Capítulo 1: Uma experiencia de integração entre faculdade de tecnologia e empresa gerando projetos de melhoria na formação do tecnólogo
Anna Cristina Barbosa Dias de Carvalho, Elaine Cristine de Souza Luiz
Capítulo 2: A construção de competências e habilidades nos cursos de engenharia no Brasil: Uma análise frente aos desafios do século XXI
Tatiana Gesteira de Almeida Ferraz, Tarso Barretto Rodrigues Nogueira, Sayonara Nobre de Brito Lordelo
Capítulo 3: Desenvolvimento de competências na disciplina “Projeto integrado de Engenharia de Produção III” (PIEP III) da Escola de Engenharia de Lorena – USP
Washington de Macedo Lemos, Marco Antônio Carvalho Pereira, Cláudia Santos Salim, Marcela Cristina de Oliveira Rey
Capítulo 4: Experiência de extensão em robótica educacional nos cursos de engenharia elétrica e engenharia da computação da UFC Campus de Sobral
Ana Lyvia Pereira Lima de Araújo, Anderson Alexandre Carvalho de Araújo, Adrielle Batista do Nascimento, Jermana Lopes de Moraes, Vandilberto Pereira Pinto, Rômulo Nunes de Carvalho Almeida
Capítulo 5: Movimento Maker: Um estudo exploratório por meio da teoria do enfoque meta analítico consolidado
Ana Carolina Zimmermann, Andrea Cristina dos Santos
Capítulo 6: O uso da biomimética como ferramenta de aprendizagem
Ana Beatriz Sales Teixeira, Oyrton Azevedo de Castro Monteiro Junior, Márcia Thelma Rios Donato Marino, Daniel Dias Silvestre, Leonardo Holanda de Lima
Capítulo 7: Utilização de realidade aumentada buscando maior engajamento dos alunos no ensino de desenho técnico e desenho assistido por computador
Yussef Parcianello, Dalton Luiz Lemos II
Capítulo 8: Processo de ensino aprendizagem do conceito de tensor utilizando abordagens experimentais
Andrea Cristina Micchelucci Malanga, Euclides Martins Oliveira Neto, Luiz Carlos de Campos, Manuel Antonio Pires Castanho, Oscar João Abdounur, Paulo Urbano Avila
Capítulo 9: Aplicação do método de ensino peer instruction no curso de engenharia civil em disciplinas de cálculo estrutural
Dayana Trevisan, Hugo Ricardo Aquino Sousa da Silva
Capítulo 10: As metodologias ativas de ensino mais utilizadas no ensino a distância de logística e transportes: Uma revisão sistemática da literatura
Julio Cesar Ferreira dos Passos, Jose Carlos Redaelli, Juliana Ferreira de Vales, Orlando Fontes Lima Júnior
Capítulo 11: Metodologias ativas de ensino-aprendizagem em uma turma de introdução à engenharia mecânica
Evandro Minuce Mazo, Guilherme Oliveira de Souza, Renelson Ribeiro Sampaio
Capítulo 12: Associação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem para engenharia civil: Uma abordagem em resistência dos materiais.
Emanuel Santos Junior, Jane Rangel Alves Barbosa, Weslen Neri de Lima, José Marcos Rodrigues Filho
Capítulo 13: ABP aplicado ao ensino de engenharia da computação: Uma proposta prática nas disciplinas de gerenciamento de servidores e segurança computacional
Gustavo dos Santos De Lucca, Daniel Basílio Marcelo, Jovani Castelan
Capítulo 14: Metodologia de aprendizagem ativa PBL aplicada em projeto de engenharia de controle e automação
Marina Rodrigues Brochado, Paulo Lúcio Silva de Aquino, Aldecir Alves de Araújo, Nathalia Santos do Nascimento, Caroline Serrão da Cunha, Mariana Brettas Martuscelli, Rodrigo Alves Aguiar Lopes de Melo, Isaac Amorim Santana
Capítulo 15: Aprendizagem baseada em problemas (PBL): Análise de um componente curricular ministrado no curso de engenharia mecânica de um instituto federal
Esly César Marinho da Silva, Claudia Cunha Torres da Silva, Solange Dias de Santana Alves, José Jorge Mendes de Freitas
Capítulo 16: Pbl como estratégia de ensino de SIG em engenharia.
Josiane do Socorro Aguiar de Souza de Oliveira Camppos, Maria Vitoria Duarte Ferrari, Fernando Paiva Scardua
Capítulo 17: Derinó e otimizando: Jogos para aprendizagem das derivadas em cálculo diferencial
André Felipe de Almeida Xavier, Paloma de Oliveira Campos Xavier
Capítulo 18: Utilização de plataforma de prototipagem open source como ferramenta de uso didático para controle de temperatura em processos industriais
José Ramon Nunes Ferreira, Raphaell Maciel de Sousa, Alberto Grangeiro de Albuquerque Neto
Capítulo 19: Uso do simulador PRO/II como ferramenta didática auxiliar no curso de engenharia química do IFBA
Maria Santos Coelho, Édler Lins de Albuquerque, Ana Claudia Gondim de Medeiros
Capítulo 20: A ferramenta Kahoot aplicada à disciplina de projeto e construção da superestrutura viária
Bruno Cavalcante Mota, Francisco Heber Lacerda de Oliveira, Suelly Helena de Araújo Barroso
Capítulo 21: Proposta de uma ferramenta inteligente para apoio às atividades de monitoria acadêmica baseada em aprendizado de máquina
Abner Sousa Nascimento, Maria Raquel Lopes de Couto, Fábio Lúcio de Almeida Sousa Junior, Francisco Mauro Falcão Matias Filho, Francisco Thales Rocha Sousa, Jermana Lopes de Moraes
Capítulo 22: Desenvolvimento de software educacional para aprimoramento do ensino da resistência dos materiais
Pedro Braga da Silva, José Matheus Lacerda Xavier,João Batista Lima de Sousa Segundo, Samuel Assis dos Santos, Rafael Wandson Rocha Sena
Capítulo 23: Ferramenta computacional de apoio ao ensino em engenharia de telecomunicações
Leonardo Henrique Gonsioroski, Rogério Moreira Lima Silva, Amanda Beatriz Cunha dos Santos, Jairon Viana Batista, Sandra Eloi Ferreira Nogueira, Igor Amorim Silva, Marcos Jose Dos Passos Sa, Ana Paula Ferreira Costa
Capítulo 24: Utilização de simulação numérica para auxílio do ensino de engenharia e apoio a projetos de TCC
Cesareo de La Rosa Siqueira, Carlos Eduardo Fontes
Capítulo 25: A difusão da inovação de ideias para o uso do BIM e do CIM nas escolas de engenharia
Ana Cláudia Rocha Cavalcanti, Flávio Antonio Miranda de Souza
Capítulo 26: Aplicação de ABP e interdisciplinaridade no desenvolvimento e controle de um manipulador robótico
Afonso Henriques Fontes Neto Segundo, Joel Sotero da Cunha Neto, Reginaldo Florencio da Silva, Halisson Alves de Oliveira, Átila Girão de Oliveira, Victor Freitas Vince Alves
© 2017-2024 Created by Editora Poisson