Pesquisa aplicada e produtos educacionais: resolução de problemas em educação profissional e tecnológica

ISBN

978-65-5866-579-3

DOI

10.36229/978-65-5866-579-3

Descrição

Desejamos que a leitura desta obra permita aos leitores vislumbrar a potência dos produtos educacionais do ProfEPT como instrumentos de diálogo educacional e de inovação pedagógica. Que este livro seja um convite à reflexão crítica e à apropriação de práticas que contribuam com a formação integral dos trabalhadores brasileiros.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Organizadores

Clair Eliane Naysinger Borges

Ana Sara Castaman

Josimar de Aparecido Vieira

 

Prefácio

Roberta Pasqualli, Maria Adélia da Costa

Apresentação

Ana Sara Castaman, Clair Eliane Naysinger Borges, Josimar de Aparecido Vieira

PARTE 1

Linha de pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica

Macroprojeto 1: Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica

Capítulo 1: Bases para construção do produto educacional: EJA Digital – Roda de Conhecimentos Digitais

Adriana Fortes Ribeiro Scuiciato, Aline Grunewald Nichele

DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.01

Capítulo 2: Formação cidadã e prática pedagógica: desenvolvimento de um jogo virtual para ensino de noções básicas de direito trabalhista na educação profissional e tecnológica

Viviane Dóris Kaspary, Josiane Carolina Soares Ramos Procasko, Liliane Madruga Prestes

DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.02

Capítulo 3: Juventude, trabalho e transição para o ensino médio: o uso de podcast educacional como recurso pedagógico

Renan Silveiro Rosa, Andréia Modrzejewski Zucolotto

DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.03

Capítulo 4: O produto educacional como ferramenta de formação continuada para bibliotecários da Educação Profissional e Tecnológica

Gabriela Pinheiro Anhaia, Andréia Modrzejewski Zucolotto

DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.04

Capítulo 5: Produto educacional: “Guia de gerenciamento do Instagram: o uso da mídia digital em páginas institucionais”

Bruna Helfenstein Zanardo, Liliane Madruga Prestes, Maria Augusta Martiarena

DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.05

Capítulo 6: Produto educacional para a socialização do conhecimento por meio da cultura maker no Instituto Federal Catarinense

Jonatan Marguti Pereira, Aline Grunewald Nichele

DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.06

Capítulo 7: Unidade de Ensino Gamificada para Aprendizagem Significativa em Marketing EaD: um estudo de caso no SENAC

Roberto dos Santos Oliveira,  Michelle Camara Pizzato

DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.07

Macroprojeto 2: Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica

Capítulo 8: Educar escutando: Círculos de Cultura Freireanos como estratégia de ensino na construção de um produto educacional para a escuta das juventudes

Helder Felipe da Silva de Oliveira, Liliane Madruga Prestes

DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.08

Capítulo 9: O que são as ações afirmativas no contexto da EPT? Um olhar sobre os núcleos do IFRS

Jorge Luiz dos Santos de Souza, Liliane Madruga Prestes

DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.09

Capítulo 10: Parte-Totalidade na proposta curricular dos Institutos Federais: a sequência didática do Círculo de Cultura para a formação humana integral

Tainá Nunes da Silva, Andréa Poletto Sonza

DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.10

PARTE 2

Linha de pesquisa: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica

Macroprojeto 4: História e memórias no contexto da Educação Profissional e Tecnológica

Capítulo 11: Entre memória e formação: um produto educacional sobre Mestre Bauer e seu legado

Renan Ziglioli de Sousa, Maria Augusta Martiarena

DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.11

Macroprojeto 5: Organização do currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica

Capítulo 12: Entre a formação e o trabalho: curso de formação profissional sobre Indústria 4.0 no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica

André Benheker Bernardes, Ana Sara Castaman

DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.12

Capítulo 13: O produto educacional como interlocução entre o ensino médio integrado à educação profissional e o mundo do trabalho

Luciana Fraga Hoppe, Ana Sara Castaman

DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.13

Capítulo 14: Resgate histórico das Relações Curriculares entre os Ensinos Médio Propedêutico e Técnico no Campus Pelotas do IFSul

Gabriel de Oliveira Xavier, Maria Cristina Caminha de Castilhos França, Lucília Regina de Souza Machado

DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.14

Macroprojeto 6: Organização de espaços pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica

Capítulo 15: Avaliação da Política de Ações Afirmativas do IFRS

Margarida Prestes de Souza, Clarice Monteiro Escott, Andréa Poletto Sonza

DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.15

Capítulo 16: Catálogo do Aluno: uma proposta para a organização do conhecimento em espaços formais do IFRS-POA

Anderson Ferreira Caldieraro, Sérgio Wesner Viana

DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.16

Capítulo 17: Contribuições do produto educacional multimidiático: Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão como caminhos para a permanência e êxito escolar no ensino médio integrado

Janaína Barbosa Ramos, Clarice Monteiro Escott

DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.17

Capítulo 18: Guia de participação discente nos órgãos colegiados do IFRS – Campus Restinga: um produto educacional voltado à gestão democrática dos Institutos Federais

Tanise Fernandes Lima, Josimar de Aparecido Vieira

DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.18

Capítulo 19: Guia de referência para aquisição de bens permanentes: produto educacional voltado a extensionistas e pesquisadores da educação profissional e tecnológica

Clair Eliane Naysinger Borges, Josimar de Aparecido Vieira

DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.19

Capítulo 20: Perspectivas educacionais e sentido de pertencimento dos servidores Técnicos Administrativos em Educação: um estudo de caso no Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Rossana Costa Pauli, Sérgio Wesner Viana

DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.20

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2025 Criado pela Editora Poisson

Posso ajudar?