Anais dos III Simpósio Amazônico em Educação Profissional e Tecnológica

ISBN

978-65-5866-224-2

DOI

10.36229/978-65-5866-224-2

Descrição

Os desafios da Educação Profissional Tecnológica (EPT) no Ensino Remoto Emergencial (ERE) atravessaram e estão na base das investigações teóricas e empíricas apresentadas nestes anais. Tanto os relatos de experiências quanto os artigos dialogam e se articulam a partir de memórias e práticas acerca de um tempo tão singular em nosso contexto: a vivência da Pandemia COVID-19.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

SEÇÃO 1: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

1 Aulas remotas em tempo de pandemia de Covid-19 na escola estadual de tempo integral Elisa Bessa Freire, Manaus – Am

Silvaneide Mota da Costa

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.RE.01

2 A importância das atividades realizadas durante o ensino da geografia em tempos de pandemia em uma escola estadual de Manaus-Am

Mirian Ricardo da Silva

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.RE.02

3 Ensino remoto emergencial no curso técnico subsequente em guia de turismo do CETAM: experiência docente

Márcia Fernanda Izidorio Gomes, Deuzilene Marques Salazar

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.RE.03

4 Memórias de uma estudante de pós-graduação em EPT acerca do ensino remoto emergencial

Juliana Pinheiro da Silva, Deuzilene Marques Salazar

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.RE.04

5 Procedimento de heteroidentificação no ensino médio integrado do IFPA: experiências de um servidor

Marcone Pereira da Silva, Ana Cláudia Ribeiro de Souza

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.RE.05

6 O uso do whatsapp como ferramenta de ensino e aprendizagem no ensino remoto emergencial

André Lucas Souza Santos, Kayky da Costa Rodrigues, Efraim Menezes de Lima Costa, Aline Simões Aguiar

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.RE.06

7 Práxis do assistente social no ensino remoto emergencial no campus Eirunepé/ IFAM.

Renata Brelaz Gondim e Silva, Deuzilene Marques Salazar

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.RE.07

8 Diálogos e reflexões sobre metodologias na docência em EPT

Ana Aparecida Vieira de Moura, Raimunda Maria Rodrigues Santos

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.RE.08

9 Ensino remoto emergencial: uma ponte de esperança para o ensino e aprendizagem em tempos de pandemia

David Álefe da Silva Pessoa, Angela Paula da Silva Pessoa, Adila Marta da Silva

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.RE.09

 

SEÇÃO 2: ARTIGOS CIENTÍFICOS

1 Educação, neurociência e inclusão: diálogos e esperança

Juliana Carla Pessoa, Maria Adélia da Costa

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.AC.01

2 Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem na educação profissional e tecnologia (EPT)

Carolina César Proton Xavier, Maria Adélia da Costa

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.AC.02

3 História da ciência e suas contribuições na formação reflexiva num curso de mestrado

Luciana do Nascimento Kettle, Rebeca Brandão Nascimento, Ana Cláudia Ribeiro de Souza

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.AC.03

4 Atividades pedagógicas não presenciais: a visão dos estudantes do ensino técnico integrado ao médio

Wellington Santiago Barbosa Filho, Maiala Rodrigues de Freitas, Edvaldo Gomes Araújo, Morgana Leal, Cilmar Castro

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.AC.04

5 A experiência da implantação do ensino médio integrado na Eetepa/Tailândia/Pa: concepções e conceitos dos docentes e discentes sobre a proposta

Jefferson Santos da Silva, Tiago Veloso dos Santos

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.AC.05

6 Desafios do ensino remoto na Educação Profissional e Tecnológica

Heloisia Carneiro de Souza, Luiz Mário Lopes Cardoso, Emmanuela Ferreira de Lima, Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.AC.06

7 A Educação Omnilateral: concepção, apropriação e desafios da formação em tempos de ensino remoto emergencial

Valcione Francisca Gonçalves Silva, José Carlos Moreira de Souza, Mirelle Amaral de São Bernardo

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.AC.07

8 Ensino médio integrado e a pesquisa como princípio Pedagógico na educação profissional e tecnológica

Nelson Oliveira de Alencar, Mário Sérgio Pedroza Lobão, Altino Farias de Morais

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.AC.08

9 Aulas experimentais de microbiologia com materiais alternativos na Educação profissional e Tecnológica (EPT)

Holtton Bruno Schuertz Alves, Danieli Lazarini de Barros

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.AC.09

10 Seminário com banca e o Word Café: Estratégia de ensino e aprendizagem

Kerolem Freitas da Silva, Fábio Teixeira Lima

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.AC.10

11 Assistência estudantil como política de permanência e êxito: discussão teórica no contexto dos institutos federais

Lorena Rodrigues Barbosa, Wemerson Fittipaldy de Oliveira, Mário Sergio Pedroza Lobão

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.AC.11

12 O conselho de classe no IFAC e seus documentos norteadores legais: uma prática em reflexão

Wemerson Fittipaldy de Oliveira, Luciano Santos de Farias, Mário Sérgio Pedroza Lobão

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.AC.12

13 A extensão não pode parar: uma reflexão do PIBEX emergencial em tempos de pandemia

Keila Neves da Mota, Deuzilene Marques Salazar

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.AC.13

14 O ensino remoto emergencial como estratégia pedagógica na EPT para a continuidade da aprendizagem em tempo de pandemia

Andréia Gonçalves da Silva, Maria Francisca Morais de Lima

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.AC.14

15 Recomendações para a atuação de intérpretes de libras durante o ensino remoto emergencial na EPT

Adriano Brito Feitoza, Maria Francisca Morais de Lima

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.AC.15

16 Letramento crítico na aula de inglês por meio das redes sociais

Kelly da Silva Costa, Ana Aparecida Vieira de Moura

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.AC.16

17 Análise das lives presentes no canal do Youtube TV IFAM: orientações pedagógicas em tempos de pandemia

Angela Paula da Silva Pessoa, Adila Marta da Silva e Silva, Cirlande Cabral da Silva, Cecimara Tavares Paiva

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.AC.17

18 A gamificação na inclusão de pessoas com deficiência auditiva e/ou surdas na EPT ..

José Cavalcante Lacerda Junior, Mirian Freire de Oliveira Campos, Suzana de Souza Damasceno Paiva

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.AC.18

19 As Tics como ferramentas de ensino-aprendizagem na educação profissional e técnologica durante o ensino emergencial

Daianny Evillin Costa de Oliveira, Sarah Elayne de Freitas Rezende, Vitória Mileidy Eduarda da Silva, Marcos de Moraes Sousa

DOI: 10.36229/978-65-5866-224-2.AC.19

 

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?