Educação: reflexões e experiências – Volume 12

ISBN

978-65-5866-575-5

DOI

10.36229/978-65-5866-575-5

Descrição

Nesta coletânea de artigos, mergulhamos em um oceano de reflexões profundas e experiências inspiradoras, navegando por um vasto território de ideias e práticas educacionais.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: O estágio em Pedagogia e a observação do cotidiano escolar: uma compreensão teórica a partir da pesquisa do tipo etnográfica

Marlei Gomes da Silva Malinoski, Margaret Maria Schroeder, Maria Francisca Vilas Boas Leffer, Maria Cristina Elias Esper Stival

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.01

Capítulo 2: Projeto de pesquisa na Educação Básica por meio da formação continuada: um delineador no processo de alfabetização científica e da prática docente

Doraci Moreira de Souza Figueiredo, Giovanne Tavares Ferreira, Clebson dos Santos Simplício, Ivone Jacarandá Braga Mendes, Rosilene Sousa Mourão, Paula Sibbele Souza Santos, Romulo Santiago Martins, Suellen Cordeiro da Silva, Nelma Simone Santana Rosa, Rosivaldo dos Santos Carvalho, Aldeni Melo de Oliveira

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.02

Capítulo 3: Mapa conceitual e o processo de iniciação científica na Educação Básica: uma abordagem da alfabetização científica através da aprendizagem significativa

Clebson dos Santos Simplício, Ivone Jacarandá Braga Mendes, Rosilene Sousa Mourão, Paula Sibbele Souza Santos, Romulo Santiago Martins, Suellen Cordeiro da Silva, Doraci Moreira de Souza Figueiredo, Nelma Simone Santana Rosa, Giovanne Tavares Ferreira, Rosivaldo dos Santos Carvalho, Aldeni Melo de Oliveira

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.03

Capítulo 4: Documentação pedagógica na Educação Infantil: caminhos para compreender, refletir e contar as experiências e aprendizagens dos bebês

Deisi Vieira Fernandes Bissoloti, Patricia Thoma Eltz

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.04

Capítulo 5: Gestão escolar, família e escola assumindo juntas a função de educar

Valdelina Pedrosa Machado Luz, Maria do Amparo da Silva Andrade

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.05

Capítulo 6: Gestão educacional: desafios e possibilidades na escola pública

Ivone Jacarandá Braga Mendes, Clebson dos Santos Simplício, Rosilene Sousa Mourão, Paula Sibbele Souza Santos, Romulo Santiago Martins, Suellen Cordeiro da Silva, Doraci Moreira de Souza Figueiredo, Nelma Simone Santana Rosa, Giovanne Tavares Ferreira, Rosivaldo dos Santos Carvalho, Aldeni Melo de Oliveira

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.06

Capítulo 7: A educação paranaense no século XX: uma análise da criação do grupo escolar de Arapongas

Gabrielle Spoliante Coitinho Rubio, Vanessa Alves Bertolleti

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.07

Capítulo 8: Educação e Ética – o diálogo como princípio para uma formação compromissada com as pessoas

Geraldo de Souza Ferreira

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.08

Capítulo 9: Autonomia e universidade: um olhar sobre a produção intelectual de Anísio Teixeira

Vanessa Alves Bertolleti

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.09

Capítulo 10: A escuta psicanalítica na universidade: experiências de acolhimento no Projeto CEDH Acolhe da UNESPAR

Eduardo Alberto da Silva

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.10

Capítulo 11: O brincar das crianças de hoje e o brincar das crianças de ontem: um reflexo no ambiente escolar

Ludmilla Santos Moreira, Davyd Guilherme Silva dos Reis, Mary Cidia Monteiro Sousa Costa, Juciléa Neres Ferreira

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.11

Capítulo 12: Sustainability in play: testing a learning game with children and pre-teens

Helena Maria de Figueiredo Pina, Cláudia Marisa Vasconcelos Silvestre, Susana Raquel de Oliveira Ferreira de Araújo

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.12

Capítulo 13: Validade de conteúdo do “Manual de Instruções do Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP)”

Alexandra Monticeli de Souza Ricardo Belato, Cybelle Maria Veiga Loureiro, Aline Moreira Brandão André

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.13

Capítulo 14: Educação financeira e tecnologias digitais: contribuições para a Educação Básica

Lorena Andrade Costa, Alan Cordeiro Fagundes, Patricia Rabelo Gourlart

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.14

Capítulo 15: O uso de jogos digitais para o desenvolvimento do pensamento computacional em aulas de matemática

Luis Eduardo Silva Góes

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.15

Capítulo 16: Software educacional CMap Tools para a construção de mapas conceituais: uma metodologia ativa para aplicabilidade da língua inglesa para estudantes da iniciação científica

Giovanne Tavares Ferreira, Doraci Moreira de Souza Figueiredo, Clebson dos Santos Simplício, Ivone Jacarandá Braga Mendes, Rosilene Sousa Mourão, Paula Sibbele Souza Santos, Romulo Santiago Martins, Suellen Cordeiro da Silva, Nelma Simone Santana Rosa, Rosivaldo dos Santos Carvalho, Aldeni Melo de Oliveira

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.16

Capítulo 17: Tecnologias nas aulas de educação física escolar: possibilidades a partir do ensino remoto

Maria Goretti da Cunha Lisboa, Jozilma de Medeiros Gonzaga, Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino, Victor Sabino de Queirós, Maria Anielly da Silva Souza

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.17

Capítulo 18: Adaptando jogos eletrônicos para as aulas de educação física na escola

Maria Goretti da Cunha Lisboa, Jozilma de Medeiros Gonzaga, Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino, Jefferson Santos Braga

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.18

Capítulo 19: Um olhar sobre a publicidade dos jogos online no comportamento dos jovens

Lucas Mendes Zelante, Maicon Jean Pelegrine

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.19

Capítulo 20: O modelo PlaMotExAna para apoio à mentoria acadêmica e ao coaching

Ilan Chamovitz

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.20

Capítulo 21: Sobre a abordagem de matrizes e determinantes na Educação Básica

Luciane Gobbi Tonet, Amanda Monte de Souza, Alice de Jesus Kozakevicius

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.21

Capítulo 22: Análise avaliativa do aproveitamento de resíduos do camarão cinza (Litopenaeus vannamei) como aplicabilidade no crescimento da mandioca para comunidades escolares quilombolas

Giovanne Tavares Ferreira, Clebson dos Santos Simplício, Ivone Jacarandá Braga Mendes, Rosilene Sousa Mourão, Paula Sibbele Souza Santos, Romulo Santiago Martins, Suellen Cordeiro da Silva, Doraci Moreira de Souza Figueiredo, Nelma Simone Santana Rosa, Rosivaldo dos Santos Carvalho, Aldeni Melo de Oliveira

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.22

Capítulo 23: Educação inclusiva e diversidade cognitiva no ensino de Biologia

Yugo Lima-Melo, Lúcia Cristina Lima Melo, Yuri Lima Melo

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.23

Capítulo 24: Livros didáticos de Química e a BNCC: uma análise dos conteúdos do primeiro ano do ensino médio

Cleberte Alves da Silva, Nathali Gomes da Silva

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.24

Capítulo 25: As habilidades socioemocionais no trabalho com alunos em uma escola particular de Campos dos Goytacazes

Géssica Pereira Monteiro Rangel

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.25

Capítulo 26: As manifestações da linguagem de crianças com diagnóstico de dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID)

Géssica Pereira Monteiro Rangel

DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.26

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2025 Criado pela Editora Poisson

Posso ajudar?