O brincar na escola da infância: um estudo a partir da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural

ISBN

978-65-5866-487-1

DOI

10.36229/978-65-5866-487-1

Descrição

Nesta obra, nosso empenho é apresentar os resultados de uma pesquisa de campo que foi realizada no contexto da Educação Infantil. Para além, de apresentar os dados busca-se evidenciar por meio da Psicologia Histórico-Cultural a importância do brincar para a promoção do desenvolvimento integral das crianças em idade pré-escolar.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Autoras

Aline Patricia Campos Tolentino de Lima

Evani Andreatta Amaral Camargo

 

1. INTRODUÇÃO

2. ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

2.1. Abordagem histórico-cultural

2.2. Mediação social no processo de formação da criança

2.3. Relação entre linguagem e pensamento

2.4. A criança e a palavra

2.5. Papel da escola

2.6. Imaginação na infância

2.7. Jogo de papéis no desenvolvimento infantil

2.8. Desenho infantil.

3. ASPECTOS METODOLÓGICOS

3.1. Participação da criança em pesquisas científicas

3.2. Construção dos dados

3.2.1. Entrevistas individuais: a escuta atenta das crianças

3.2.2. Rodas de conversa: a construção intencional e coletiva de um espaço para participação da criança

3.2.3. Registros dos desenhos produzidos

3.2.4. Um pouquinho mais do faz de conta: registros de brincadeiras

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.1. Análises dos dados por temáticas

4.1.1. Quando o faz de conta é revelado nas brincadeiras

4.1.2. Jogos com regras.

4.1.3. Constituição das brincadeiras em diferentes espaços

4.1.4. A constituição cultural do brincar

4.1.5. A vivência da brincadeira preferida da turma

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?