O professor colaborador iniciante do ensino superior: um estudo no estado do Paraná

ISBN

978-65-5866-198-6

DOI

10.36229/978-65-5866-198-6

Descrição

Esse livro consiste em analisar a condição de trabalho do professor colaborador iniciante de universidades públicas do estado do Paraná e as possíveis implicações na constituição de sua profissionalidade e da sua profissionalização.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

CAPÍTULO 1: Introdução

1.1 A origem do problema

1.2 Um caminho, múltiplos começos

1.3 Estudos correlatos

 

CAPÍTULO 2: Revisão de literatura

2.1 Condição de trabalho docente

2.1.1. A precarização do trabalho docente

2.2 Profissionalização docente

2.3 Profissionalidade docente

2.4 O trabalho do professor iniciante no ensino superior

2.5 A situação do professor colaborador nas universidades públicas paranaenses e a legislação

 

CAPÍTULO 3: Caminhos metodológicos trilhados

3.1 Procedimento de coleta de dados: a entrevista

3.2 Participantes da pesquisa

3.3 Procedimentos de análise dos dados

 

CAPÍTULO 4: Apresentação, análise e discussão dos resultados da pesquisa

4.1 Condições de trabalho docente

4.2 Abordagens convergentes para a profissionalidade

4.3 Abordagens convergentes para a profissionalização

4.4 Percepção de si mesmo como professor colaborador iniciante do ensino superior

4.5 Reflexos da pesquisa para os entrevistados: repensando a condição de trabalho docente dos professores colaboradores

 

CAPÍTULO 5:  Considerações finais

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?