Capítulo 1: O estágio em Pedagogia e a observação do cotidiano escolar: uma compreensão teórica a partir da pesquisa do tipo etnográfica
Marlei Gomes da Silva Malinoski, Margaret Maria Schroeder, Maria Francisca Vilas Boas Leffer, Maria Cristina Elias Esper Stival
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.01
Capítulo 2: Projeto de pesquisa na Educação Básica por meio da formação continuada: um delineador no processo de alfabetização científica e da prática docente
Doraci Moreira de Souza Figueiredo, Giovanne Tavares Ferreira, Clebson dos Santos Simplício, Ivone Jacarandá Braga Mendes, Rosilene Sousa Mourão, Paula Sibbele Souza Santos, Romulo Santiago Martins, Suellen Cordeiro da Silva, Nelma Simone Santana Rosa, Rosivaldo dos Santos Carvalho, Aldeni Melo de Oliveira
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.02
Capítulo 3: Mapa conceitual e o processo de iniciação científica na Educação Básica: uma abordagem da alfabetização científica através da aprendizagem significativa
Clebson dos Santos Simplício, Ivone Jacarandá Braga Mendes, Rosilene Sousa Mourão, Paula Sibbele Souza Santos, Romulo Santiago Martins, Suellen Cordeiro da Silva, Doraci Moreira de Souza Figueiredo, Nelma Simone Santana Rosa, Giovanne Tavares Ferreira, Rosivaldo dos Santos Carvalho, Aldeni Melo de Oliveira
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.03
Capítulo 4: Documentação pedagógica na Educação Infantil: caminhos para compreender, refletir e contar as experiências e aprendizagens dos bebês
Deisi Vieira Fernandes Bissoloti, Patricia Thoma Eltz
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.04
Capítulo 5: Gestão escolar, família e escola assumindo juntas a função de educar
Valdelina Pedrosa Machado Luz, Maria do Amparo da Silva Andrade
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.05
Capítulo 6: Gestão educacional: desafios e possibilidades na escola pública
Ivone Jacarandá Braga Mendes, Clebson dos Santos Simplício, Rosilene Sousa Mourão, Paula Sibbele Souza Santos, Romulo Santiago Martins, Suellen Cordeiro da Silva, Doraci Moreira de Souza Figueiredo, Nelma Simone Santana Rosa, Giovanne Tavares Ferreira, Rosivaldo dos Santos Carvalho, Aldeni Melo de Oliveira
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.06
Capítulo 7: A educação paranaense no século XX: uma análise da criação do grupo escolar de Arapongas
Gabrielle Spoliante Coitinho Rubio, Vanessa Alves Bertolleti
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.07
Capítulo 8: Educação e Ética – o diálogo como princípio para uma formação compromissada com as pessoas
Geraldo de Souza Ferreira
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.08
Capítulo 9: Autonomia e universidade: um olhar sobre a produção intelectual de Anísio Teixeira
Vanessa Alves Bertolleti
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.09
Capítulo 10: A escuta psicanalítica na universidade: experiências de acolhimento no Projeto CEDH Acolhe da UNESPAR
Eduardo Alberto da Silva
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.10
Capítulo 11: O brincar das crianças de hoje e o brincar das crianças de ontem: um reflexo no ambiente escolar
Ludmilla Santos Moreira, Davyd Guilherme Silva dos Reis, Mary Cidia Monteiro Sousa Costa, Juciléa Neres Ferreira
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.11
Capítulo 12: Sustainability in play: testing a learning game with children and pre-teens
Helena Maria de Figueiredo Pina, Cláudia Marisa Vasconcelos Silvestre, Susana Raquel de Oliveira Ferreira de Araújo
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.12
Capítulo 13: Validade de conteúdo do “Manual de Instruções do Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP)”
Alexandra Monticeli de Souza Ricardo Belato, Cybelle Maria Veiga Loureiro, Aline Moreira Brandão André
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.13
Capítulo 14: Educação financeira e tecnologias digitais: contribuições para a Educação Básica
Lorena Andrade Costa, Alan Cordeiro Fagundes, Patricia Rabelo Gourlart
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.14
Capítulo 15: O uso de jogos digitais para o desenvolvimento do pensamento computacional em aulas de matemática
Luis Eduardo Silva Góes
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.15
Capítulo 16: Software educacional CMap Tools para a construção de mapas conceituais: uma metodologia ativa para aplicabilidade da língua inglesa para estudantes da iniciação científica
Giovanne Tavares Ferreira, Doraci Moreira de Souza Figueiredo, Clebson dos Santos Simplício, Ivone Jacarandá Braga Mendes, Rosilene Sousa Mourão, Paula Sibbele Souza Santos, Romulo Santiago Martins, Suellen Cordeiro da Silva, Nelma Simone Santana Rosa, Rosivaldo dos Santos Carvalho, Aldeni Melo de Oliveira
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.16
Capítulo 17: Tecnologias nas aulas de educação física escolar: possibilidades a partir do ensino remoto
Maria Goretti da Cunha Lisboa, Jozilma de Medeiros Gonzaga, Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino, Victor Sabino de Queirós, Maria Anielly da Silva Souza
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.17
Capítulo 18: Adaptando jogos eletrônicos para as aulas de educação física na escola
Maria Goretti da Cunha Lisboa, Jozilma de Medeiros Gonzaga, Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino, Jefferson Santos Braga
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.18
Capítulo 19: Um olhar sobre a publicidade dos jogos online no comportamento dos jovens
Lucas Mendes Zelante, Maicon Jean Pelegrine
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.19
Capítulo 20: O modelo PlaMotExAna para apoio à mentoria acadêmica e ao coaching
Ilan Chamovitz
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.20
Capítulo 21: Sobre a abordagem de matrizes e determinantes na Educação Básica
Luciane Gobbi Tonet, Amanda Monte de Souza, Alice de Jesus Kozakevicius
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.21
Capítulo 22: Análise avaliativa do aproveitamento de resíduos do camarão cinza (Litopenaeus vannamei) como aplicabilidade no crescimento da mandioca para comunidades escolares quilombolas
Giovanne Tavares Ferreira, Clebson dos Santos Simplício, Ivone Jacarandá Braga Mendes, Rosilene Sousa Mourão, Paula Sibbele Souza Santos, Romulo Santiago Martins, Suellen Cordeiro da Silva, Doraci Moreira de Souza Figueiredo, Nelma Simone Santana Rosa, Rosivaldo dos Santos Carvalho, Aldeni Melo de Oliveira
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.22
Capítulo 23: Educação inclusiva e diversidade cognitiva no ensino de Biologia
Yugo Lima-Melo, Lúcia Cristina Lima Melo, Yuri Lima Melo
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.23
Capítulo 24: Livros didáticos de Química e a BNCC: uma análise dos conteúdos do primeiro ano do ensino médio
Cleberte Alves da Silva, Nathali Gomes da Silva
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.24
Capítulo 25: As habilidades socioemocionais no trabalho com alunos em uma escola particular de Campos dos Goytacazes
Géssica Pereira Monteiro Rangel
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.25
Capítulo 26: As manifestações da linguagem de crianças com diagnóstico de dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID)
Géssica Pereira Monteiro Rangel
DOI: 10.36229/978-65-5866-575-5.CAP.26
© 2017-2025 Criado pela Editora Poisson