Educação no Século XXI – Volume 12 – Artes & Design

ISBN

978-85-7042-094-7

DOI

10.5935/978-85-7042-094-7

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação artes e design, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: “Sentir através de”: A produção de imagens multissensoriais no ensino do desenho
Ricardo Ferreira Lopes, Lelia Mendes de Vasconcellos

Capítulo 2: O ensino de arte e desenho: Liceu de artes e ofícios do rio de janeiro
Esther Santos Chaves, Wilson Barbosa Alves

Capítulo 3: O desenho de pictogramas: Uma experiência como disciplina
Andrea Faria Andrade, Bárbara de Cássia Xavier Cassins Aguiar, Paulo Henrique Siqueira

Capítulo 4: Geometria aplicada ao contexto sócio histórico cultural dos educandos
Juliane Figueiredo Fonseca, Frederico Braida

Capítulo 5: Representação gráfica do patrimônio arquitetônico através de escaneamento e impressão 3D
Tiago Bittencourt Rocha, Rodolfo Nucci Porsani, Luiz Antonio Vasques Hellmeister, Maria Solange Gurgel de Castro Fontes

Capítulo 6: Modelagem arquitetônica, projeto digital e ações colaborativas
Ivan Silvio de Lima Xavier, Philipe Lopes Cantreva, Clara Cataldi Milward Andrade

Capítulo 7: Favela, imagem e brasilidade: O design dos irmãos campana
Claudio Lima Ferreira, Haroldo Gallo

Capítulo 8: Ecodesign e ciclo de vida nas cadeias produtivas da sociobiodiversidade amazônica: Valorização do couro do jacaré-açu para geração de renda
Andréa Franco Pereira, Marcos Eduardo Coutinho, Laura de S. C. Carvalho Silva Pinto, Amanda Arantes Bastos

Capítulo 9: Lamp – laboratório de modelagem e prototipagem
Márcio Henrique de Sousa Carboni

Capítulo 10: Disciplinas optativas no curso bacharelado em expressão gráfica da UFPR
Bárbara de Cássia Xavier Cassins Aguiar, Márcio Henrique de Sousa Carboni, Francine Aidie Rossi

Capítulo 11: Assistência Educacional de Mecânica para Motoristas
Eduardo Oliveira Lopes, Agatha Araújo Trindade, José Vitor da Silva Costa

Capítulo 12: Design na educação: Buscando caminhos para lidar com a diversidade em sala de aula
Evandro José de Almeida, Cyntia Santos Malaguti de Sousa

Capítulo 13: O design da informação nas estratégias e métodos de design thinking aplicados ao ensino fundamental
Iara D’Ávila Zorzal, Sebastiana Luiza Bragança Lana

Capítulo 14: A aplicação do design da informação em sinalização de extintores de incêndio
Antônio Henrique Villela Alves, Paulo Gustavo Von Krüger, Fernando José Silva, Cynara Fiedler Bremer, Douglas Felipe de Souza Santiago

Capítulo 15: Impressão 3D no design de acessórios
Mariana Schaefer, Valdirene Gruber, Irma Haensch Pereira

Capítulo 16: Desenho de joias com o software rhinoceros – uma experiência didática
Bárbara de Cássia Xavier Cassins Aguiar, Giancarlo de França Aguiar, Andrea Faria Andrade

Capítulo 17: Biomimética no design e locomoção de robô modular apodal
Guilherme Senoo Hirata, Vitor Hugo Prado Gomes, João Vitor Quintiliano Silvério Borges, Dianne Magalhães Viana, Carla Maria Chagas e Cavalcante Koike

Capítulo 18: Metadisciplina na Inter-relação entre o Design e a Educação
Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva, Lya Brasil Calvet, Alexander Catunda Carneiro, Alline de Albuquerque Bezerra Moreira, Victor Silva Morais Furtado

Capítulo 19: Finalidades e práticas no ensino de música e canto orfeônico na Escola Ginasial Pública de Curitiba (1931-1956)
Wilson Lemos Junior

Capítulo 20: Entre a vida e a música: A construção da identidade profissional docente de licenciandos em música da UFRN
Gislene de Araújo Alves

Capítulo 21: A formação inicial dos professores de artes da Universidade Federal de Sergipe
Aandries dos Santos, Cirlene Souza de Oliveira, Eduardo Keidin Sera

 

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?