om um sólido embasamento teórico em Educação Matemática, Matemática e Coleta Seletiva, Jefferson de Souza Pinto, Rafael dos Reis Lima de Andrade e Ana Cristina Gobbo Cesar apresentam sugestões de utilização do Método de Resolução de Problemas de Polya com a finalidade de ensinar matemática para estudantes do Ensino Médio. Para isso os autores fazem uso de dados relativos ao adequado descarte do lixo e à coleta seletiva pertencentes a municípios da região de Bragança Paulista, e propõem atividades didáticas com esses dados. Através de um trabalho de abordagem qualitativa e de natureza aplicada levam o leitor a ponderar sobre a influência de metodologias de ensino não tradicionais como o Método da Resolução de Problemas na aprendizagem e como o mesmo pode auxiliar os professores a superarem diversos obstáculos do ensino. Como uma das principais qualidades dos temas transversais é a interdisciplinaridade, a temática da coleta seletiva e descarte do lixo não é de uso exclusivo da matemática, pois permite integração com outras áreas de ensino.
© 2017-2024 Created by Editora Poisson