Educação Profissional e Tecnológica: Práticas, organização e memórias

ISBN

978-65-5866-114-6

DOI

10.36229/978-65-5866-114-6

Descrição

Essa obra representa o movimento coletivo dos/as docentes do IFRS – campus Porto Alegre, juntamente com os/as mestrandos/as de forma a publicizar parte da produção científica e técnica caracterizada por uma perspectiva interdisciplinar sobre o mundo do trabalho e as possibilidades de integração dos campos do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia em suas diversas formas de organização e práticas educativas em EPT.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: Desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino médio integrado: A pedagogia histórico-crítica orientando construções em uma perspectiva omnilateral
Caroline Neugebauer Wille, Clarice Monteiro Escott, Michelle Camara Pizzato
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.01

Capítulo 2: O estado do conhecimento das pesquisas realizadas no contexto da transição do ensino fundamental para o ensino médio
Renan Silveiro Rosa, Andréia Modrzejewski Zucolotto
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.02

Capítulo 3: Uma conceituação de mediação tecnológica em educação a partir da perspectiva de Vigotski
Jean de Oliveira Gonçalves, Sérgio Wesner Viana
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.03

Capítulo 4: A perspectiva ideológica das políticas públicas e a sua influência na educação profissional e tecnológica
Luís Roberto da Silva Lampe, Sérgio Wesner Viana
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.04

Capítulo 5: A Educação Física no ensino médio integrado do IFRS: Características e alguns olhares
Janaína Scopel Faé, Andréa Poletto Sonza
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.05

Capítulo 6: Facebook como ambiente virtual de aprendizagem: Uma proposta para o estudo das funções orgânicas em língua inglesa
Julie Charline Siqueira de Oliveira, Aline Grunewald Nichele
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.06

Capítulo 7: Achados sobre a Educação profissional e tecnológica em Música: Um estudo a partir de teses e dissertações
Gabriel Silveira Pfarrius, Andréia Modrzejewski Zucolotto, Maria Cristina de Caminha Castilhos França
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.07

Capítulo 8: O paradigma do processamento de informações e a Teoria de Robert M. Gagné, aplicados à aulas de teclado/piano na EPT
Renan Luís Balzan, Michelle Camara Pizzato
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.08

Capítulo 9: Jogo pedagógico para o ensino de direito do consumidor e consumo responsável: Uma análise de conteúdo de entrevistas de professores do ensino médio técnico na modalidade PROEJA
Flávia Cipriani, Michelle Camara Pizzato
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.09

Capítulo 10: Mesclando Universos: Arte, Educação, Práticas Pedagógicas e Metodologias Ativas
Rodrigo Nolte Martins, Maria Cristina Caminha de Castilhos França
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.10

Capítulo 11: As aquisições no IFRS: Dificuldades enfrentadas pelos servidores iniciantes e o trabalho como princípio educativo
Flavio Werle de Camargo, Andréa Poletto Sonza
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.11

Capítulo 12: A capacitação de servidores do IFRS: Uma proposta de formação integral
Ângela Marin, Aline Grunewald Nichele
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.12

Capítulo 13: Estado da arte das pesquisas desenvolvidas no âmbito do mestrado profissional em educação profissional e tecnológica na temática “histórias em quadrinhos”
Flavio Pagarine, Liliane Madruga Prestes
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.13

Capítulo 14: Ensino médio integrado: Uma análise com base na abordagem do ciclo de políticas
Fabiana de Oliveira Keller, Clarice Monteiro Escott
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.14

Capítulo 15: Desenvolvimento curricular no ensino médio integrado: Contribuições dos estudos de currículo
Sandra Ligia Agnolin, Clarice Monteiro Escott
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.15

Capítulo 16: Trabalho como princípio educativo, ensino médio integrado à educação profissional e o horizonte da educação politécnica: perspectivas e reflexões
Marcos Elias Emerim, Marcos Dias Mathies, Josimar de Aparecido Vieira
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.16

Capítulo 17: A extensão em projetos Pedagógicos de curso: Uma análise de conteúdo
Rosângela Ferreira, Maria Cristina Caminha de Castilhos França
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.17

Capítulo 18: A disciplina de didática geral no curso normal: Uma análise na contribuição da formação docente
Gabriel Duarte da Fonseca, Maria Augusta Martiarena de Oliveira
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.18

Capítulo 19: A naturalização dos destinos escolares e seus mecanismos de reprodução
Rhuany Andressa Raphaelli Soares, Maria Cristina Caminha de Castilhos França
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.19

Capítulo 20: Reflexão política em sala de aula: Combatendo sectarismos na busca por uma educação integral
Luiz Felipe Kopper da Silva, Maria Augusta Martiarena de Oliveira
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.20

Capítulo 21: Formação continuada nos conselhos Municipais de direitos da criança e do adolescente
Fernanda Kerbes, Ana Sara Castaman
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.21

Capítulo 22: Organização e memória da formação continuada dos servidores técnico-administrativos em Educação: Considerações a partir do trabalho como princípio educativo
Karen Werlang Lunkes, Ana Sara Castaman
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.22

Capítulo 23: A participação da sociedade civil no Conselho Superior do IFRS: descompasso entre intenção e realidade
Marcos Dias Mathies, Marcos Elias Emerim, Josimar de Aparecido Vieira
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.23

Capítulo 24: A fotografia enquanto estratégia de ensino: Um zoom nas pesquisas desenvolvidas no contexto da educação profissional
Camila da Silva Ramalho, Liliane Madruga Prestes, Maria Augusta Martiarena de Oliveira
DOI: 10.36229/978-65-5866-114-6.CAP.24

 

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?