Educação Contemporânea – Volume 31

ISBN

978-65-5866-104-7

DOI

10.36229/978-65-5866-104-7

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: A afetividade na Educação Infantil
Edilângela Souza Silva, Beatriz de Fatima Rodrigues, Creusa Maria da Silva, Camila Camargo Tafarel, Raquel de Matos Deiró Leal, Rejane Tavares Sales de Souza Ribeiro
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.01

Capítulo 2: Fórum de Educação Infantil da Região do Alto Jequitinhonha: Formação e mobilização em defesa dos direitos da criança
Sandro Vinicius Sales dos Santos, Juliana Rodrigues Bonifácio
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.02

Capítulo 3: Práticas pedagógicas na Educação Infantil e os direitos de aprendizagem da BNCC
Elisa Krehnke, Ana Clarisse Alencar Barbosa, Valéria Becher Trentin
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.03

Capítulo 4: A importância do brincar para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil
Jorcélia Ermínia da Silva Carneiro, Cleilhi Sampaio Benício, Edimarcio Martins Brito, Jaqueline Soares Leal, Mariana Alberta Sant’Ana
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.04

Capítulo 5: A ludicidade na Educação Infantil
Camila Camargo Tafarel, Beatriz de Fatima Rodrigues, Creusa Maria da Silva, Edilângela Souza Silva, Raquel de Matos Deiró Leal, Rejane Tavares Sales de Souza Ribeiro
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.05

Capítulo 6: Utilização do cinema no ensino de Sociologia: O que os professores têm a dizer?
Elisandra Angrewski
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.06

Capítulo 7: Inclusão o direito de ser diferente: Um olhar através da  arteterapia
Lípio Emanuel Bezerra Lourenço, Égle Pires Santos
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.07

Capítulo 8: O papel do professor na inclusão escolar
Creusa Maria da Silva, Beatriz de Fatima Rodrigues, Rejane Tavares Sales de Souza Ribeiro, Camila Camargo Tafarel, Raquel de Matos Deiró Leal, Edilângela Souza Silva
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.08

Capítulo 9: A relação de gênero no contexto educacional: Reflexos dessa realidade na Educação Básica
Maurício Pereira Barros
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.09

Capítulo 10: A epistemicida no processo de educação formal indígena no Brasil e em Porto da Folha/SE
Sandra de Morais Santos Bomfim
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.10

Capítulo 11: Jogo digital como ferramenta pedagógica
Rosana Amaro, Welinton Baxto, Jitone Leônidas Soares
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.11

Capítulo 12: Simulação do crescimento da soja – Um ambiente virtual de aprendizagem
Marcos Wagner de Souza Ribeiro, Eliane Raimann
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.12

Capítulo 13: Aplicando a metodologia da sala de aula invertida no ensino remoto emergencial em meio à pandemia de COVID-19
Sidnei Renato Silveira, Antônio Rodrigo Delepiane de Vit, Cristiano Bertolini, Fábio José Parreira, Guilherme Bernardino da Cunha, Nara Martini Bigolin, Vinicius Gadis Ribeiro
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.13

Capítulo 14: Contribuições da EAD para o ensino e aprendizagem acerca da mudança do clima com perspectivas para cidades sustentáveis: Experiência inovadora na formação de professores
Rinaldo da Silva Neres, Walkiria Cavalcanti Prado, Irenice Bezerra da Silva, Jeane Marta Guedes Aguiar
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.14

Capítulo 15: Fatores que dificultam o debate de questões sociocientíficas no Ensino Médio: A voz dos professores de Biologia
Carlos Aberto Gonçalves da Silva, Adriano Marcus Stuchi
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.15

Capítulo 16: Formação continuada de professores de Matemática na EFAP: Os significados de um grupo de professores
Wania Tedeschi, Gisele Dionísio Ferreira da Rocha
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.16

Capítulo 17: A dialógica complexa do planejamento e da educação
Paulo Sergio Orti, Juarez Francisco da Silva
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.17

Capítulo 18: Rompendo com a compartimentalização de saberes: Interdisciplinaridade e interculturalidade no PIBID UTFPR Campus Curitiba e Pato Branco
Marcele Garbin Dagios, Elizabeth Pazello
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.18

Capítulo 19: As grandes navegações: Temas transversais e interdisciplinaridade
Gabrielle Legnaghi de Almeida, Murilo Moreira de Souza
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.19

Capítulo 20: A Análise Linguística e a BNCC:Um olhar à luz do Sistema de Transitividade
Caroline Teixeira Bordim, Romário Volk
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.20

Capítulo 21: Análise de recursos visuais de um anúncio publicitário
Cleiton Reisdörfer Silva
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.21

Capítulo 22: Cálculo de raiz enésima: Usando operações elementares
Alexandre Duarte Washington, Thiago Linhares Brant Reis
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.22

Capítulo 23: Competências empreendedoras no âmbito do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (ETIM)
Edison Feghali, Roberto Kanaane
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.23

Capítulo 24: Educação financeira: Algumas revelações expressas em documentos curriculares oficiais
Eliane Pelity Eloi, Cintia Aparecida Bento dos Santos
DOI: 10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.24

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?