Capítulo 1: Reflexões acerca da avaliação da aprendizagem enquanto ato acolhedor
Priscilla Maria Silva do Carmo Pontes, Érika Cristina Lima da Silva Santiago
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.01
Capítulo 2: Educação infantil numa perspectiva histórica: Avanços e desafios
Silvana Cocco Dalvi, Regiane Giori Nalli, Regina Célia da Silva, Iva Vieira Mascarenhas
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.02
Capítulo 3: Educação infantil: Análise de currículos para educação de crianças pequenas no contexto dos documentos oficiais e normativos nacionais
Rubian Mara de Paula, Marynelma Camargo Garanhani
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.03
Capítulo 4: Coordenação pedagógica escolar e os desafios da avaliação da aprendizagem
Lucineide Alves Batista Lobo, Rosângela da Vitória Nascimento, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas, Solange Alves de Oliveira Mendes
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.04
Capítulo 5: Os saberes construídos na formação a partir dos sentidos atribuídos por professores da Educação Básica do Recife/PE: Caminhos para desafios pós-pandemia.
Nathali Gomes da Silva, Maria da Conceição Carrilho de Aguiar
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.05
Capítulo 6: Alfabetização científica no ensino de ciências da natureza à luz da aprendizagem mediada
Aldicea Craveiro de Lima Ferreira, Lucio Toscano Lobo Vitor, Carla Caroline Melgueira da Silva
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.06
Capítulo 7: Aplicabilidade da BNCC nas aulas de educação física escolar: Os frutos do Projeto de Extensão ofertado no município de Presidente Dutra – MA
Francisco Eric Vale de Sousa
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.07
Capítulo 8: O desinteresse ao estudo escolar dos jovens no Ensino Médio
Marianna Angonese Frankiv, Soraya Corrêa Domingues
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.08
Capítulo 9: Reforma do ensino médio e o ensino de Geografia: Estreitamento curricular e resistências na atuação docente
Leovan Alves dos Santos, Daniel Mallmann Vallerius, Hugo Gabriel da Silva Mota
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.09
Capítulo 10: Arpilleras no ensino superior: Arte na avaliação da aprendizagem
Cristiane Andrade Fernandes, Kátia Bomfim de Carvalho Guerreiro, Elifaz Pereira Anunciação
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.10
Capítulo 11: Produção científica em Contabilidade: Uma reflexão sobre as práticas avaliativas
Claudiana Aparecida Leal de Araujo, Deborah Marques Pereira Clemente, Otil Carlos Dias dos Santos
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.11
Capítulo 12: O Team-Based Learning no processo de ensino aprendizagem em cursos na área da saúde
Juliana Ollé Mendes, Maria Rosa Machado Prado
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.12
Capítulo 13: Licenciaturas heteronormativas? Uma visita aos fluxuogramas de Licenciaturas em Geografia da UERJ
Laleska Costa de Freitas, Nilton Abranches Júnior, Layre Martins da Silva
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.13
Capítulo 14: A influência da afetividade na aprendizagem: Uma análise do filme o Contador de Histórias
Joice Pereira Belém, Paulo Sóstenes Silva Nascimento, Vitória Virginia Barbosa Bastos, Maria Helena Correia dos Santos
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.14
Capítulo 15: O estudo das metodologias ativas em um grupo de pesquisa
Bruna Finardi, Janaina Medeiros Francener, Jeniffer Sabrina Machado, Pamela Maceno Marques, Rosangela Araújo Xavier Fujii, Eduarda Maria Schneider
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.15
Capítulo 16: O estágio supervisionado no Curso de Pedagogia em espaços não escolares como lócus de pesquisa: Novas configurações, velhos desafios
Joseval dos Reis Miranda
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.16
Capítulo 17: Pedagogia da Comunicação e a interdisciplinaridade em relação ao professor-aluno no ensino-aprendizagem
Luís Fernando Ferreira de Araújo, Rosineia Oliveira dos Santos, Tereza Elisabete Imperiale, Ely Roberto de Souza Pereira, Jerley Pereira da Silva
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.17
Capítulo 18: Práticas culturais e consumos de mídias: Uma pesquisa realizada com os professores das escolas de Curitiba/PR
Silvio Araujo da Silva Oliveira, Horacio Dutra Mello
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.18
Capítulo 19: A escuta docente a partir de entrevistas narrativas: Um olhar para imagens, memórias e expectativas futuras
Tatiane Peres Zawaski, Gilberto Ferreira da Silva
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.19
Capítulo 20: Currículo do campo, identidade e práticas culturais: Desafio contemporâneo da gestão democrática
Marlete Lima Pereira, Marnilde Silva de Farias
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.20
Capítulo 21: A história das disciplinas no Educere (2008-2015)
Alex Caetano de Paiva, Alexandra Ferreira Martins Ribeiro, Eliane Küster, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.21
Capítulo 22: Desmistificando Shakespeare no ensino da Língua Inglesa
Adriana Amadio Santos
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.22
Capítulo 23: O currículo prescrito para o componente Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Elementos para discussão
Ildenê Freitas da Silva Mota, Pollyanna Cristina Lima Veiga
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.23
Capítulo 24: O Resumo do Artigo Acadêmico: Um Estudo Sociorretórico
Valter Zotto de Andrade
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.24
Capítulo 25: Educação para a cidadania: Enfrentamentos dos conflitos sociais e ação desafiadora da mulher negra pelos direitos de reconhecimento na sociedade
Jaqueline Rodrigues de Oliveira de Araújo, Ednalva Rodrigues de Oliveira
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.25
Capítulo 26: Pensando a educação somática como aliada no cuidado integral de pessoas experienciando dissidências sexuais e de gênero.
Lidiane de Melo Drapala, Márcia Cristina Baltazar
DOI: 10.36229/978-65-86127-67-6.CAP.26
© 2017-2024 Created by Editora Poisson