Educação no Século XXI – Volume 10 – Matemática

ISBN

978-85-7042-087-9

DOI

10.5935/978-85-7042-087-9

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: Modelagem matemática na educação básica: Uma proposta de análise do currículo construído na interação do processo de ensino e aprendizagem
Derli Kaczmarek, Dionísio Burak

Capítulo 2: Alfabetização matemática na perspectiva do letramento: Alguns apontamentos a partir do pacto nacional pela alfabetização na idade certa
Bruna Albieri Cruz da Silva, Josiane Faxina, Michele de Souza Moraes

Capítulo 3: Professoras dos anos iniciais do ensino fundamental e suas relações com o ensino de matemática
Manoel dos Santos Costa, Joemilia Maria Pinheiro Almeida

Capítulo 4: Formação de professores que lecionam matemática para os anos iniciais: Um estudo acerca de conhecimentos das estruturas aditivas e do seu ensino
Elys Vânny Fernanda Rodrigues de Oliveira, Angélica da Fontoura Garcia Silva

Capítulo 5: Um estudo sobre as concepções de professores do Ensino básico em relação à Aleatoriedade
Marcelo Rivelino Rodrigues

Capítulo 6: Um problema no ensino da matemática: O aprendizado das frações
Maria Inmaculada Chao Cabanas

Capítulo 7: Uma análise acerca da produção de conjecturas e provas matemáticas de alunos do 8° ano do ensino fundamental
Liana Krakecker, José Luiz Magalhães de Freitas

Capítulo 8: A resolução de problemas no contexto da álgebra elementar: Uma investigação dos saberes e das práticas do professor de matemática de 7º e 8º anos do ensino fundamental
Valquírio Firmino da Silva, Gilberto Francisco Alves de Melo

Capítulo 9: Identificação da grandeza área em livro didático do  9º ano do Ensino Fundamental numa perspectiva didática-praxeológica
Edmundo Silva Guerra, Marcella Claudia Barbosa da Silva, Jorge Henrique Duarte

Capítulo 10: Origami: O uso como instrumento alternativo no ensino da geometria
Aline Claro de Freitas Abucarma, José Roberto Nogueira

Capítulo 11: Ensino de geometria como temática de uma formação continuada
Waléria de Jesus Barbosa Soares, Carlos André Bogéa Pereira

Capítulo 12: Resultados Finais de uma atividade diagnóstica sobre conhecimentos geométricos de alunos do 6º ano do ensino fundamental
Geovana Raquel Pereira da Silva, Luana Cardoso da Silva, Cristiane Fernandes de Souza

Capítulo 13: Ensino da matemática no século XXI: Desafios e possibilidades
Maria de Fátima Caldas de Figueirêdo

Capítulo 14: O surgimento de um jogo didático e suas contribuições na formação de professores: Decimando
Flávia Streva Nunes, Gabriela Felix Brião

Capítulo 15: Educação financeira nos anos iniciais do ensino fundamental sob o olhar da inclusão
Barbara Cristina Mathias dos Santos, Luciana Troca Dantas, Chang Kuo Rodrigues

Capítulo 16: Softwares matemáticos na prática pedagógica: Uma reflexão sobre o uso em escolas públicas
Ana Cristiane de Sousa, Ruth Brito de Figueiredo Melo

Capítulo 17: Gincana de matemática: Uso de kits educacionais conforme habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Jerônimo Freire Silva

 

 

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?