Educação e Conhecimento – Volume 4

ISBN

978-65-5866-304-1

DOI

10.36229/978-65-5866-304-1

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: Breves notas sobre a universidade moderna e sua contribuição para a construção e organização da universidade brasileira

Geraldo de Souza Ferreira

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.01

Capítulo 2: Política pública de assistência estudantil: Um relato de experiência sobre o Programa Mais Futuro

Erinaide de Oliveira Santos, Eunice Maria da Silva

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.02

Capítulo 3: Direito à educação no campo como um direito humano e constitucional: Uma garantia tardia no Nordeste

Ana Claudia Lima da Silva, Gildo Ribeiro de Santana

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.03

Capítulo 4: Desigualdades educacionais: Desafios de professores e alunos da EJA como promotores das mudanças no estado do Amazonas

Ronan Oliveira Melo Viana

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.04

Capítulo 5: A trajetória da Educação Escolar Indígena no Brasil e seus desdobramentos entre os Terena no Mato Grosso do Sul

Francieli de Oliveira Meira

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.05

Capítulo 6: Educação jesuítica para bem viver na escravidão

Maria Alveni Barros Vieira

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.06

Capítulo 7: Institucionalização do Ensino a Distância no Brasil – A busca pela legitimação

Gustavo Perri Galegale, Débora Richter Brólio

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.07

Capítulo 8: Formação de professores no Brasil: Um breve resgate histórico

Maria Elizabete Pereira dos Santos, Suely Alves da Silva

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.08

Capítulo 9: Ensino, pesquisa e extensão o elo da teoria e a prática pedagógica: Conhecimentos necessários na formação continuada dos professores da Educação Básica

Jessé Ovídio de Santana, José Franco de Azevedo

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.09

Capítulo 10: Trajetos formativos e identidades docentes na EBPT em um instituto federal do Estado de São Paulo

Maristel Kasper, Vantoir Roberto Brancher

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.10

Capítulo 11: Educação problematizadora para tomada da consciência

Danice Betânia de Almeida, Dionara Freire de Almeida

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.11

Capítulo 12: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira

João Paulo Ferreira da Silva, Lucas Santos da Silva, Waldeci Ferreira Chagas

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.12

Capítulo 13: Quiz: Jogo didático como ferramenta para o entendimento do conteúdo de funções inorgânicas no ensino de Química frente à pandemia da Covid-19

Barbara Daminnicy Nogueira de Oliveira, Analice de Almeida Lima, Suely Alves da Silva, Maria Elizabete Pereira dos Santos

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.13

Capítulo 14: Um Framework para Jogos Digitais Educativos Solidários

Brunno Davisson Melo Cavalcante, Arturo Hernández Domínguez

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.14

Capítulo 15: Análise de jogos eletrônicos violentos, proposta de cenários considerando a coletividade e regras numa perspectiva ética para o Projeto de Jogos Eletrônicos Solidários

Arturo Hernández Domínguez, Vanderleide Rodrigues Hernández

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.15

Capítulo 16: Teoria dos Registros de Representação Semiótica e Teoria dos Campos Conceituais: Reflexões no ensino da Matemática

Danice Betania de Almeida, Dionara Freire de Almeida

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.16

Capítulo 17: Oficina de SCILAB para matrizes e sistemas lineares: Uma ação do Projeto Sarminina Cientistas

Valeska Martins de Souza, Kátia Simone Teixeira da Silva de La Salles, Kayla Rocha Braga

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.17

Capítulo 18: Relato de experiência de ensino híbrido na disciplina de Química Geral

Matheus Gonçalves Bezerra, Janaina Cristine Nunes Jucá, Ana Rosa Carriço de Lima Montenegro Duarte

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.18

Capítulo 19: Saúde mental de estudantes universitários: Uma revisão guarda-chuva 224

Ariele de Freitas Macedo, Neyfsom Carlos Fernandes Matias

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.19

Capítulo 20: O uso de metodologias ativas como estratégia de ensino numa sequência didática em uma turma do 6º ano de uma escola da rede pública de Anguera-BA

Jocassia Souza Silva, Marcleide Mendes Vasconcelos, Valber Márcio de Argolo Melo

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.20

Capítulo 21: A reconfiguração da avaliação fundamental em escola pública na cidade de Manaus na Base Nacional Comum Curricular: Explorando abordagens e desafios pós-pandemia Covid-19

Dirceu Gonçalves Pereira Junior

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.21

Capítulo 22: A ilustração dos livros de literatura infanto juvenil: Representações das marcas da etnicidade, raça, gênero, sexo e identidades

Lenise Oliveira Lopes

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.22

Capítulo 23: Horta escolar: Um espaço para aprendizagens de Educação Ambiental no pós-pandemia

Deiwid Gracioli da Silva, Suzimary Specht

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.23

Capítulo 24: Francis Bacon e René Descartes e suas contribuições para o estudo da Geografia da Natureza

Luciane Scheuer, Leonardo Ravaglia Ferreira Gonçalves, Valéria de Meira Albach

DOI: 10.36229/978-65-5866-304-1.CAP.24

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?