O turismo literário na cor de brasilidade: A revista Travel in Brazil em foco

ISBN

978-65-5866-358-4

DOI

10.36229/978-65-5866-358-4

Descrição

Aqui vamos falar de história, memória, literatura, cultura, brasilidade e turismo literário. Para isso, o nosso recorte é a revista Travel in Brazil, de 1941 e 1942. Editora-chefe: Cecília Meireles. O que focar nessa revista? Após ler todas as edições, trabalhos publicados de acadêmicos da UNIFESSPA, artigos do meu próprio orientador de mestrado, Luís Romano, optei em conhecer o Brasil da época, lendo os textos que retratassem de brasilidade. Dessa forma, reconhecer o mundo e o Brasil no final da década de 1930 e início de 1940 com especificidades políticas, econômicas e sociais, num tempo denominado entre-guerras.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Autor

João Paulo Costa Alves

 

Capítulo 1: Para entender a revista Travel in Brazil

Capítulo 2: O olhar turístico-cultural na revista Travel in Brazil na perspectiva do Departamento de Imprensa e Propaganda: ideologia e (inter)nacionalismo

Capítulo 3: Discursividade do/sobre artefato cultural popular na revista estadonovista Travel in Brazil, no texto “Bonecas brasileiras”, de 1941

Capítulo 4: Comparação dos sumários das revistas Travel in Brasil e Panorama – a perspectiva do turismo literário

Capítulo 5: Análise do social em “As Represas do Nordeste Brasileiro”, na Revista Travel In Brazil (Vol. 1, Nº 3, 1941), de Rachel De Queiroz

Capítulo 6: A ideologia do Estado Novo português para a confecção da revista Panorama (1940 e 1941)

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?