Souza Acre das Mercês, Daniel Khede Dourado Villa
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.20

Capítulo 21: Desenvolvimento de planta didática de controle de nível de água e de temperatura para sistemas de controle
Marcelo Antônio Rodrigues Filho, Isabelli Sasdelli Tavares
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.21

Capítulo 22: Construção de uma ferramenta tátil de química para o ensino e aprendizagem do Diagrama de Linus Paulling: Configuração eletrônica
Rafael Amazonas Barros, Nayana Cristina Gomes Teles
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.22

Capítulo 23: Caracterização de erros experimentais em circuitos eletrônicos no Laboratório Remoto VISIR+
Isabelli Sasdelli, Gustavo Ribeiro da Costa, Wilson Valente Junior, Luis Carlos Martinhago Schlichting
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.23

Capítulo 24: Percepções de alunos de graduação sobre gênero em Ciência da Computação
Uyara Ferreira Silva, Deller James Ferreira, Ana Paula Laboissière Ambrósio, João Lucas dos Santos Oliveira
DOI: 10.36229/978-65-5866-057-6.CAP.24

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?