Educação Contemporânea – Volume 39

ISBN

978-65-5866-196-2

DOI

10.36229/978-65-5866-196-2

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: Reflexos da proibição do tráfico negreiro no contexto da escravidão brasileira no século XIX
Rubem de Mesquita Valadares
DOI: 10.36229/978-65-5866-196-2.CAP.01

Capítulo 2: O processo de instituição da Associação de Professores do Rio Grande do Norte: Em defesa do magistério e do ensino (1910-1920)
Amanda Vitória Barbosa Alves Fernandes, Marlúcia Menezes de Paiva
DOI: 10.36229/978-65-5866-196-2.CAP.02

Capítulo 3: Educação e formação humana para a emancipação: Reflexões e novos desafios em tempos sombrios
Marilde Queiroz Guedes, José Tomás Vargues Patrocínio, Ana Paula Souza do Prado Anjos
DOI: 10.36229/978-65-5866-196-2.CAP.03

Capítulo 4: Educação Emocional: Contribuições para formação integral do ser
Levi Menezes Varjão, Antônio de Pádua Araújo Batista, Cláudia Lisias Silva Varjão
DOI: 10.36229/978-65-5866-196-2.CAP.04

Capítulo 5: Como as professoras no município de Vitória de Santo Antão olham para o brincar na Educação Infantil?
Renata Lemos da Silva, Priscilla Maria Silva do Carmo Pontes
DOI: 10.36229/978-65-5866-196-2.CAP.05

Capítulo 6: A arte como potencializadora do desenvolvimento e aprendizagem das crianças da Educação Infantil
Paloma Leite de Abreu Penha, Débora Cardoso da Silva
DOI: 10.36229/978-65-5866-196-2.CAP.06

Capítulo 7: A robótica como ferramenta para novas aprendizagens na Educação Básica
Senair Antunes Marques
DOI: 10.36229/978-65-5866-196-2.CAP.07

Capítulo 8: Cloud Computing: Uma nova proposta de ensino de informática básica aplicada para acadêmicos indígenas
Marcos Vieira Araujo, Jucilene Oliveira de Sousa, Edilma da Silva Ribeiro, Raimunda Mota de Carvalho, Sydia Jeanne Carvalho Nascimento, Odilami da Silva dos Santos, Dâmaris Souza de Nojosa Pais
DOI: 10.36229/978-65-5866-196-2.CAP.08

Capítulo 9: O adolescente como protagonista e agente transformador: Contribuições das aulas de Projeto de Vida para os alunos da Escola Profissional de Mauriti-CE
Bruna Gomes do Nascimento, Ramon Gomes de Sousa
DOI: 10.36229/978-65-5866-196-2.CAP.09

Capítulo 10: Práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio: Metodologias ativas, saberes docentes e taxonomias de aprendizagem
Raian Sânder Freitas da Silva, Antônio dos Santos Júnior
DOI: 10.36229/978-65-5866-196-2.CAP.10

Capítulo 11: Dificuldades no ensino-aprendizagem de genética no segundo ano do Ensino Médio
Dilza Gomes de Omena, Claudevânia de Oliveira Neves, Rossana Rafaela Fonseca Melo
DOI: 10.36229/978-65-5866-196-2.CAP.11

Capítulo 12: A literatura de cordel como um instrumento para a aprendizagem significativa: Uma sequência didática
Claudenice Maria de Jesus, Maria Gilmara Vieira
DOI: 10.36229/978-65-5866-196-2.CAP.12

Capítulo 13: Gamificação, interdisciplinaridade e aprendizagem criativa na educação a distância
Robson Santos da Silva, Fernando José Spanhol, Márcio Vieira de Souza
DOI: 10.36229/978-65-5866-196-2.CAP.13

Capítulo 14: Análise das condições de conforto no ambiente home-office: Um estudo de caso no período de pandemia Covid-19
Patricia Carly de Farias Campos, Carlos Alberto de Oliveira Campos
DOI: 10.36229/978-65-5866-196-2.CAP.14

Capítulo 15: Mapeamento de uma escola em tempos de pandemia
Carlos Roberto da Silva Guimarães Junior, Daiany dos Santos Pereira, Jaciara Gomes dos Santos, Tamara da Silva Chalegre, Madalena Alves Vieira
DOI: 10.36229/978-65-5866-196-2.CAP.15

Capítulo 16: A gestão democrática no ambiente escolar
Reni Aparecido Norberto Pinto, Paulo Cesar Cedran
DOI: 10.36229/978-65-5866-196-2.CAP.16

Capítulo 17: O papel da supervisão escolar na formação docente
Senair Antunes Marques
DOI: 10.36229/978-65-5866-196-2.CAP.17

Capítulo 18: Trabalho e educação e o saber/fazer docente: Estratégias e táticas da formação em atividade no Curso de Design UEMG/Ubá
Custódio Jovêncio Barbosa Filho, Carlos Augusto Veggi de Souza
DOI: 10.36229/978-65-5866-196-2.CAP.18

Capítulo 19: Mapeamento do Processo de Projeto de Aparelhagens enquanto artefatos de Design
João Roberto dos Santos Soares
DOI: 10.36229/978-65-5866-196-2.CAP.19

Capítulo 20: Privilegiando a criatividade a partir do modelo de negócios
Maria Rafaela Junqueira Bruno Rodrigues, Dilermando Piva Junior, Angelo Luiz Cortelazzo
DOI: 10.36229/978-65-5866-196-2.CAP.20

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?