Educação no Século XXI – Volume 41

ISBN

978-85-7042-173-9

DOI

10.36229/978-85-7042-173-9

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: (DES)caminhos de formação para a docência: Registros que contam (para a) História
Felipe Ferreira, Thiago Jandre Garcia

Capítulo 2: Formação docente para o ensino superior e os motivos de bacharéis frequentarem um programa de mestrado em educação
Bruna Donato Reche, Maura Maria Morita de Vasconcellos

Capítulo 3: Carreira docente, crenças na formação do professor: Revisando paradigmas
Evandro Antônio Corrêa, Suzete Verginia de Souza Reiter

Capítulo 4: A importância do projeto político pedagógico e do currículo escolar como instrumento para as ações do PIBID: Projeto ‘Estudo das Frações por meio dos Aplicativos Digitais’
Rodiney Marcelo Braga dos Santos, Waléria Quirino Patrício, Thamires Santos Andrade, Francisca Keulhy Soares Sousa, Diêgo Sabino Mangueira, Arlan Fernandes do Nascimento, Mylenna Vale de Figueiredo, Aldair Lima Vieira

Capítulo 5: Experiências iniciais de bolsistas do PIBID: Utilizando um jogo didático como recurso de aprendizagem Matemática
Cíntia Nunes da Silva, Gabriela Conceição da Silva Velozo, José Ítallo Martins Silva Diniz, Thálya Millena Bezerra, Adriana da Silva Velozo Bezerra

Capítulo 6: Os impactos do PIBID na educação básica contados atraves da visão dos licenciandos em química do IFMA Campus Açailândia
Eleilde de Sousa Oliveira, Helilma de Andréia Pinheiro, Ismael Carlos Braga Alves, José Ribamar Nascimento dos Santos, Luciana Cutrin Dias, Weliton Carlos Vieira Fonseca, Marcélio Castelo Branco de Sousa

Capítulo 7: Programa institucional de bolsa de iniciação a docência: Experiências e saberes indispensáveis na formação docente.
Gislaynne Maria Ribeiro da Silva, Maiara Bernardino da Silva, Thiago Jefferson de Araujo

Capítulo 8: (Auto)formação continuada docente militar
Lucinéia Contiero, Humberto Lourenção

Capítulo 09: O Projeto Político-Pedagógico no processo de construção da gestão democrática
Dayana Simplício dos Santos, Elzimeire Coelho Matos, Maria Dilma Lima

Capítulo 10: O ato de planejar: Uma necessidade articulada entre o projeto político-pedagògico da escola e o plano de ensino do docente
Mízia Batista de Lima Silveira, Rilva José Pereira Uchôa Cavalcanti, Zelia Maria Freitas dos Santos

Capítulo 11: Legislações da educação e o cotidiano do gestor escolar
Antonio Jose Saviani da Silva, Tania Regina Corredato Periotto

Capítulo 12: Notas para (re)pensar a educação física escolar: Um enfoque histórico sobre a legislação educacional no Brasil
Janine Furtunato Queiroga Maciel, Juliane Suelen Gonçalves Rabelo Galvão, Patrícia Fortes de Almeida, Alison Fagner de Souza e Silva

Capítulo 13: Observatório crítico de políticas públicas para a educação básica e os direitos humanos
Sandra Regina Gavasso Amarantes, Sidney Reinaldo da Silva, Edna Luzia Cavalari Barbosa (in memorian)

Capítulo 14: Mercosul educacional: Uma análise dos planos do setor educacional para o ensino superior (1990 a 2020)
Vanessa Alves Bertolleti

Capítulo 15: Marcos regulatórios da pós-graduação Stricto Sensu no Brasil
Joselaine Cordeiro Pereira

Capítulo 16: Análise dos objetivos do Estado x Interesses de Mercado na Gestão do PRONATEC
Sérgio Inácio da Rosa, Wania Regina Coutinho Gonzalez, Anthone Mateus Magalhães Afonso, Katana de Fátima Diniz Boaes

Capítulo 17: Políticas de educação profissional ontem e hoje: Rupturas ou continuidade?
Diana Gurgel Pegorini, Maria Lourdes Gisi

Capítulo 18: Interculturalidade, intersetorialidade e interdisciplinaridade: limites e possibilidades
Maria de Lourdes Parreiras, Ademir José dos Santos

Capítulo 19: Diálogos sobre a BNCC: Da sua necessidade, viabilidade e oportunidade
Adriana Bezerra Cavalcanti Santana, Alessandra da Silva Luengo Latorre, Mônica Mascarenhas dos Santos

Capítulo 20: Rádios comunitárias e educação: Conteúdo versus legislação
André Luiz Vailati, Veronica Gesser, Isaura Maria Longo

 

 

 

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?