Educação no Século XXI – Volume 37

ISBN

978-85-7042-169-2

DOI

10.36229/978-85-7042-169-2

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: Ciências da natureza em debate: Pensamento crítico, cooperação e comunicação
Maria Magalhães Bacallá, Letícia Marchiori Barbosa Lessa, Thiago Romaguera Santos Pereira, Vinícius Guimarães Gouveia dos Santos, João Neves Passos de Castro

Capítulo 2: Os desafios da popularização da ciência nos processos educativos
Rafael de Farias Ferreira

Capítulo 3: Formação de pesquisadores: Um olhar sobre pesquisas de pesquisadores em perspectiva do ensino investigativo
Carlos José Trindade da Rocha, João Manoel da Silva Malheiro

Capítulo 4: Reflexões sobre a divulgação científica e a formação de professores de Ciências e Biologia
Stella Chrystine Camara dos Santos, Carlos Bruno Cabral de Oliveira, Mariana Guelero do Valle

Capítulo 5: Desafios na formação de jovens e adultos da educação básica: Uma proposta curricular para o ensino de Biologia à Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro
Luciano Luz Gonzaga, Andrea Velloso, Denise Lannes

Capítulo 6: Atividades experimentais em ciências – na perspectiva da racionalidade ético-comunicativa
Reynaldo Josué de Paula, Jerry Adriane Pinto de Andrade

Capítulo 7: Aula experimental sobre o solo: Técnica facilitadora do ensino aprendizagem em Ciências
Terezinha Nair Alves Pereira, Carla de Lima Bicho

Capítulo 8: O Parque Zoobotânico da UFAC – Um espaço em potencial para o ensino de ciências
Jeane Melriele Rodrigues Ferreira, Adriana Ramos dos Santos

Capítulo 9: Museus de Ciências como instituições educacionais: A importância das ações educativas na relação ciência-público
Jully Anne Almeida Lima, José Roberto da Rocha Bernardo

Capítulo 10: Projeto educativo de sensibilização no Parque Apipucos Maximiano Campos – Recife/PE
Vivianne Lúcia Bormann de Souza, Bárbara Emmanuella Santos de Melo, André Luiz Bormann Soares

Capítulo 11: Construção de experimentos inventivos inovando o ensino de ciências: Montagem manual de câmara de combustão
Lindeberg Rocha Freitas, Joaci Galindo, José Celiano Cordeiro da Silva, Janduir Clécio Miranda de Carvalho, Hidemburgo Gonçalves Rocha, Francisco Braga da Paz Júnior, Hugo Elbeer Xavier da Silva

Capítulo 12: FREECAD: Uma ferramenta computacional para o ensino de física e ciências
Kazuohiro Shoji Tokuta, Adriano Márcio dos Santos

Capítulo 13: Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre alguns conceitos de astronomia
Suelen Aparecida Felicetti, Julio Murilo Trevas dos Santos

Capítulo 14:  O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: Um panorama das três primeiras edições do Congresso Nacional de Educação
Anny Carolina de Oliveira, Cinara Aparecida de Moraes, Natália Pereira Marques, Tatiane Aparecida Silva Rocha, Dayton Fernando Padim, Alexandra Epoglou

Capítulo 15: Abordagens metodológicas para o ensino das funções inorgânicas em uma perspectiva CTS
Eliza Edneide Oliveira Souza, Vandeci Dias dos Santos

Capítulo 16: Análise do filme Wall-E a partir de um enfoque CTSA: Uma proposta para discussões no ensino de ciências
Karla Jeane Coqueiro Bezerra Soares, Walantyme Ayalla Araujo de Jesus, Carlos Erick Brito de Sousa

Capítulo 17: Aprendendo Parasitologia com o auxílio de paródias
Jorge Lucas Nascimento Souza, Carlikelly Gleicy da Silva, Emanuel Linegley Ribeiro da Silva Júnior, Lilian Giotto Zaros

Capítulo 18: O estudo da genética no ensino noturno: O uso de modelos didáticos como metodologia inclusiva
Júlia Roberta Gomes de Sá, Pedro Eduardo Duarte Pereira

Capítulo 19: Modelos didáticos tridimensionais como instrumento no ensino de Citologia
Mariana de Souza Gomes, Stephanie Karine Guerra Vasconcelos, Simone Mendes Cabral, Amanda Gabriela Freitas Santos, Marcia Adelino da Silva Dias

Capítulo 20: Estudando a Biologia da célula através de rotação por estações de aprendizagem: Um relato de experiência
Fábio Teixeira Duarte, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo

Capítulo 21: O professor de biologia celular e suas práticas
Gabriel Mathias Carneiro Leão, Rosane de Fátima Batista Teixeira, Marco Antonio Ferreira Randi

 

 

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?