Educação no Século XXI – Volume 32

ISBN

978-85-7042-143-2

DOI

10.36229/978-85-7042-143-2

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: Obstáculos enfrentados pelo professor de matemática no início da carreira
Daiana Estrela Ferreira Barbosa, Pedro Lúcio Barboza

Capítulo 2: A relevância do ensino de matemática na educação infantil: Uma análise a partir dos relatórios de estágio supervisionado do curso de pedagogia da UEPA/2015-2016
Maria Elena Nascimento de Lima, Maria Josevett Almeida Miranda, Maria José de Sousa Cravo

Capítulo 3: O uso de recursos comunicativos nas aulas de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Nakita Ani Guckert Marquez, Francisléia Giacobbo dos Santos

Capítulo 4: Sala de aula invertida e geometria: Uma proposta para a formação do professor do ensino fundamental I
Renata Udvary Rodrigues

Capítulo 5: Letramento matemático na alfabetização: Criar e reinventar a matemática
Magalis Bésser Dorneles Schneider, Jéssica Pereira Gomes

Capítulo 6: O uso de livros paradidáticos como recurso avaliativo no ensino de matemática em algumas turmas do ensino fundamental
Karine Maria da Cruz, Lucília Batista Dantas Pereira

Capítulo 7: Conexões entre a matemática da educação básica e a matemática superior: Uma reflexão a luz da teória antropológica do didático.
Maria Edilane Amaral Ferreira, José Luiz Cavalcante

Capítulo 8: O processo de estudo como uma prática pedagógica alternativa e inovadora
José Felice

Capítulo 9: Revista Zetekité: Mapeamento dos estudos científicos que tratam do programa etnomatemática
José Lucas Silva Andrade, Sivonaldo de Melo Sales

Capítulo 10: Investigando as perspectivas curriculares da educação matemática do campo no Município de Maquiné
Tarliz Liao, André Boccasius Siqueira, Angela Carine Moura Figueira, Elisete Enir Bernardi Garcia, Karen Cavalcanti Tauceda

Capítulo 11: A construção do processo de ensino aprendizagem da matemática numa perspectiva afetiva
Márcia Cristina Araújo Lustosa Silva

Capítulo 12: O conhecimento matemático e sua contextualização: Reflexões em torno dos processos de ensino e aprendizagem
Carlos Lisboa Duarte, Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga, Marcos Antônio Petrucci de Assis

Capítulo 13: Professores de matemática e percepções acerca do uso de materiais institucionalizados pelo currículo do estado de São Paulo
Oscar Massaru Fujita, Raquel Gomes de Oliveira, Maria Cecília Fonçatti, Erika Aparecida Navarro Rodrigues

Capítulo 14: Relato de experiência sobre resolução de problemas algébricos envolvendo grandezas e medida
Vicente Vinícius Matias Silva, Ruben Kessler Ferreira da Silva, Isaak Paulo de Morais, Maria Lucivânia Souza dos Santos

Capítulo 15: Matemática e arte: Uma proposta interdisciplinar envolvendo concretismo e funções
Christiane Aparecida Tragante, Gustavo Camargo Bérti, Marleide Coan Cardoso

Capítulo 16: Ensino de matemática: estado da arte dos trabalhos apresentados nos ENDIPES no período 2004/2012
Maria Josevett Almeida Miranda, Maria Elena Nascimento de Lima

Capítulo 17: Coreografando trabalhos de conclusão do curso de licenciatura em matemática na modalidade a distância
Auriluci de Carvalho Figueiredo

Capítulo 18: Avaliação do software fórmulas free no ensino da geometria analítica
Vagner Santos da Silva, Leonardo Cinésio Gomes, Clebson Santos da Silva, Ivanilza Cinésio Gomes, José Hilton da Silva Araújo Júnior, Naiara Santos da Silva

Capítulo 19: Jogos matemáticos online e aprendizagem significativa: Uma experiência com alunos em pré-alfabetização e primeiro ciclo de alfabetização
Ariana Chagas Gerzson Knoll Ingrid Adam, Ingrid Adam, Solange Daufembach Esser Pauluk, Sharon Pardinh

Capítulo 20: Sequência Fedathi e análise de erros contribuindo para o ensino de frações atrelado ao jogo Fraction Matcher
Virlane Nogueira Melo Pedrosa, Ana Cláudia Mendonça Pinheiro, Daniel Brandão Menezes, Francisca Cláudia Fernandes Fontenelle

Capítulo 21: A sequência Fedathi no ensino de matemática superior: Caminhos percorridos e investigações futuras
Francisca Cláudia Fernandes Fontenele, Hermínio Borges Neto, Ana Cláudia Mendonça Pinheiro
Virlane Nogueira Melo Pedrosa

Capítulo 22: Ensino da integral de convolução de sinais baseado em uma ferramenta computacional web para processamento de sinais
Michelle Lopes Reis, Natalia Lima de Oliveira, Daniel Felício de Novais

Capítulo 23: Educação de jovens e adultos: Jogos e aprendizagem matemática
Dosilia Espirito Santo Barreto, Maria Helena Palma de Oliveira

Capítulo 24: Panorama da pesquisa brasileira em educação matemática de jovens e adultos (1985 -2015)
Emerson da Silva Ribeiro, Eliana Alves Pereira Leite, Ingryd Luana Wonczak de Paula

 

 

 

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?