Autoras
Aline Patricia Campos Tolentino de Lima
Evani Andreatta Amaral Camargo
1. INTRODUÇÃO
2. ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
2.1. Abordagem histórico-cultural
2.2. Mediação social no processo de formação da criança
2.3. Relação entre linguagem e pensamento
2.4. A criança e a palavra
2.5. Papel da escola
2.6. Imaginação na infância
2.7. Jogo de papéis no desenvolvimento infantil
2.8. Desenho infantil.
3. ASPECTOS METODOLÓGICOS
3.1. Participação da criança em pesquisas científicas
3.2. Construção dos dados
3.2.1. Entrevistas individuais: a escuta atenta das crianças
3.2.2. Rodas de conversa: a construção intencional e coletiva de um espaço para participação da criança
3.2.3. Registros dos desenhos produzidos
3.2.4. Um pouquinho mais do faz de conta: registros de brincadeiras
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
4.1. Análises dos dados por temáticas
4.1.1. Quando o faz de conta é revelado nas brincadeiras
4.1.2. Jogos com regras.
4.1.3. Constituição das brincadeiras em diferentes espaços
4.1.4. A constituição cultural do brincar
4.1.5. A vivência da brincadeira preferida da turma
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
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