Capítulo 1: Breves notas sobre a universidade moderna e sua contribuição para a construção e organização da universidade brasileira
Geraldo de Souza Ferreira
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.01
Capítulo 2: Política pública de assistência estudantil: Um relato de experiência sobre o Programa Mais Futuro
Erinaide de Oliveira Santos, Eunice Maria da Silva
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.02
Capítulo 3: Direito à educação no campo como um direito humano e constitucional: Uma garantia tardia no Nordeste
Ana Claudia Lima da Silva, Gildo Ribeiro de Santana
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.03
Capítulo 4: Desigualdades educacionais: Desafios de professores e alunos da EJA como promotores das mudanças no estado do Amazonas
Ronan Oliveira Melo Viana
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.04
Capítulo 5: A trajetória da Educação Escolar Indígena no Brasil e seus desdobramentos entre os Terena no Mato Grosso do Sul
Francieli de Oliveira Meira
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.05
Capítulo 6: Educação jesuítica para bem viver na escravidão
Maria Alveni Barros Vieira
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.06
Capítulo 7: Institucionalização do Ensino a Distância no Brasil – A busca pela legitimação
Gustavo Perri Galegale, Débora Richter Brólio
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.07
Capítulo 8: Formação de professores no Brasil: Um breve resgate histórico
Maria Elizabete Pereira dos Santos, Suely Alves da Silva
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.08
Capítulo 9: Ensino, pesquisa e extensão o elo da teoria e a prática pedagógica: Conhecimentos necessários na formação continuada dos professores da Educação Básica
Jessé Ovídio de Santana, José Franco de Azevedo
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.09
Capítulo 10: Trajetos formativos e identidades docentes na EBPT em um instituto federal do Estado de São Paulo
Maristel Kasper, Vantoir Roberto Brancher
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.10
Capítulo 11: Educação problematizadora para tomada da consciência
Danice Betânia de Almeida, Dionara Freire de Almeida
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.11
Capítulo 12: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira
João Paulo Ferreira da Silva, Lucas Santos da Silva, Waldeci Ferreira Chagas
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.12
Capítulo 13: Quiz: Jogo didático como ferramenta para o entendimento do conteúdo de funções inorgânicas no ensino de Química frente à pandemia da Covid-19
Barbara Daminnicy Nogueira de Oliveira, Analice de Almeida Lima, Suely Alves da Silva, Maria Elizabete Pereira dos Santos
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.13
Capítulo 14: Um Framework para Jogos Digitais Educativos Solidários
Brunno Davisson Melo Cavalcante, Arturo Hernández Domínguez
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.14
Capítulo 15: Análise de jogos eletrônicos violentos, proposta de cenários considerando a coletividade e regras numa perspectiva ética para o Projeto de Jogos Eletrônicos Solidários
Arturo Hernández Domínguez, Vanderleide Rodrigues Hernández
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.15
Capítulo 16: Teoria dos Registros de Representação Semiótica e Teoria dos Campos Conceituais: Reflexões no ensino da Matemática
Danice Betania de Almeida, Dionara Freire de Almeida
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.16
Capítulo 17: Oficina de SCILAB para matrizes e sistemas lineares: Uma ação do Projeto Sarminina Cientistas
Valeska Martins de Souza, Kátia Simone Teixeira da Silva de La Salles, Kayla Rocha Braga
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.17
Capítulo 18: Relato de experiência de ensino híbrido na disciplina de Química Geral
Matheus Gonçalves Bezerra, Janaina Cristine Nunes Jucá, Ana Rosa Carriço de Lima Montenegro Duarte
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.18
Capítulo 19: Saúde mental de estudantes universitários: Uma revisão guarda-chuva 224
Ariele de Freitas Macedo, Neyfsom Carlos Fernandes Matias
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.19
Capítulo 20: O uso de metodologias ativas como estratégia de ensino numa sequência didática em uma turma do 6º ano de uma escola da rede pública de Anguera-BA
Jocassia Souza Silva, Marcleide Mendes Vasconcelos, Valber Márcio de Argolo Melo
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.20
Capítulo 21: A reconfiguração da avaliação fundamental em escola pública na cidade de Manaus na Base Nacional Comum Curricular: Explorando abordagens e desafios pós-pandemia Covid-19
Dirceu Gonçalves Pereira Junior
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.21
Capítulo 22: A ilustração dos livros de literatura infanto juvenil: Representações das marcas da etnicidade, raça, gênero, sexo e identidades
Lenise Oliveira Lopes
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.22
Capítulo 23: Horta escolar: Um espaço para aprendizagens de Educação Ambiental no pós-pandemia
Deiwid Gracioli da Silva, Suzimary Specht
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.23
Capítulo 24: Francis Bacon e René Descartes e suas contribuições para o estudo da Geografia da Natureza
Luciane Scheuer, Leonardo Ravaglia Ferreira Gonçalves, Valéria de Meira Albach
DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.24
© 2017-2024 Created by Editora Poisson