Série Educar – Volume 21 – Artes e Ludicidade

ISBN

978-65-86127-01-0

DOI

10.36229/978-65-86127-01-0

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: Cultura tradicional da infância enquanto patrimônio material e imaterial e as iniciativas de preservação e cultivo do seu repertório no Brasil, em tempos de globalização
Lucilene Ferreira da Silva
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.01

Capítulo 2: Relato de experiência: A compreensão do papel da música como recurso para o desenvolvimento dos jovens do Projeto Samba Apaeano na Apae de Sobral
Josenice Vasconcelos Martins, Israela Melo Alves, Carmen Silva Bezerra Gomes, Artur Bruno Fonseca de Oliveira, Karlla da Conceição Bezerra Brito Veras
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.02

Capítulo 3: O desenvolvimento da imagem do velho no barroco e suas relações com aspectos da contemporaneidade
Hendy Barbosa Santos, Paulo Victor Monteiro Santana de Oliveira
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.03

Capítulo 4: Francisco de Goya: Um pintor-filósofo?
Patrick Araújo Pereira, Altamir Botoso
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.04

Capítulo 5: O uso da metáfora dentro da música popular brasileira como meio de informação para agir contra a ditadura militar no Brasil.
Antônio Carlos Coqueiro Pereira, Alexandre Rosa, Warley Teixeira Gomes, Vera Belinato
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.05

Capítulo 6: Orquestra popular, performance e práticas pedagógicas: Um relato sobre as contribuições para a formação do professor de música
Márlon Souza Vieira
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.06

Capítulo 7: Cinema no campus: A arte que inspira a formação docente
Mônica Aparecida de Oliveira Cruz, Lúcia Helena Borges de Oliveira, Sílvia Denise dos Santos Bizinoto
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.07

Capítulo 8: O cinema como instrumento pedagógico para a educação ambiental dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental
Luciano Tadeu Corrêa Medeiros
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.08

Capítulo 9: O desenvolvimento de um projeto extensão no campo da dança no IFCE como promotor de qualidade de vida
Maria Erlene Vieira Matos, Adauto de Vasconcelos Montenegro, Edmara Teixeira Oliveira
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.09

Capítulo 10: Educador artista: A figura masculina na dança
Viviane Maria Candiotto, Gladir da Silva Cabral
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.10

Capítulo 11: O lúdico como estratégia metodológica no processo de ensino e aprendizagem
Antônio Guedes da Silva Filho, Elizete Araújo da Silva, Indianara Dias de Oliveira, Ludimilla Thallita Macedo de Lima, Débora Regina Fernandes Benício
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.11

Capítulo 12: A importância do lúdico no processo de aprendizagem
Maria Karoline Santana de Meireles, Rebeca de Oliveira Cavalcante, Elizonda Meireles de Lima, Camila Soares Canuto
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.12

Capítulo 13: As contribuições do brincar no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança de 0 a 3 anos
Marizete dos Santos
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.13

Capítulo 14: O lúdico como um recurso pedagógico na sala de aula: Educação infantil
Azenilda Maria Miranda, Azenaite Maria Miranda, Nayane Hellen Mamede Guedes, Andre Victor  Azevedo da Nobrega, Mônica de Fátima Guedes de Oliveira
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.14

Capítulo 15: A climatologia na escola pública com nova abordagem: O lúdico transformando o ensino-aprendizagem
Paulo André Moura da Silva, Davis Ellisson Peixoto Costa, Maria Edivani Silva Barbosa
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.15

Capítulo 16: Um olhar sobre o desenvolvimento infantil a partir do brincar: Uma perspectiva sociointeracionista
Andreza dos Reis Conceição, Thamiris Leny Silva Buna, Raymilis Maria Matias Moreira, Ana Cláudia Ribeiro de Castro
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.16

Capítulo 17: As práticas do brincar no cotidiano da educação infantil
Aline Patricia Campos Tolentino de Lima, Evani Andreatta Amaral Camargo
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.17

Capítulo 18: Análise dos efeitos do projeto social, Inter Campus, no futebol, entre meninos de 8 a 13 anos, no Municio de Recife, Pernambuco/Brasil
Luciano Fausto Barbosa do Carmo, Simone Lira Pereira
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.18

Capítulo 19: A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da Matemática
Maria do Rosário de Souza, Marcos André Braz Vaz , Mess Lane de Souza Bello, Daiana dos Santos Reis
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.19

Capítulo 20: Utilização de teatro e paródia para o ensino de bioquímica
Yasmin Barreto França de Farias, Crislane Vieira Bezerra, Lidiane Quérolin Macena da Silva
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.20

Capítulo 21: Uma duas meia e já: A aplicabilidade do lúdico nas aulas de Educação Física do ensino médio no Município de Caucaia
Daniele da Silva Nascimento, Luiza Lúlia Feitosa Simões, Maximina Maria Braga Pereira, Maria Neurismar Araújo de Souza, Itamárcia Oliveira de Melo
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.21

Capítulo 22: O ensino de conceitos sociambientais com auxílio de atividades lúdicas.
Ana Cláudia Teodoro, Carolina Ferreira Pereira, Cynthia Garbo Teixeira, Elisabeth Campos, Lara Ribeiro do Vale Paula
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.22

Capítulo 23: Brincadeiras tradicionais do semiárido Piauiense (1950-1960)
Paloma Vanessa do Nascimento Silva, Marina da Silva Lima, Adauto Neto Fonseca Duque, Maria Alveni Barros Vieira
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.23

Capítulo 24: Sentidos e significados dos diferentes estilos de grupos de quadrilha junina em Goiânia
Paulo Victor Sampaio de Jesus, Sebastião Lobo da Silva, Débora Adriana Ramos, Rodrigo Ferolla Silva Mello, Silvana Carolina Fürtenau dos Santos
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.24

Capítulo 25: Professora Espermália: Um percurso narrativo de criação
Tânia Villarroel Andrade, Guilherme do Val Toledo Prado
DOI: 10.36229/978-65-86127-01-0.CAP.25

 

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?