Capítulo 1: Percepções acerca do professor reflexivo, sua formação e a prática docente
Zaira Dantas de Miranda Cavalcanti, Elisa Angélica Alves Guedes, Fábio André Porto Alves
Capítulo 2: Por uma prática contextualizada: Da Pedagogia à Educação Básica
Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo
Capítulo 3: Circuito de gestão: Limites e possibilidades para uma gestão de aprendizagem
Maria Eveuma de Oliveira, Tadeu Teixeira de Souza, Maria Luciene Araújo da Silva, José Moisés Monteiro
Capítulo 4: Conselho de classe: Algumas considerações
Ronaldo da Silva Correa, Vanilda Alves da Silva
Capítulo 5: Um breve comentário do processo e a evolução da educação superior vinculado nas universidades, empresas e governo
Rodrigo Leme Dias de Souza
Capítulo 6: A abertura do espaço escolar
Dalton Bertini Ruas
Capítulo 7: Resiliência: um estudo sobre os fatores de risco e proteção no contexto da escola
Sandreia Pantoja Lobato, Michelle Carneiro Serrão
Capítulo 8: Possibilidades de melhoria do clima e cultura organizacional através de práticas de planejamento participativo na educação
Edna Maria Mendes Pinheiro Costa, Mailson Martinho, Maria de Lourdes Silva Lima, Vera Rejane Gomes, Osiel Cesar da Trindade Junior
Capítulo 9: Por outra imagem dos docentes e da docência na educação básica: O papel da formação continuada.
Maria dos Anjos Lopes Viella, Gislene Miotto Catolino Raymundo, Marizete Bortolanza Spessatto
Capítulo 10: Prática de narrativas e memórias através de um olhar docente
Ana Lúcia Ferraz
Capítulo 11: Alunos e professores como atores centrais: Discussões e dimensões das relações no processo de ensino e aprendizado
Simone Evangelista Fonseca, Cristiana Lara Cunha, Anderson Rocha de Jesus Fernandes, Sabrina Espinele da Silva, Antônio Artur de Souza
Capítulo 12: Experimentando processos de formação
Pollyana Aguiar Fonseca Santos, Kátia Maria Kasper
Capítulo 13: Formação e práticas docentes em contextos de educação não formal e suas relações nos documentos oficiais da educação brasileira
Daniela Tomio, Rocheli Rita Ronchi, Vanderlei Schmitz
Capítulo 14: O paradigma da complexidade na prática pedagógica do professor universitário
Marlene de Oliveira
Capítulo 15: A provinha Brasil: Instrumento que diagnostica e promove a aprendizagem ou limita e aprisiona a prática docente?
Celi Traude Kellermann, Eliane Greice Davanço Nogueira, Ana Paula Gaspar Melim
Capítulo 16: O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e a formação continuada do professor alfabetizador
Maria Silvia Bacila
Capítulo 17: Domínio teórico-prático das teorias pedagógicas de aprendizagem presentes no discurso dos docentes do curso de direito de um Campus da Universidade do Estado de Mato Grosso
Solange Teresinha Carvalho Pissolato, Silvana Mara Lente, Edson Roberto Oaigen
Capítulo 18: A implantação da educação escolar na Estância Turística de Ouro Preto do Oeste – RO: Seleção e capacitação docente (1970 – 1980)
Devanir Aparecido dos Santos, Ludimilla de Souza Colodetti
Capítulo 19: “Civilizar” e integrar: Educação, política e ideologia na Província do Pará após a cabanagem.
Denise de Souza Simões Rodrigues
Capítulo 20: O planejamento estratégico no currículo do bacharelado em administração
Julio Cezar Arias, Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado
Capítulo 21: Dermeval Saviani em “História das ideias pedagógicas no Brasil” e a utilização do método abdutivo: Uma contribuição para a socialização do conhecimento.
Isabela Araujo Lima, Gledson Lima Alves
Capítulo 22: Políticas públicas de educação e ensino médio inovador: Contribuições ao debate
Luzia Mônica Lima da Frota Araújo, Francisco Jucivânio Félix de Sousa, Ellis Regina Ferreira dos Santos, Márcia Rejane Damasceno Dias
Capítulo 23: A influência do Neoliberalismo nas políticas públicas para o ensino integral no Estado de São Paulo
Ronaldo Costa Barbosa, Raimunda Abou Gebran
Capítulo 24: Qualidade na educação básica: Benefício em todos os níveis escolares
Ivo José Both, Patrícia Beraldo
© 2017-2024 Created by Editora Poisson